O que você faria se acordasse sozinho(a) em uma floresta montanhosa desconhecida, sem se lembrar de como chegou ali, sem ao menos saber seu próprio nome, e a única coisa que seu extinto te diz para fazer é seguir um pássaro branco?
Assim começa The Tale of Bistun, um jogo indie de ação e aventura, desenvolvido pela Black Cube Games e distribuído pela MGN.PRO, possui visão isométrica ao estilo da saga Diablo e tem uma proposta bem interessante de como se contar uma boa história!
E por falar em história, The Tale of Bistun foi inspirado em um famoso romance persa intitulado “Khosrow and Shirin”, onde ao longo de sua aventura pela montanha desconhecida e num segundo momento por um plano etéreo, o jogador conhece um pouco mais dos mistérios e segredos através da voz de um narrador que aos poucos vai apresentando os personagens e elementos dessa história rica em detalhes.
A jogabilidade em si é bem simples e intuitiva onde a cada avanço na tela você recebe um tutorial ou uma indicação de quais botões acionar. O jogo é linear limitando um pouco a parte de exploração fazendo com que dificilmente você deixe escapar algum colecionável/diário com algumas notas bem interessantes. Logo no inicio você encontra um machado entalhador que é usado para derrotar inimigos, desobstruir passagens e entalhar paredes que ajudam a contar um pouco mais da história. Ao avançar na aventura, o nosso personagem sem memória vai adquirindo novas armas e poderes para enfrentar os inimigos que também vão se atualizando em formatos e dificuldades diferentes.
The Tale of Bistun vale a pena?
The Tale of Bistun é para quem gosta de uma boa história narrativa, com gráficos cartunescos e progressão de personagem. Infelizmente o game não está dublado para português brasileiro, que deixaria a imersão mais fluida dado que o narrador fala enquanto você joga. Pelo menos possui legenda em nosso idioma.
O Jogo teve seu lançamento em julho de 2022, não possui multiplayer e está disponível para Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S.