Pesquisar

Análise | Tekken 8

tekken-8--capa

Tekken 8 foi lançado no final de janeiro. O novo jogo de luta da Bandai veio para mostrar como uma franquia pode ser aprimorada e atrair novos jogadores com suas novidades, sendo facilmente um dos melhores jogos de luta dos últimos tempos.

O último Tekken foi lançado em 2015 e é impressionante ver as melhorias que Katsuhiro Harada trouxe nesta nova versão.

Um ponto pelo qual tenho que começar a minha análise é, certamente, o que mais chama atenção dos jogadores à primeira vista: a qualidade visual do jogo. Sendo feito totalmente para a nova geração de consoles, PS5, Xbox Series e PC. O novo projeto foi feito na Unreal Engine 5 e traz o realismo dos lutadores no combate. 

Tekken-8-novos-personagens

Os gráficos e os detalhes são impressionantes, com efeitos de luzes, sombras, ventos e chuvas impactando o tipo de roupa que o personagem está usando. Durante a movimentação dos personagens, os efeitos acompanham os jogadores. Ou seja, caso um cenário tenha ventania, a roupa do personagem segue a movimentação do lutador no cenário e dependendo do tipo de vestimenta, o peso do tecido também é levado em consideração como mudança. Tekken 8 é bonito graficamente, há um capricho tanto nos lutadores quanto nos cenários.

A batalha entre Jin e Kazuya ganha um novo capítulo

Pense em uma família complicada que afeta toda a humanidade. Essa é a família Mishima, que após a morte de Heihachi no último capítulo, a batalha fica centralizada entre pai e filho, Jin e Kazuya.

Em Tekken 8, o modo história se passa entre os principais personagens durante os 15 capítulos e mostra os lutadores entrando no torneio com suas respectivas motivações.

Tekken-8-recebe-trailer-de-lançamento

Algo que pode frustrar é que o modo traz muitas cenas, mas pouquíssimas lutas controladas pelos jogadores. De maneira geral, o modo pode ser finalizado em pouco mais de 6 horas. Deixando o jogador assistindo mais do que jogando. Entretanto vale a pena acompanhar essa jornada, principalmente pelos momentos finais.

Ponto que merece elogios é que o jogo oferece um resumo de todos os jogos da franquia em uma pequena animação, sendo possível escolher do Tekken 1 ao 7 para não ficar perdido na história. São vídeos curtos que recapitulam os principais eventos da franquia.

Tekken-8-Jin-Kazama

Vários modos e muita diversão!

O novo game da Bandai Namco oferece vários modos divertidos que enriquecem o jogo.

Em Tekken 8, há outros modos de história, como o modo Episódios de Personagem, no qual o jogador escolhe um lutador e enfrenta alguns oponentes e, no final, são presenteados com uma animação do lutador. Os clássicos finais da franquia podem ser básicos e trazer mais informações sobre o personagem ou sátiras de uma situação inusitada.

Tekken 8 modo arcade

O outro modo de história, chamado Missão Arcade, permite que você controle um avatar e enfrente diversos personagens em uma jornada para se tornar o grande campeão do Tekken 8. O modo é simples e em menos de 3 horas é possível finalizá-lo.

Esse modo é excelente para quem quer competir online e conhecer as principais técnicas do novo jogo. Em cada casa de arcade, o jogador é desafiado a enfrentar vários personagens e fazer missões extras, um tipo de ataque especial e combos. A Bandai Namco criou uma maneira divertida de ensinar os novos jogadores.

tekken 8 lars

32 Lutadores e muita pancadaria

Tekken 8 certamente acertou no elenco inicial do jogo. O game conta nada menos que 32 lutadores, sendo personagens clássicos da franquia que retornaram e novatos como Azucena, Victor Chevalier e Reina. O jogo, diferente de outros games de luta da atualidade, tem uma seleção atrativa com personagens com estilos diferentes de combate. Sendo ótimo para quem joga a franquia há anos, mantendo a tradição do controle, mas trazendo novidades.

O jogo conta com um novo sistema de comando para atrair novos jogadores, chamado Estilo Especial (Special Style), que permite executar combos com mais facilidade, sendo ótimo para novos jogadores entenderem e aprenderem os comandos. Esse recurso pode ser ligado a qualquer momento na partida com o botão L1 ou desativado com o mesmo.

tekken 8 heart

É bem parecido com o do Street Fighter 6, porém limita uma certa quantidade de combos ou pode tornar-se fácil para o rival aprender suas técnicas. É um bom começo para entrar no mundo do Tekken, porém nada substitui aprender toda a lista de comandos. Minha dica é treinar bastante no modo de treinamento e usar técnicas contra a IA. Dessa maneira, você vai aprender muito mais rápido a lidar com adversários que entendem suas técnicas. Tekken 8 é um jogo que foca em fazer a comunidade de games de luta crescer.

Tekken-8-Jun-Kazuma

Novidades no combate que podem mudar a partida

Uma novidade na franquia que vai mudar muito o ritmo da luta são os novos comandos de pressão chamados Heat. Esse recurso pode ser ativado durante o round e serve principalmente para pressionar o adversário. Quando ativado, o personagem fica com aura azul por um curto período e pode causar danos mesmo que o adversário fique na defensiva. E conseguindo executar o combo, você pode ativar o Heart Burst, golpe especial que serve para causar mais danos.

Essa novidade no Tekken certamente vai causar grandes reviravoltas nas partidas.

tekken 8 beta 004

Aprendeu a lutar? Então você está pronto para o modo online

Treinou bastante em outros modos, escolheu seu personagem favorito? Então você está pronto para o modo online do Tekken 8.

A Bandai Namco fez bem o trabalho de campo, pegou tudo que é necessário para o jogo ser bom no online e adicionou ao seu projeto. O game conta com o sistema netcode que permite lutas estáveis e com pouco delay e, para deixar os jogadores confortáveis, o game divide por região, mantendo o máximo de estabilidade no modo online.

tekken 8 king

Fãs de lutas vão ficar felizes com essas informações. Tekken 8 já conta no lançamento com o crossplay entre as plataformas, sendo possível jogar partidas entre o PS5, Xbox Series e PC. O crossplay funciona com perfeição, e dificilmente não se encontra adversário online. Só para efeito de comparação, até o momento dessa análise, Mortal Kombat 1 não possui o modo crossplay.

Por fim, o jogo conta com lobby onde você pode interagir com outros jogadores, ver partidas e desafiar outros lutadores. O lobby é bem simples, mas cumpre a proposta.

Você não precisa comprar skins extras, já que o jogo te permite customizar tudo

Tekken 8 é um jogo que dá show em vários jogos de luta no mercado que seguem a política de vender suas melhores skins por dinheiro real. No jogo, você pode customizar tudo do seu lutador favorito, desde a cor dos olhos até mudanças no cabelo e nas roupas. Na internet, é possível ver várias caracterizações criativas, como Seu Madruga, Tifa do FF7 e personagens como Scorpion e Ryu de outros jogos feitos através da customização. São vários itens que podem ser adquiridos nos modos do jogo. É o local onde você pode passar horas a fio explorando.

Zafina-tekken-8

Tekken 8 permite customizar além dos lutadores, outras áreas como o seu avatar, o menu, a barra de vida e até a música, podendo escolher entre as músicas de todos os jogos da franquia. E os extras não acabaram, o jogo conta com o modo de vôlei chamado Tekken Ball, clássico da franquia que é extremamente divertido de jogar com outro colega.

Tekken 8 é o melhor jogo de luta da nova geração!

O título de melhor jogo de luta da nova geração certamente é do Tekken 8. A Bandai entregou um projeto quase perfeito. A qualidade visual dos lutadores é incrível com a Unreal Engine 5, os modos do game são muito bons, o sistema de customização foi uma excelente jogada e, por último, o modo online é robusto e digno de jogadores que querem se divertir em partidas online.

Se você estava em busca de um jogo de luta para jogar na nova geração, Tekken 8 é a escolha certa!

tekken 8 nota final
Está análise foi feita com uma cópia do jogo de PS5 gentilmente cedida pela Bandai Namco.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: