Surpreendentes 11 anos após o lançamento do último jogo do Super Mario em 2D, a Nintendo nos presenteia com o recém-lançado Super Mario Wonder! Deixando claro de uma vez por todas que jogos de plataforma em 2D não são coisa do passado e muito menos um nicho para jogos indies.
Super Mario Wonder é um espetacular jogo AAA de plataforma em 2D que leva as capacidades do Nintendo Switch ao limite, nos presenteando com um gameplay absolutamente familiar e nostálgico na medida certa! Como já era de se esperar, um sucesso absoluto de vendas, superando em seu lançamento o excelente Spider Man 2 em até 8 vezes!
Em Super Mario Wonder vamos ter uma aventura que vai agradar desde os tiozões que cresceram jogando Super Mario World, quanto os jogadores mais jovens e até mesmo crianças. O Gameplay é absolutamente familiar, com toques de modernidade e recheado com a infinita criatividade da equipe de desenvolvedores da Nintendo.
O REINO DA FLOR
E para a surpresa de todos, a princesa Pech não foi sequestrada pelo Bowser! Aqui seremos apresentados a um novo mundo, o Reino da Flor, não lá muito distante do familiar Reino do Cogumelo. Mario, Luigi e a Princesa Peach foram convidados a visitar o Reino, e como era de se esperar, o cascudão do Bowser não poderia ficar de fora dessa visita, se transformando em um estranhíssimo castelo voador espalhando caos nas pacíficas Terras da Flor.
Após essa não tão inusitada invasão, Mario e sua trupe embarcarão em uma nova aventura ao longo dos 8 cantos do Reino da Flor para desfazer a lambança do Bowser e restaurar a paz e ordem no Reino da Flor.
LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ
Como dito anteriormente, a jogabilidade é absolutamente familiar e tecnicamente impecável, como já era de se esperar. Todos os comandos funcionam com precisão máxima. Dessa veze a trupe do Mario e Luigi embarcou em peso no Reino da Flor, e aqui será possível jogar a qualquer momento com até 12 personagem ao longo da campanha, levando em consideração que os Yoshi e o Ledrão não sofrem dano, o nível de dificuldade pode variar.
E por falar em potencializadores, o coração do gameplay gira ao redor deles e das incríveis insígnias. Seremos apresentados a três novos potencializadores, a Maçã Elefante, Flor de Bolha e o Cogumelo Broca. A maçã elefante te transformará no já icônico Elefante, que possui uma força descomunal e pode atacar inimigos com sua poderosa tromba. A Flor Bolha permite que você sobre bolhas de sabão que encapsularão inimigos transformando-os em moedas e o Cogumelo Broca funciona como um chapéu capaz de perfurar o chão e o teto, nos permitindo atacar inimigos com a cabeça, além de explorar áreas específicas do jogo.
As Insígnias são de longe o elemento mais importante do gameplay, serão 24 ao total, desbloqueadas em fases específicas conforme avançamos no Reino da Flor, por intermédio de desafios que servem como um tutorial para a utilização delas. Elas variam desde um chapéu planador até um chicote de flor no melhor estilo Indiana Jones, que permitira alcançar horizontalmente locais mais distantes do cenário. A boa utilização das habilidades de insígnia pode oferecer uma abordagem bem estratégica para os jogadores mais atentos.
Super Mario Bros. Wonder apresenta um grau de dificuldade crescente, graduado em estrelas que variam de grau 1 até 4, e um impressionante mapa parcialmente interativo que funciona de maneira super dinâmica podendo lembrar a alguns o anteriormente visto em Super Mario Rabitts. Aqui vamos nos deslocar com liberdade parcial no mapa podendo escolher entre as fases disponíveis, inclusive com lojinhas espalhadas para comprar itens bastante interessantes.
O Avanço no jogo gira em torno de “sementes fenomenais”, utilizadas para desbloquear fases específicas além da batalha final da região, que nos garantirá uma “semente magnífica” prosseguindo dessa maneira para o próximo cenário no Reino da Flor e destruindo uma das camadas de proteção do Castelo Flutuante do Bowser.
Em cada uma das fases do jogo será possível conquistar até duas sementas fenomenais, a primeira semente será encontrada em um mundo paralelo que podem ser bem desafiadores e a segunda simplesmente completando a fase, que dessa vez não tem tempo limite.
MODO LOCAL E COOPERATIVO ONLINE
Super Mario Bros. Wonder pode ser jogado em modo co-op local com até quatro jogadores de uma maneira bem interativa e interessante, compartilhando potencializadores e até mesmo revivendo outros personagens, o Yoshi pode até mesmo carregar outros jogadores em situações especificas do cenário! Uma Excelente pedida para aproveitar o game em família.
O modo online é bem bacana, aqui até 12 jogadores podem se reunir em uma sala online e até 4 podem enfrentar uma fase juntos. A colaboração pode ser direta com até 4 jogadores, basicamente como no modo local, e indireta com outros jogadores onde veremos sombras deles enquanto exploram a fase junto com você, podendo inclusive deixar painéis que funcionam como pontos de ressureição caso você morra ao longo da fase e indicando locais secretos.
GRÁFICOS E TRILHA SONORA
Super Mario Wonder é definitivamente um dos jogos mais bonitos da Nintendo, com um refinamento gráfico impecável, todos os detalhes do mundo são cuidados com muito carinho e acompanhados por uma sonora que complementa a jogatina muito bem, passando uma sensação gostosa de relaxamento e diversão ao longo de toda a campanha.
VALE A PENA JOGAR Super Mario Bros. Wonder?
SIM! Super Mario Bros. Wonder é um título obrigatório para todos os gamers que possuem um Nintendo Switch. Com um gameplay super nostálgico e incrivelmente divertido, a despeito de não apresentar níveis de dificuldade realmente desafiadores, é uma excelente pedida para uma jogatina online com os amigos ou no sempre bem-vindo co-op local com a família!