Análises Games PC Playstation Sony Xbox

Análise | Wreckfest

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Wreckfest é um game de corrida e demolição desenvolvido pela THQ Nordic juntamente com a Bugbear Entertainment. Lançado inicialmente com acesso antecipado em 2014, o título chegou com sua versão final em 2018 para PC, e após um ano suas versões para PS4 e Xone são lançadas. 

Esqueça os supercarros tão cobiçados em games de corridas, aqui em Wreckfest à aposta é ser um jogo de corrida “fora da curva”, onde pilotamos carrões antigos e enferrujados. Sendo um sucessor espiritual FlatOut, o game tem a diferença de trazer uma leitura mais séria, com pontos focados na simulação, mas sem perder toda sua dinâmica. 

Com corridas com até 24 veículos, que vão desde compactos, cortadores de gramas, ônibus e sofás motorizados (eu sei, loucura, não é?). 

Modos 

No seu modo carreira Wreckfest é composto por campeonatos diferentes, cada um com eventos específicos que vão desde corridas tradicionais até demolição, onde o ultimo motor funcionando vence. Estes campeonatos são desbloqueados à medida que o jogador vai somando pontos e ganhando XP, levando também no aumento do nível do piloto. Outro modo de recompensa é ganho nas formas de peças, que aumentam o desempenho do seu veículo. 

Tunando sua lata velha 

Um ponto positivo do game é sua ampla customização, que não fica apenas na estética, cada veículo tem uma lista extensa de modificações e alterações que variam conforme sua necessidade. Todas estas modificações alteram de maneira drástica a jogabilidade, fazendo com que as alterações presentes nas configurações dos veículos não sejam “universais”, a cada modo de desafio exigem alguns cuidados, que auxiliam nas conquistas presentes no jogo. 

 

 

Chuva de Metal 

Como já comentado nesta análise o game segue uma leitura mais séria, sua física é realista, onde a cada colisão o jogador sente e vê o aço se retorcer, mas não fica somente no estrago estético, o funcionamento também é comprometido dependendo do impacto sofrido, gerando deformidades muito reais, onde muitas vezes no meio da batalha, parece que estamos em um mundo pós apocalípticos, devido ao caos entre meio as carcaças dos veículos, e a quantidade de pedaços de metal retorcidos espalhados pela arena.  

Por mais que o jogo siga a premissa da destruição, não é indicado sair batendo em tudo e em todos, o que Wreckfest nos cobra é uma abordagem com um pouco mais de estratégia, colisões em lugares específicos aumentam muito as chances de vitória. 

Existe o modo real presente nas configurações do jogo, que aumenta ainda mais os danos causados nas corridas e batalhas travadas, tornando as coisas muito mais difíceis. Corridas mais longas acabam se provando testes de sobrevivência, pois em uma colisão mais grave o carro fica foda corrida, até um pouso ruim nos saltos pode afetar a suspenção, dificultando muito a jogabilidade. 

Infelizmente um dos pontos negativos do game são as quedas de FPS, devida a grande destruição acontecendo o tempo todo, tive em muitos momentos quedas nas taxas de quadros, que acompanhou até o final do evento. Tirando a imersão e ritmo acelerado que Wreckfest que propõe. 

Gráficos de AAA 

Seus gráficos são lindos, mesmo não sendo um jogo AAA, o game tem um ponto muito positivo nesta questão, é incrível ver todos os efeitos de amaçados e ferrugem presentes nos veículos, onde junto com a ambientação e iluminação tem um excelente resultado. Mas tudo isto tem seu preço, o game peca nas telas de loading, onde são muito demoradas causando desconforto para quem joga, quebrando o ritmo de Wreckfest. 

Trilha sonora na medida certa 

Não temos nenhum artista conhecido nas músicas do game, mas o que era para ser um ponto negativo acaba se tornando um grande acerto, pois oferece uma trilha com um rítmico acelerado que combina muito bem a adrenalina presente na jogabilidade. 

Vale a pena?

O game conseguiu trazer uma pegada totalmente diferente, apostando em uma abordagem descompromissada e acertando em cheio, existem alguns problemas presentes, mas não ofuscam os acertos do jogo. Wreckefest é um jogo de corrida original, frenético e divertido para todos os públicos. 

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 12:00h.
2019-08-23 12:00:21