Análise | The Callisto Protocol

The-Callisto-Protocol

The Callisto Protocol é o primeiro jogo do estúdio Striking Distance Studios e dos antigos produtores de Dead Space. O jogo foi lançado no último dia 2 de dezembro, sendo um dos últimos grandes lançamentos de 2022. 

As coisas saíram de controle

Em The Callisto Protocol os jogadores vão conhecer a história de Jacob, que estava trabalhando transportando mercadorias em sua aeronave quando foi atacado por repentes liderados por Dani Nakamura, então a nave acaba sofrendo danos e cai no planeta Callisto. 

Jacob e Dani são encontrados e levados para a prisão na qual são obrigados a colocar um chip de controle no pescoço, o que levou Jacob a um desmaio no processo. Ao acordar, percebe que tudo está um caos e a única maneira de sobreviver é sair do planeta antes que seja tarde demais. Aqui começa a nossa jornada!

The Callisto Protocol 01

Terror no espaço

Quase todos os jogadores viram durante a divulgação do jogo que The Callisto Protocol é uma homenagem ao Dead Space, game que fez sucesso na geração PS3 e Xbox 360 em 2008. A produção ainda contou com uma parte da equipe que trabalhou no projeto original e criaram o estúdio Striking Distance Studios.  

The Callisto Protocol consegue entregar uma ambientação digna de filme de terror, com cenários repletos de destruição, corpos deformados e pouca iluminação. A imersão chega ao ponto de deixar o jogador aflito com os perigos que podem surgir. Como um bom jogo de terror, os jumpscare foram bem trabalhados. Sustos e pulos estão garantidos. Prepare-se para muitos gritos durante a jornada. 

The Callisto Protocol 04

As vezes é melhor se esquivar do que atacar

Em The Callisto Protocol são explorados novos elementos bastante interessantes para o gênero survivor horror. Nos jogos de terror o jogador precisa encontrar armas variadas para enfrentar os inimigos. No começo do jogo, Jacob recebe um bastão para conseguir atacar as criaturas. Os inimigos podem atacar tanto pela direita quanto pela esquerda e o jogador precisará se adaptar ao comando de esquiva, sendo necessário precisão para executar o movimento no momento certo do golpe do monstro.

Por exemplo: se a criatura atacar pela direita, será preciso usar o analógico R3 para se esquivar para a esquerda, e se o ataque vier da esquerda, precisa se esquivar para a direita. No início é um pouco confuso ajustar essa lógica de coordenação motora e o jogador pode morrer diversas vezes até pegar o tempo certo. 

The Callisto Protocol 08

Aqui vai um ponto que vale a pena mencionar, é que essa análise foi feita após a última atualização do jogo. Optamos por esperar por causa dos vários problemas que o jogo estava apresentando no lançamento, inclusive esse comando de esquivar era quase impossível de executar. Ainda bem que já foi corrigido! 

Durante o jogo, Jacob vai encontrar novas armas de fogo que facilitam o combate com as criaturas. Elas podem ser atualizadas e aumentar o poder de fogo através de pequenas bases que estão espalhadas. Para subir o nível são necessários créditos que podem ser dropados com as criaturas mortas ou a venda de objetos.

The Callisto Protocol 02

Por falar em mortes, The Callisto Protocol é bastante violento e cruel. Caso você seja morto por uma criatura, vai assistir a uma cena cruel do Jacob sendo dilacerado. Não é exagero afirmar que as cenas são muito impactantes. Se possível, evite jogar na presença de menores. A mesma criatura pode ter três maneiras diferentes de execução. Nessa minha caminhada gamer, posso dizer que é um dos jogos mais violentos que já joguei.

O problema de The Callisto Protocol são os bugs

The Callisto Protocol era para ser um jogo perfeito, mas o projeto escorrega nos bugs toscos. A Striking Distance Studios é um estúdio recente que tem um grande potencial e sabe respeitar os jogadores. Como mencionado, o game recebeu uma atualização que trouxe correções no combate, no dano recebido e na quantidade de itens encontrados. 

The Callisto Protocol 13

Mas muitos bugs continuam ao longo do jogo, como alguns monstros que somem na sua frente, ou ataques em que o personagem é levado para a outra tela. São pequenos bugs durante a jornada que no futuro esperamos não existir. Contudo seria muito melhor se o estúdio tivesse atuado nessas correções antes do lançamento final.

The Callisto Protocol vale a pena jogar?

Se você é fã de survivor horror como Resident Evil, Dead Space e Silent Hill, com certeza vai adorar The Callisto Protocol. O game possui gráficos excelentes, trilha sonora incrível e uma história que te faz querer avançar até o final.  

O jogo perde por ser um pouco linear demais e conter poucos puzzles para solucionar, mas, de maneira geral, The Callisto Protocol foi um dos games mais divertidos que joguei em 2022. 

the callisto nota final
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Striking Distance Studios

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: