Análises Anime Destaque Jogos Lançamentos PC Playstation Xbox One

Análise | Tales of Vesperia: Definitive Edition

Pop Art SkinsPop Art Skins

Há décadas a aclamadíssima Bandai Namco Studios é um verdadeiro sinônimo de qualidade no que diz respeito ao desenvolvimento de jogos, de modo que Tales of Vesperia não poderia ser nada menos que um excelente jogo. Originalmente lançado em meados de 2008 para Xbox, foi um absoluto sucesso entre a crítica especializada e o público. Caracterizado por uma história cativante e imersiva, foi adaptada para a TV com o anime Tales of Vesperia – The First Strike além de ter cinco arcos de histórias independentes publicados em mangás.

Tales of Vesperia é um JRPG verdadeiramente adorado pelos aficionados do gênero. E, dez anos após seu primeiro lançamento, retorna em uma incrível edição definitiva recheada de melhorias e novidades para Nintendo Switch, PC, Playstation 4 e Xbox One.

TERCA LUMIRES

O enredo de Tales of Vespéria é de longe o ponto forte do jogo, o desenvolvimento da história é excelente e os momentos de interação entre os personagens são muito divertidos. Tudo acontece no mundo fictício de Terca Lumires, onde as pessoas utilizam uma fonte de energia protetora conhecida como blastia, um dispositivo capaz de acumular restos de energia cristalizada criados por uma raça ancestral conhecida como Etelexeia.  As blastias são alimentadas por uma substância mística conhecida como aer, e por intermédio delas foram criadas imensas barreiras protetoras nas principais cidades do reino.

A história tem início quando o ex-Cavaleiro Imperial, Yuri Lowell, sai em uma missão com o objetivo de recuperar o núcleo de uma blastia responsável por energizar o reservatório da sua vizinhança. Em meio as suas investigações, ele descobre que este núcleo foi roubado e, após eventos que terminam com sua prisão, em meio a uma fuga alucinada acaba se envolvendo com uma nobre chamada Estelle. Juntos, fogem da capital do império perseguindo o ladrão da blastia e um ex-cavaleiro imperial, Flynn, com quem Estelle tem assuntos inacabados.

Em meio a sua perseguição eles vão se envolver com misteriosos e sinistros acontecimentos em uma aventura que vai tomar proporções épicas!

TALES OF

Em termos de jogabilidade, Tales of Vesperia não tem nada de realmente diferente entre os JRPGs do seu tempo, tanto no que diz respeito à exploração quanto ao sistema de combate e progressão dos personagens. O que de fato faz o jogo ir adiante é a sua excelente história, que segue uma linha narrativa extremamente divertida, em diversos momentos você ter a opção de ver quadros de interação entre os personagens onde os acontecimentos passados serão revisados, além da adição de novos elementos da história.

Da mesma maneira em que outros JRPG, você vai poder explorar entre pontos de interesse em um mundo relativamente aberto, e quando estiver nas cidades e dungeons, onde os caminhos são bastante lineares, vai se deparar com baús e itens que podem ser coletados, além de alguns puzzles simples que precisarão ser resolvidos para continuar progredindo. O mundo do jogo é repleto de monstros que estarão distribuídos aleatoriamente nas dungeons e no mapa mundi, sendo que, quando você entrar no raio de ação deles, será perseguido. Caso consigam te alcançar, a única saída é cair na porrada e, caso você atraia mais de um grupo de inimigos, pode se deparar com uma situação bem complicada.

Um ponto bastante interessante aqui é a possibilidade de iniciar os combates com alguma vantagem ou desvantagem, e quando um bando de inimigos te pega desprevenido, todas as suas estratégias vão por água a baixo, inclusive a ordem com que seus companheiros de viagem entram em batalha é alterada. Com relação ao sistema de combate em si, tudo funciona de uma maneira muito simples, o que não é necessariamente ruim, quando a batalha se inicia você é levado a uma espécie de arena com uma área circular limitada e terá que descer o cacete em todos os inimigos, podendo utilizar ao seu favor uma serie de combos avassaladores que crescem em complexidade conforme seu time evolui.

Outro elemento que foge do usual aqui é a utilização das armas, as habilidades aprendidas estão diretamente relacionadas a elas, de modo que cada membro do grupo pode aprender as habilidades que serão relacionadas à arma equipada, porém, cada batalha vai conceder certa quantidade de LP, que permitira que os personagem aprendam essas habilidades independentemente da arma utilizada.

Durante o gameplay você vai se deparar com situações hilárias, como um chefe cozinheiro que se disfarça de ingredientes, e quando você o encontra ele te ensina uma nova receita culinária super gourmet. Além de uma dupla de improváveis soldados que vai te perseguir por boa parte do jogo. É impressionante jogar novamente Tales of Vesperia e perceber que, mesmo após dez anos do seu primeiro lançamento, ainda é possível encontrar dezenas de horas de diversão e imersão em uma excelente história, repleta de personagens cativantes e bem desenvolvidos.

DEZ ANOS NÃO FORAM O SUFICIENTE PARA ENVELHECER O CLÁSSICO

Tales of Vesperia Definitive Edition traz uma ambientação em estilo de anime, que intercala momentos em 2D e em 3D com excelentes gráficos, melhorados em relação a primeira versão do game, além partes da história que acontecem por meio de fantásticas cutscenes animadas de tirar o folego.

A trilha sonora da versão recém lançada é um espetáculo à parte, e se encaixam perfeitamente a progressão do enredo e as várias situações que você se deparará durante o gameplay, ditando com precisão o ritmo da aventura.

VALE A PENA JOGAR?

Tales of Vesperia Definitive Edition é espetacular, e mostra como a genialidade por trás de uma história bem escrita é parte fundamental de um bom game e pode despertar o interesse dos jogadores mesmo dez anos após seu lançamento.

Mesmo com um sistema de combate que para alguns possa parecer datado, um sistema de progressão de personagens e exploração de cenário absolutamente similar a todos os JRPGs da época, ainda é um jogo incrível, e a adição de novos personages, além das melhorias gráficas e a roupas especiais para seu time, sem sombra de dúvidas Tales of Vesperia Definitive Edition é indicado para todos os que o jogaram uma década atrás, e absolutamente obrigatório para os fãs de RPG que ainda não se aventuraram essa por esse universo fantástico.

Uma cópia de Tales of Vesperia: Definitive Edition foi gentilmente cedida à Manual dos Games pela Namco Bandai.

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 10:06h.
2019-01-24 10:06:58

  • Compartilhe: