Total War: Pharaoh te levara para uma viagem ao Antigo Egito
A Creative Assembly, em parceria com a SEGA, acaba de lançar seu novo jogo, Total War: Pharaoh. Total War é uma das sagas mais populares do gênero estratégia em tempo real. Os jogos da série combinam o gerenciamento de impérios em um mapa de campanha com batalhas em tempo real, permitindo que os jogadores vivam grandes conflitos históricos.
O primeiro jogo da série, Shogun: Total War, foi lançado em 2000. Desde então, mais de 10 jogos da série foram lançados, abrangendo períodos históricos como a Roma Antiga, a Idade Média e a Guerra Civil Americana.
Uma Janela para o Passado
Uma das maiores proezas de Total War: Pharaoh é sua capacidade de nos transportar de volta no tempo para o Antigo Egito. Desde as vastas extensões do Nilo até as majestosas pirâmides, a atenção aos detalhes é notável.
Os cenários são ricamente detalhados, com cidades que se desenvolvem diante de nossos olhos, à medida que comandamos nosso império. A sensação de estar imerso em um período histórico é palpável, e somos instantaneamente envolvidos na cultura e na estética desse mundo distante.
Estratégia no Coração do Egito
A jogabilidade de Total War: Pharaoh segue a fórmula que tornou a série tão icônica, fácil de jogar, mas difícil de progredir. Acredito que isso seja o que torna o jogo tão viciante; tudo deve ser levado em consideração, e você sempre quer vencer, não importa o custo.
Em Total War: Pharaoh, você assume o papel de um governante em ascensão. Existem 8 opções de líderes divididos em três povos diferentes: Egípcios, Canaanitas e Hititas, cada um com sua descrição e nível de dificuldade. A partir de sua escolha, você deve gerenciar todos os aspectos do seu império, desde a construção de cidades até liderar exércitos em batalhas épicas, seja no modo padrão ou em campanha personalizada, o que lhe dá a liberdade de tornar o jogo um pouco mais fácil para os governantes de primeira viagem.
O sistema de combate é uma verdadeira joia, é fascinante ver batalhas em larga escala que se desenrolam com detalhes surpreendentes. A variedade de unidades à nossa disposição permite muitos tipos de estratégias, desde táticas de guerrilha com arqueiros até cercos a cidades, gerando escassez de recursos, e ataques frontais com carros de guerra. A habilidade tática é essencial, e o clima pode lutar contra você. O jogo conta com um sistema de clima dinâmico nas batalhas, o que impacta diretamente na sua estratégia.
Entretanto, nem só de sangue e domínio se constrói um império. A diplomacia é uma ferramenta vital e deve ser usada com inteligência, já que existem tratados entre nações que não podem ser quebrados. Isso faz com que atravessemos as turbulências das alianças e traições, subindo uma escada rumo ao topo do império egípcio.
Gerenciando um Império Egípcio
O Antigo Egito era uma civilização complexa, e Total War: Pharaoh captura essa complexidade com maestria. Sempre precisamos lidar com a escassez de recursos preciosos, como comida, pedra, madeira, ouro e mão de obra, enquanto expandimos cidades e monumentos icônicos, como as pirâmides. A construção dessas maravilhas exige um planejamento cuidadoso e é uma das conquistas mais satisfatórias do jogo.
Na verdade, tudo neste jogo exige um planejamento cuidadoso. Administrar um império tem seu custo, e quanto maior você fica, mais gastos você tem. A satisfação do povo também é essencial, e lidar com a insatisfação e a revolta da população é um desafio constante.
Contando com uma árvore de “skills” que se chama decretos reais, você evolui por caminhos que te darão vantagens em áreas específicas, como produção de recursos, poderio militar e influência dentro de seu povo e da corte egípcia, o que impacta diretamente no crescimento da sua nação.
A Beleza do Egito
Total War: Pharaoh não é apenas sobre estratégia, mas também sobre a estética. Os gráficos são impressionantes, com uma atenção meticulosa aos detalhes nos exércitos, edifícios e paisagens.
Existem cutscenes em momentos específicos da gameplay, que são um show à parte. Eu não esperava cenas tão bonitas e elaboradas como as que vi durante as jogatinas. A trilha sonora te transporta para o mundo do Antigo Egito, com músicas e efeitos sonoros que acentuam a atmosfera da época.
Vida longa ao Pharaoh
A longevidade de Total War: Pharaoh será notável. A campanha principal é uma jornada épica que pode levar dezenas de horas para ser concluída, já que se você deixar o modo batalha no tempo padrão e sem avançar o tempo, cada batalha tem o tempo de duração de 60 minutos. Além disso, existe o modo de batalha PVE onde você escolhe todos os parâmetros que deseja, tempo de batalha, clima, nações, adversidades, e assim por diante. Além disso, o modo multijogador proporciona desafios adicionais.
Vale a pena jogar?
Total War: Pharaoh é uma experiência imersiva e desafiadora no Antigo Egito. Você terá que lidar com questões políticas, econômicas, militares e religiosas, e enfrentar seus inimigos em batalhas épicas em tempo real. No modo por turnos, você gerencia sua civilização, construindo cidades, administrando recursos e expandindo seu império.
O jogo se destaca pela sua riqueza de detalhes e as infinitas possibilidades de decisões. O mapa é enorme e variado, com desertos, rios, montanhas e cidades. A interface é elegante mas não muito intuitiva, inspirada na arte egípcia. O sistema de “Corte” adiciona um elemento de surpresa e desafio à campanha, pois você pode se tornar o faraó do Egito ou o grande rei dos hititas, mas também pode ser traído por seus aliados ou rivais.
Os gráficos são impressionantes, com cenários lindos, personagens bem modelados e animados, e efeitos visuais caprichados. A trilha sonora é envolvente, com músicas que combinam com o clima do jogo. E apesar de não existir dublagem em português, todo o restante está localizado em PT-BR
Total War: PHARAOH é um jogo que vale a pena ser jogado, principalmente se você gosta de história, cultura e estratégia. É um jogo que te faz sentir como se estivesse no Antigo Egito, vivendo uma aventura incrível, desafiadora te fazendo viver entre a ascensão ou declínio do seu império a todo momento.