Análise | WWE 2K22

WWE2K22 é um refresh para a franquia

WWE2k22 é o mais novo game da saga WWE, que retorna depois de 2 anos sem um jogo inédito, com diversos modos de jogo e claro com os icónicos lutadores de wrestling, cada um com uma característica própria.

A pausa nos lançamentos anuais, foi resultado de uma estratégia da 2K buscando aprimorar o seu jogo, e buscando ampliar e melhorar tudo aquilo que tinha nos jogos anteriores.

Menus nostálgicos e belíssimos

Logo ao entrar no jogo, nos deparamos com uma interface muito bonita, que remete diretamente a todo o universo do wrestling que foi criado por WWE, como muita cor e músicas envolventes, que por sinal a playlist desse jogo é realmente incrível com grandes clássicos e com músicas mais underground, mas que mesmo assim conseguem empolgar e te deixar afim de jogar.

Esses fatores visuais também ajudam na memória afetiva, pois vale lembrar que WWE foi um enorme sucesso na época do PS2, onde tanto o esporte quanto o game estavam em ascensão, sendo assim essa interface de WWE2k22 recorda e muito aos jogos do PS2.

História 

Se você acha que WWE é só luta, você está muito enganado pois esse jogo possuí sim uma história, mas antes de contá-la, temos que voltar ao início de tudo.

WWE foi criado em meados de 1952 por Jess McMahon, um promotor de lutas de boxe, que ao ver que os fãs estavam cansados das lutas convencionais, decidiu fazer uma mescla de Boxe, Luta- greco romana e luta livre, criando assim o estilo que conhecemos hoje como WWE.

Mas mesmo que a ideia de Jess tenha sido muito boa, foi somente quando seu filho Vincent K.McMahon assumiu os negócios que as coisas deslancharam e se tornaram o fenômeno que é hoje em dia, com transmissão pela TV e lutadores diversos, se tornando um verdadeiro Show.

E com esse sucesso todo do WWE, é natural que os lutadores se destacam perante os outros, adquirindo mais fama consequentemente, como é o caso de Sheamus, Big Show, Rey Mysterio, John Cena e o mais famoso deles The Rock, isso mesmo o The Rock astro de Hollywood já foi lutador de WWE.

Agora após saber um pouco da história do WWE, voltamos ao enredo do game, bem ele conta um pouco da história do lendário lutador Rey Misterio, que com sua icônica máscara de luta livre por muitas vezes já foi o símbolo do WWE, sendo até muitas vezes capa dos jogos, o que se repete aqui em WWE2k22.

A narrativa se desenvolve mostrando os principais momentos da carreira do lutador, até se tornar a grande figura que é hoje, e claro, sempre mostrando seus golpes clássicos. 

E isso é muito legal de se acompanhar, pois cria uma nova camada de profundidade ao lutador, que por muitas vezes foi a cara do WWE.

Ainda na parte de história, aqui em WWE2k22 podemos acompanhar a história do próprio WWE, lutando lutas lendárias que realmente aconteceram, como por exemplo a luta entre The Rock vs John Cena. E isso faz com que o jogador goste e se interesse ainda mais pelo game.

Diversão em diferentes modos de jogo

Os modos de jogo são certamente a alma do game, possuindo muitos modos diferentes e cada um melhor que o outro, proporcionando assim uma diversão muito vasta aos jogadores, que após se cansarem de um modo podem simplesmente migrar para outro e continuar a diversão.

E sobre os modos de jogo, eles são divididos entre lutas 1vs1, 3vs3, lutas em grupo, e tudo isso em multiplayer local ou online. Existem também o modo My Faction, que se assemelha ao modo Ultimate Team do Fifa, onde o jogador pode colecionar cards de lutadores e ir melhorando conforme joga. O modo carreira também está disponível no game e aqui é chamado de My Rise, onde criamos um lutador e vamos para o ringue. E não posso esquecer do modo que eu acredito ser o mais divertido, o modo Universe onde o jogador pode criar o estilo de partida que ele quiser, fazendo assim com que a diversão seja garantida.

Gráfico e Jogabilidade

Esse é o ponto que pode desagradar os fãs, pois WWE2k22 não inova muito na questão de jogabilidade, tendo ainda uma mecânica um tanto quanto travada de luta e com comandos nada didáticos e intuitivos, por exemplo, diversas vezes me vi sendo socado inúmeras vezes pelo lutador adversário e não consegui sair do campo porque o botão de contra atacar aparece muito brevemente na tela, dando assim muito pouco tempo de reação para efetuar o comando, dificultando e muito uma jogabilidade fluída.

Já na parte gráfica, posso dizer que o jogo cumpre seu papel, nas partes de luta ele é muito bonito, mas quando entra um diálogo, principalmente nos modos que exigem diálogos extensos, é nítido que a modelagem do game não está nada boa, com os personagens beirando o ridículo com caretas e expressões faciais estranhas.

Conclusão

Por fim, WWE2k22 é um refresh para a franquia, trazendo uma grande carga de nostalgia para o jogo, e aprimorando diversos pontos importantes para o futuro da série, sempre com lutas divertidas e empolgantes e com elementos como menus e músicas incríveis. Mas como nenhum jogo é perfeito ele traz alguns defeitos como modelagem de personagens ruins, e mesmo que a galeria de lutadores sejam vastas e incríveis os gráficos deles deixam a desejam, principalmente nas expressões faciais, outro fator negativo do game é sua jogabilidade, que permanece travada e robótica. Mas como parâmetro geral o game mais acerta do que erra, e isso é reflexo da estratégia da 2K que preferiu esperar dois anos para lançar um novo título da franquia, ao invés de lançar um jogo novo todos os anos, e posso dizer que isso funcionou.

Esta Análise foi feita com uma cópia cedida gentilmente pela 2k

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: