A melhor experiência de Sword Art Online nos games, mas ainda não é o jogo que os fãs merecem!
Depois do contestado Sword Art Online Alicization Lycoris, a Bandai Namco novamente aposta na série SAO e lança Sword Art Online Last Recollection, com a promessa de colocar em prática tudo que foi aprendido com os erros do jogo anterior. Mas será que o novo título está à altura da expectativa dos fãs? Veja a seguir.
Dando uma resumida no universo de SAO caso tenha caído de paraquedas por aqui. O anime e os jogos de Sword Art Online acontecem em universos diferentes, no entanto, em ambos os casos a base do enredo é a mesma. Um grupo de crianças e adolescentes são aprisionados em um RPG virtual e buscam zerar o jogo para retornarem ao mundo real.
Dito isso, agora é a hora de falar de Sword Art Online Last Recollection, que se passa após os acontecimentos de Alicization Lycoris. No entanto, mesmo que você não tenha jogado o título anterior, ainda poderá ter uma boa experiência com o jogo.
Uma jornada desafiadora em busca da irrefutável paz
A história de Sword Art Online Last Recollection se passa no arco da “Guerra do Underworld”, um dos mais elogiados e também recentes da série.
No início somos apresentados a Dorothy, uma Cavaleira das Trevas que se apresenta como uma mensageira da paz. Dorothy sugere que Kiriko e seus amigos façam uma jornada pelo mundo das Trevas para selar de vez um acordo de paz entre os dois reinos.
Mesmo desconfiado, nosso protagonista consegue enxergar a suposta verdade da misteriosa Cavaleira das Trevas. É aí que nossa jornada perigosa em território inimigo começa.
A trama do jogo é muito envolvente. Os diálogos de Alicization Lycoris, que eram exagerados e chatos, não estão presentes aqui! As conversas ainda quebram um pouco o clima de ação do jogo, mas não são um problema tão grande. Essas conversas entre os personagens são fluidas, mesmo aquelas que não acrescentam tanto assim à história.
Outro ponto a ser fortemente elogiado no jogo é que o jogador tem mais de 40 personagens jogáveis à sua disposição, o maior número de toda a franquia. Seven, Alice, Asuna, Leafa, Kureha, Zeliska e até Medina, de Alicization Lycoris, estão entre as opções.
Vale mencionar, por fim, que o jogo tem diversos finais que são moldados conforme o seu avanço na história. Isso pode ser um incentivo extra para rejogar o jogo após o término da campanha.
Um RPG de ação gostoso de jogar
O combate de Sword Art Online Last Recollection é muito agradável. Em Alicization Lycoris, esse era um ponto muito elogiado pelos jogadores. E, agora, o que era bom está ainda melhor.
O sistema de combate de Sword Art Online Last Recollection é profundo e complexo, com muitas skills, golpes e ações que podem ser executadas simultaneamente pelos quatro personagens do seu grupo. À primeira vista, tudo pode parecer complicado, especialmente para quem não jogou o título anterior da franquia. No entanto, o combate do jogo é altamente intuitivo, apesar de refinado.
Quanto às missões e inimigos, no geral o jogo oferece uma grande variedade de conteúdo. As missões secundárias, em sua maioria, são simples demais e envolvem encontrar ou eliminar algo. Já as missões de caçada, por outro lado, nos colocam em combate contra monstros poderosos, que recompensam Kirito e sua turma com bons itens.
Outro ponto para se destacar é a batalha contra os chefões. Elas são muito bem planejadas, oferecem um desafio interessante, e é claro, um loot diferenciado. Por falar no loot, é preciso ficar atento nos atributos de armas e equipamentos de Kiriko e também os outros membros do grupo, pois eles podem deixar os personagens mais fortes e preparados para os combates.
Além das missões, outra forma de conseguir itens melhores é através dos comerciantes. É bom ficar atento já que alguns deles vendem itens raros valiosíssimos.
Modo online um tanto quanto frustrante
Um sonho da comunidade apaixonada por SAO é um jogo online que aproveite de fato a rica narrativa da franquia, que traz de forma central as crianças e jovens que foram aprisionados dentro do jogo Sword Art Online.
No entanto, em Last Recollection, assim como em outros títulos da franquia, o multiplayer é mal explorado. As partidas em grupo são apenas para missões de caçada e enfrentar chefes, tudo com o objetivo de obter loot. Não foi dessa vez que o sonhado modo online em um jogo de SAO foi levado a sério.
Vale ressaltar que, dentro da proposta de conseguir bons loots, o modo multiplayer funciona, e é divertido jogar os combates mais desafiadores do jogo com outros jogadores. Por outro lado, ainda fica aquele gostinho de quero mais por um SAO onde o modo online seja de fato levado a sério.
Boa otimização e gráficos ultrapassados
Sword Art Online Last Recollection é um jogo mediano quando falamos de gráficos e tem uma boa otimização – algo bem diferente de Alicization Lycoris. O título da Bandai Namco está bem atrás de outros jogos da atualidade com relação a parte gráfica e o mesmo se pode ser aplicado quanto a expressão facial dos personagens.
De fato, o sentimento que dá é de um game de geração passada. Contudo, no geral, é impossível dizer que se trata de um jogo feio, os cenários são variados e coloridos, e o charme dos personagens modelados com gráficos de anime ajudam a trazer um certo conforto aos olhos dos jogadores. Mas fica evidente que o jogo não teve um orçamento de triplo A, apesar de custar o valor de um.
A trilha sonora é um ponto forte do jogo, sobretudo durante os combates. As cutscenes e animações durante os combates são bem fiéis ao anime, com traços cheios de contraste, o que traz um charme interessante. A direção de arte, apesar dos gráficos ultrapassados, merece uma nota 10 pelo trabalho em Sword Art Online Last Recollection.
Minha experiência com o jogo no PC foi exatamente positiva em relação à performance, que não exige uma super máquina:
Mínimos
- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
- SO: Windows 10 64-bit
- Processador: Intel Core i5-2300 / AMD Ryzen 3 1200
- Memória: 4 GB de RAM
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1050 / Intel ARC A380 / ATI Radeon HD 7870
- DirectX: Versão 11
- Armazenamento: 20 GB de espaço disponível
Recomendados
- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
- SO: Windows 10 64-bit
- Processador: Intel Core i5-4770K / AMD Ryzen 5 1400
- Memória: 8 GB de RAM
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1660 Ti / AMD Radeon Vega 56 / Intel Arc 750
- DirectX: Versão 11
- Armazenamento: 20 GB de espaço disponível
Sword Art Online Last Recollection vale a pena?
Sword Art Online Last Recollection é um bom RPG de ação e o melhor jogo da franquia SAO. Uma história instigante, múltiplos finais e a maior quantidade de personagens jogáveis até hoje. Para os fãs de SAO é um título obrigatório, mas que tem alguns problemas. Infelizmente, o baixo orçamento destinado para o projeto fica evidente quando olhamos para os gráficos ultrapassados do jogo, que são amenizados com uma direção de arte caprichada.
Além disso, ainda sobre pontos negativos, é impossível não mencionar as missões secundárias rasas e o modo online que não atende às expectativas. Apesar de tudo isso, no geral, Last Recollection se destaca e reforçando: é o melhor jogo de SAO feito até hoje, mas que não vale o preço cobrado. Espere uma promoção e jogue a demo disponível para todas as plataformas, enquanto aguarda um valor mais justo.
A campanha principal pode ser concluída em 25 a 27 horas, caso opte por não fazer 100% das missões secundárias e atividades de caça. Aproveitando tudo o que o jogo oferece, esse número pode subir significativamente. No entanto, é preciso dizer novamente que as missões alternativas são totalmente desprovidas de valor narrativo. As caçadas, por sua vez, trazem um desafio interessante e bons itens.
Por fim, é importante mencionar que o jogo está localizado com legendas em português do Brasil. Porém, opções de acessibilidade como o Modo Daltônico não foram implementadas.