Análise | The Last of Us Part II Remastered

The-Last-of-Us-Parte-II-Remastered-é-real,-confira-trailer-e-detalhes-da-versão-do-PS5

The Last of Us Part II – O que já era bom, conseguiu ficar melhor?

The Last of Us Part 2 Remastered é a nova versão da obra-prima da Naughty Dog que continua a história de Ellie e Joel, mas agora de forma mais complexa e visceral. Esta versão remasterizada do jogo original oferece uma experiência aprimorada, aproveitando ao máximo o poder do PS5.

Elementos como os gatilhos hápticos para o DualSense, 60 fps nativos, modo roguelike, novas customizações, fases perdidas (níveis cortados do jogo final) e a opção de tocar violão a qualquer momento, são as principais diferenças entre a versão original e o remaster.

The Last of Us Part II Remastered 0001

Não, Joel!

Sobre o enredo, por se tratar do mesmo jogo, somente aprimorado, ele permanece igual, e a dor no coração ainda é grande ao jogar. Quem jogou sabe.

A história continua a saga pós-apocalíptica de Joel e Ellie, mergulhando em temas de vingança, redenção e empatia, esses que estão presentes durante toda a jornada. A narrativa tem como ponto alto explorar as consequências sombrias das escolhas dos personagens e até que ponto cada um está disposto a ir para conseguir seus objetivos, sejam eles bons ou ruins.

A dualidade de perspectivas entre Ellie e Abby, com suas motivações e jornadas entrelaçadas, é um dos pontos que mantém o jogador entretido do começo ao fim do game, proporcionando uma narrativa intensamente envolvente.

The Last of Us Part II Remastered 0002

Personagens e Desenvolvimento

Uma coisa é fato, a Naughty Dog é muito boa em criar personagens, desde Uncharted, e aqui não é diferente, a profundidade dos personagens é excepcional. Ellie e Abby, como as duas principais protagonistas, são retratadas com nuances incríveis, desafiando as expectativas do jogador e questionando a moralidade em um mundo devastado. 

Os personagens secundários também são bem desenvolvidos, como Dina, Tommy, Joel, Owen, Lev etc, proporcionando uma imersão maior no universo do jogo e fazendo até o jogador ter ódio de alguns personagens e de suas ações.

The Last of Us Part II Remastered 0003

Jogabilidade e Mecânicas

A jogabilidade é certamente a melhor parte do game, pois oferece um equilíbrio refinado entre furtividade, combate brutal e resolução de puzzles ambientais, tornando a experiência do jogo como um todo sensacional, que mantém o jogador imerso no game desde o primeiro momento.

Os controles são intuitivos e fluídos, aprimorados para tirar proveito das capacidades dos consoles de última geração, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva e brutal. 

The Last of Us Part II Remastered 0004

Gráficos e Design Visual

Os gráficos continuam incríveis, e nessa nova versão ele ficou melhor ainda, mesmo que pareça difícil, já que no PS4 The Last of Us Part II é um dos jogos mais lindos que existem, e ouso a dizer que ele mesmo na geração anterior é muito melhor que as coisas que lançam atualmente.

O jogo tem um detalhamento impressionante nos ambientes e personagens. Cada local é meticulosamente projetado em cada detalhe, desde os ambientes urbanos devastados até a natureza selvagem. A iluminação, a física e os efeitos visuais são notáveis, aumentando a imersão e a atmosfera sombria do jogo.

E essa parte gráfica torna o jogo ainda mais incrível, já que a partir disso nossa imersão e experiência dentro do jogo se torna ainda maior, tendo em vista que por estar perto da realidade, o peso de tudo que acontece se torna ainda mais impactante.  

The Last of Us Part II Remastered 0005

Trilha Sonora e Áudio

A trilha sonora é uma composição emocional que acentua os momentos-chave da narrativa. A música eleva a tensão e a emoção, criando uma atmosfera poderosa e emocional. O design de áudio é excepcional, desde os sutis sons ambientais até os diálogos impactantes, proporcionando uma experiência auditiva rica.

The Last of Us Part II Remastered 0006

Impacto Emocional e Narrativa

Este jogo é uma montanha-russa emocional, capaz de provocar uma variedade de sentimentos. Ele desafia os jogadores a enfrentarem questões morais e éticas, resultando em um impacto duradouro mesmo após terminar o jogo, e que certamente você se lembrará durante muito tempo, seja positivamente ou negativamente.

The Last of Us Part II Remastered 0007

Modo “Sem Volta”

Esse modo vem como sendo a grande novidade dessa nova versão, possibilitando o jogador de escolher diversos personagens, antes não jogáveis, e sobreviver a diversas fases e desafios, enquanto vão aumentar e melhorando suas armas e habilidades.

Aqui, após escolher o personagem, decidimos se queremos algum modificador na fase e a sua dificuldade. Assim, vamos para ação, na qual no início temos somente uma arma, tendo em vista que cada personagem tem habilidades e armas iniciais próprias. Ao entrar na missão, conseguimos saber quantos recursos de melhorias iremos ganhar ao completar a fase e quais serão os inimigos que serão enfrentados, sendo eles WFL, Cascáveis, Serafitas ou Infectados.

The Last of Us Part II Remastered 0008

E após completarmos a fase, voltamos ao esconderijo e podemos upar nossos equipamentos com os recursos coletados. Então, com as pílulas, aumentamos as habilidades do personagem; com as engrenagens, as armas; e com as moedinhas, podemos comprar armas e melhorias no comerciante do esconderijo. E assim vamos avançando até chegar ao Boss, que pode variar entre um Baiacu a líderes de facções.

Mas certamente o ponto que mais me chamou a atenção foi jogar com os personagens diferentes, em especial Joel e Tommy, que trazem uma nostalgia muito legal por serem velhos conhecidos dos jogadores. E também nos faz imaginar como seria jogar com Joel durante a campanha.

The Last of Us Part II Remastered 0009

Fases Perdidas

As fases perdidas são pedaços de fases cortadas do jogo final, então, por exemplo, temos uma dessas que é uma festa em Jackson, onde vemos como seria o início da cena do primeiro beijo entre Dina e Ellie, mas que acabaram sendo retiradas do jogo final e só vemos essa cena em flashbacks.

Esses extras são acompanhados de comentários dos diretores do jogo, nos melhor estilo dos extras dos dvd que tinham os diretores falando sobre o filme, aqui é igual, com a diferença que aqui é jogável. E serve ainda para entender melhor como seria a concepção inicial do diretor acerca dessa parte do jogo, então possibilita com que nós jogadores entendamos o que fez parte do processo criativo da criação do game.

The Last of Us Part II Remastered 010

Vale a pena jogar The Last of Us Part II Remastered?

The Last of Us Part 2 Remastered traz uma nova versão do game, com algumas melhorias, que poderiam ser gratuitas, como a DLC God of War Valhalla, mas que, para um upgrade de 50 reais, está dentro do padrão cobrado da indústria.

O game traz uma experiência cinematográfica imersiva que vai além dos limites da narrativa nos games, e isso fica ainda melhor com o poder do PS5. Com uma narrativa envolvente, jogabilidade refinada, visuais deslumbrantes e uma trilha sonora emocional, The Last of Us Part 2 continua sendo uma obra-prima e leva a outro patamar os jogos narrativos, estabelecendo um novo padrão na indústria dos games. Se você procura uma experiência emocionalmente impactante e cativante, ou quer reviver a experiência de 2020, este jogo é imperdível.

nota do the last

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: