Análise | WrestleQuest

WrestleQuest-capa-00045

WrestleQuest é um game cheio de alma

Por um tempo, a luta livre foi muito popular no mundo inteiro, e mesmo que alguns acreditassem que aquilo era real, a realidade é que as acrobacias e golpes só passavam de exibições. E aqui em WrestleQuest isso é explorado de forma bem humorada e envolvente.

A Mega Cat Studios com WrestleQuest teve como objetivo criar um jogo que ao mesmo tempo que faz uma homenagem a época dos lutadores de luta livre, faz uma critica engraçada aos fãs que realmente achavam que aquilo era real. E toda essa parte funciona muito bem, já que aliado ao humor, a história do game fica muito boa e com um ritmo bom.

Vale lembrar que aqui no Brasil esse estilo ficou muito popular através do WWE que aliado aos seus jogos e lutadores bem característicos criou uma base de fãs gigantesca.

WrestleQuest 000

História e o Ringue

A narrativa de WrestleQuest é ambientada em um mundo fictício, por isso da movimentação e estilo de jogo, dentro de uma caixa de brinquedos, no qual os brinquedos tem como objetivo de vida a luta-livre e ser um grande campeão, e em meio a isso somos apresentados a Muchacho Man. Boneco esse que tem ambição de se tornar o campeão do mundo de luta livre, e que teve como principal inspiração de design no “Macho Man” Randy Savage, uma lenda da WWE.

E a partir de então, Muchacho Man parte em busca de seu grande sonho de ser um campeão, explorando o mundo da caixa de brinquedos e fazendo alianças com outros jogadores. E toda essa aventura segue os moldes clássicos de toda a jornada do herói, que tem um começo humilde, a busca pelo objetivo, aliados pelo caminho e a grande conclusão.

O jogo bebe muito da referência dos lutadores da época de 80 aos anos 2000, então o visual de cada lutador é único, com roupas extravagantes e coloridas, o que faz parte do show dentro dessa modalidade.

E esse busca pelo mundo da luta livre também se reflete na gameplay, trazendo vários elementos já conhecidos pelos jogadores, e que remetem diretamente a esse estilo.

WrestleQuest 002

Lutas e sistema de batalha

Bom, para começar a falar da luta é importante ressaltar que esse é o ponto central da gameplay, já que além de andar para cá e para lá, você só irá lutar dentro do game, e diga-se de passagem chega um momento que essas lutas ficam repetitivas.

Pois bem, o sistema de combate e visual é similar aos vistos na saga Final Fantasy em 2D, com uma visão isométrica e combates por turnos. E sobre esses pontos, uma coisa importante a se comentar, como citado a cima, depois de algum tempo as lutas começam a ficar entediantes, já que depois de 3 a 4h de gameplay você já aprendeu todos os golpes possíveis, e isso contando que para fazer a campanha completa leva em torno de 25 horas é um tanto quanto maçante, e para os platinadores de plantão esse tempo pode chegar a 40h de jogo ou até mais.

Em termos de exploração do mundo, ele é quase nulo, já que além de ter poucos NPCs eles não acrescentam a história e só soltam uma mesma frase em todas as vezes que interagimos com eles. O que salva o mundo é o seu visual único, com ambientes bem feitos no estilo pixel art e os NPCs cada um com uma caraterização singular.

WrestleQuest 0004

Agora partindo para gameplay de fato, ela funciona do seguinte jeito, por turnos, na qual a cada turno o jogador escolhe um ataque para executar, sendo eles ataques básicos, combinados, ações de cura ou super ataques, e assim a luta se decorre até que a vida chegue ao fim, abrindo assim a oportunidade do jogador imobilizar o inimigo e finalizar a luta, e isso acontece a partir de um minigame de click no momento certo, que se não concluído o inimigo volta com uma certa quantidade de vida. Um ponto um tanto quanto chato desse combate é que a todo momento temos que ficar atento a quick time events que aparecem na tela antes de qualquer ataque, que não agregam em nada na jogabilidade além de definir a quantidade de dano que o ataque dará.

Dito isso, é importante ressaltar que nas primeiras lutas esse sistema é bastante interessante, mas com a progressão no game e por grande parte por não ter inovação nos golpes e mecânicas, o sistema começa a ficar extremamente enjoativo.

18a842305978 screenshotUrl compressed

Um game com alma

Um ponto louvável de WrestleQuest é que ele possuí uma identidade muito forte, o que o torna único e que de certa forma chama a atenção, já que a luta livre hoje em dia não está mais tão em alta e o estilo pixel art também não, e o jogo faz uso desses assuntos fazendo assim com que ele se destaque justamente por isso.

E fora isso, toda a parte de arte e personagens são muito bem feitos, mesmo que pudessem ser melhor explorados, os que estão no game são muito bons e tem se charme, com visuais únicos. E isso se estende as apresentações de personagem antes do luta, nos golpes, na qual a questão visual é muito boa.

WrestleQuest 000444

Vale a pena jogar WrestleQuest?

Apesar de tudo, o jogo possuí muita alma e se destaca pelo seu visual, que traz um estilo pouco visto atualmente, mas que infelizmente é ofuscado pelo seu sistema de combate enjoativo e repetitivo e que podem afastar os jogadores.

WrestleQuest nota final
Esta Análise foi feita com uma cópia de WrestleQuest cedida gentilmente pela Mega Cat Studios

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: