Análise Análises Destaque Jogos Lançamentos Nintendo PC Playstation Xbox One

Análise | Xenon Racer

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Mais um jogo de corrida descompromissado e divertido, com uma pegada de arcade, ambientado em um futuro próximo está entre nós. Dessa vez, as ruas de cidades famosas mundo afora serão cortadas pelo jogo Xenon Racer, que foi desenvolvido pela italiana 3DClouds e distribuído para Playstation 4, Nintendo Switch PC e Xbox One no último dia 26 de março pela SOEDESCO.

O COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Em um futuro próximo, no ano de 2030 para ser mais específico, a federação oficial de automobilismo ordena uma pausa para as temporadas de corridas, com o objetivo de permitir uma mais fácil transição para que veículos voadores fossem inseridos no meio. Como uma ponte que pavimentou essa transição, carros híbridos foram construídos e, pilotados por novatos, foram alocados em um campeonato que tomaram as ruas de cidades em todo o mundo.

Esses veículos híbridos eram alimentados tanto por eletricidade, quanto pelo incrível gás xênon, e eram capazes de atingir velocidades alucinantes.  Cabe a você embarcar nessa aventura pilotando um desses carros insanos com o objetivo de se tornar o Ultimate Xenon Racer!

VOANDO BAIXO

Parece ser uma tendência uma série de franquias de jogos de corrida que se pautam essencialmente em simulações, ideias para os jogadores mais engajados. Porém Xenon Racer passa longe dessa linha, e é um jogo super descompromissado, ideal para os jogadores mais casuais, que só querer se divertir por algumas horas, ou até mesmo alguns minutos em uma corrida com seu amigo no sofá da sala de estar.

Tudo funciona de maneira muito simples e objetiva. Com um gameplay sólido, em uma curva de aprendizagem curtíssima, logo após as primeiras corridas você vai aprender tudo o que é necessário para pisar fundo no acelerador do seu carro tunadão. Talvez a única habilidade que precise ser aprimorada por mais tempo é o movimento de drift, fundamental para a execução de curvas fechadas em alta velocidade.

Xenon Racer tem uma dinâmica física esquisita, principalmente durante a execução das curvas e colisões. Tanto em uma quanto na outra, seu carro vai reagir como um tijolo de metal sólido, e para executar o indispensável drift, você vai precisar dar um rápido toque no botão de freio e mover o direcional na direção necessária para fazer a curva. Se você segurar o freio por tempo demais, mesmo com o botão direcional indicado para a posição correta, seu carro voador vai simplesmente reduzir a velocidade em linha reta.

Aqui você vai encontrar uma quantidade excelente de modos de jogo, desde um campeonato mundial disputando corridas ao redor do mundo e corridas rápidas até o bom e velho cooperativo local com tela dividida. O sistema de customização dos carros (que se diga de passagem, tem um visual arrochado e futurista que chega a impressionar) é bacana, e você vai poder customizar seu possante utilizando desde skins temáticas até peças diferenciadas que podem ser compradas com o uso de créditos adquiridos ao vencer corridas e campeonatos.

Os gráficos do jogo são excelentes, e o design das pistas embora não tragam nada de novo, são satisfatórios. O destaque no que diz respeito aos aspectos visuais ficam para os carros híbridos. O design deles vai te deixar de boca aberta, em alguns momentos é como se estivéssemos pilotando caças em uma pista de corrida.

O gameplay de maneira geral é satisfatório, e, a despeito do comportamento físico esquisito dos veículos, tudo funciona a contento. Em alguns momentos você vai se deparar com quedas bruscas de frame rate, e no início das corridas pode sofrer com algum delay de renderização, mais especificamente no Playstation 4. Porém, nada disso chega a atrapalhar a sua experiência de jogo, que é sempre superdivertida e empolgante.

VALE A PENA JOGAR?

Xenon Racer é um bom jogo, traz um estilo arcade com um sistema de jogo casual na medida correta. Ideal para passar boas horas de diversão com seus amigos tomando uma cervejinha e jogando conversa fora no sofá da sua sala de estar.

A despeito de não trazer nada de novo ao gênero, com seu art design arrojado, jogabilidade rápida e precisa, pode ser uma ótima pedida se você procura algo do tipo e está cansado das mesmas franquias que dominam o mercado de jogos de corrida há décadas.

Uma copia de Xenon Racer foi gentilmente cedida pela SOEDESCO

Publicado em 23 de abril de 2019 às 22:54h.
2019-04-23 22:54:22