Análise | The Quarry

The-Quarry-1

Supermassive Games mostrando que domina jogos de escolhas

The Quarry é o novo jogo da Supermassive Games, empresa por trás de Until Dawn e da franquia The Dark Pictures Anthology. A empresa ficou bem conhecida por trazer jogos com a temática de terror e suspense que fazem os jogadores tomarem decisões que podem afetar seus amigos e colegas e com isso mudar os finais. The Quarry chegou com a mesma premissa, mostrando que sempre é possível evoluir algo que já era bom.

o comeco do fim em the quarry

O acampamento Hackett´s Quarry e seus segredos

O nome do acampamento onde se passa a história é Hackett´s Quarry, daí a origem do nome do jogo. O local guarda um grande segredo. E após um veículo estragar, 7 jovens (Abigail, Dylan, Kaitlyn, Emma, Nick, Ryan e Jacob) ficam presos no acampamento. O dono do local pede que eles permaneçam no dormitório e que não saiam de jeito nenhum naquela noite. Como era de se esperar, os jovens não obedecem e começam a preparar uma grande festa. É aqui que o jogo realmente começa.

The Quarry bebe muito da fonte dos filmes de terror dos anos 80 e 90 e ao jogá-lo percebemos várias referências aos clássicos como Sexta-Feira 13, Pânico e Halloween. Os fãs dos filmes de terror dessa época sentirão aquele calorzinho no coração ao ver como esse projeto foi bem trabalhado para agradar os fãs desse gênero. 

Cena entre dois personagens em the quarry

O peso da escolha em suas mãos

Em The Quarry os jogadores são levados a refletir o tempo todo. Suas escolhas têm o peso de definir quem vai viver, os caminhos que os personagens vão tomar ou como as atitudes vão aproximar ou afastar as pessoas. Durante a campanha vão aparecendo diálogos em que precisamos escolher entre duas perguntas feitas na tela que vão levar o jogador a novas cenas e novas escolhas. 

Existem certos momentos no jogo em que podemos optar por não escolher nenhuma das opções indicadas, fazendo um terceiro caminho. E cenas que usam o recurso do quick time events, em que é preciso apertar o botão no momento certo da ação para manter o personagem vivo ou para que ele não seja machucado. 

o poder da escolhar do seu jogador em the quarry

O legal dos jogos da Supermassive Games é que é difícil ver alguém que fez as mesmas escolhas que você. São muitas opções em que vamos colocando o nosso sentimento nas escolhas. Como, por exemplo, mostrar seus sentimentos para uma pessoa que você gosta, ou ficar somente na amizade e não correr o risco do fora.

Durante a gameplay é possível encontrar cartas de uma cartomante que dá um pequeno spoiler do que vai acontecer no próximo capítulo. Para encontrá-las é preciso ficar de olho aberto nos cenários e vasculhar cada canto.

A velha do taro em The Quarry

Os personagens do The Quarry têm uma das melhores modelagens dos games

The Quarry tem uma das melhores modelagens de personagens já vistos nos videogames. Isso é um ponto muito positivo para a Supermassive Games que vem evoluindo cada vez mais em sua engine e nesse estilo de jogo. Lembro que Until Dawn, um dos seus primeiros projetos, me incomodava o fato dos personagens parecerem bonecos de borracha e impedia a imersão no jogo. Em The Quarry é totalmente diferente, às vezes achamos que estamos assistindo a um filme de thriller pelo nível de qualidade que o jogo apresenta. 

o amor esta no ar em the quarry

E para deixar o jogo ainda mais parecido com filme, a Supermassive Games, contou com a presença de vários atores no projeto como Ariel Winter (Modern Family), Justice Smith (Jurassic World), Brenda Song (Dollface), Miles Robbins (Halloween) Halston Sage (Como sobreviver a um ataque Zumbi) Zack Tinker (13 Reasons Why), Evan Evagora (A Ilha da Fantasia) e outros grandes nomes. Por isso não se assuste se ao jogar o game pensar que já viu aquele rosto em algum lugar.

The Quarry é o projeto mais ambicioso do estúdio, não é só pela característica única dos personagens, mas também pelo nível de violência colocada no jogo. As cenas são daquelas que fazem você querer virar o rosto para não ver. Outro ponto que vale a pena mencionar é que a trilha sonora é maravilhosa, seguindo a linha e o estilo de filmes de terror dos anos 80, com música pop rock nos momentos românticos e tensa nas partes de suspense. 

o perigo esta em todos os lugares em the quarry

Modos extras de The Quarry

The Quarry possui o modo tradicional em que você joga e investiga para tomar suas decisões durante a campanha; o modo multijogador em que você pode jogar com mais uma pessoa e alternar entre os personagens do jogo, cada um vai tomando as decisões que achar corretas. 

A novidade é o modo cinema, que permite que você escolha as personalidades dos 6 participantes e deixa o computador decidir a jornada de acordo com a sua pré-definição. Esse modo serve para você pegar a pipoca e assistir ao filme de terror, pois após escolher as definições o usuário não precisa mexer em mais nada. A boa notícia é que o game possui a opção de dublagem em português Brasil. 

as coisas comecam a piorar em the quarry

Vale a pena jogar The Quarry?

The Quarry foi um dos jogos que mais gostei de jogar em 2022, sou apaixonado por esse estilo de terror e suspense e ele me agradou bastante nessa proposta. É muito bom ver como a empresa evoluiu em todos os quesitos nesse projeto: gráficos, trilha sonora e história. Tudo no game é muito bem feito. O único ponto negativo que precisamos levar em consideração é o valor dele praticado no Brasil, saindo por R$350,00 a versão simples. Mesmo que o game seja excelente e interessante de jogar, o valor pode afastar os curiosos dispostos a conhecer essa história. Eu torço que a distribuidora no Brasil consiga abaixar o valor rapidamente para que muitos possam desfrutar do melhor projeto da Supermassive Games. 

review final de the quarry
Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela Supermassive Games.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: