Pesquisar

Assassin’s Creed: Confira a ordem cronológica de todos os jogos da franquia

Assassin's Creed: Confira a ordem cronológica de todos os jogos da franquia

Assassin’s Creed está voltando!

Após o lançamento de Assassin’s Creed Valhalla, em 2020, os fãs da franquia aguardam ansiosamente por um novo game. Até aqui foram 18 lançamentos da saga da Ubisoft e o 19º já está próximo de sair do forno.

Assassin’s Creed Mirage tem seu lançamento agendado para 12 de outubro de 2023 e trará eventos possivelmente ambientados entre as tramas de AC Origins e Valhalla.

Assassin's Creed
Assassin's Creed: Confira a ordem cronológica de todos os jogos da franquia 2

Por conta disso, organizamos, em ordem cronológica, todos os 18 jogos já lançados da franquia (DLCs não estão incluídas nesta lista) visando ajudar quem deseja se aventurar pela primeira vez ou revisitar todo o universo de Assassin’s Creed e sua épica história contada até aqui.

Assassin’s Creed: Odyssey
Lançamento: 2 de outubro de 2018
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Xbox Cloud Gaming, Amazon Luna e Google Stadia.
Período narrativo: Grécia Antiga entre 431 e 404 AC

Primeiro jogo na cronologia de AC até então, em Odyssey, Kassandra se infiltra na guerra entre Atenas e Esparta, onde uma teia de conspirações ameaça sua vida. Para sua sorte, a espada de um espartano nunca perde o fio.

Assassin’s Creed: Origins
Lançamento: 27 de outubro de 2017
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC, Xbox Cloud Gaming, Google Stadia e Amazon Luna
Período narrativo: Antigo Egito entre 49 e 43 AC

Na trama de Origins, temos mais detalhes sobre a origem da Ordem dos Assassinos e o surgimento da guerra contra os Templários, tudo isso sob o olhar do protagonista Bayek de Siuá.

Assassin’s Creed: Valhalla
Lançamento: 10 de novembro de 2020
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X / S, PC, PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia e Amazon Luna
Período narrativo: Noruega e Grã-Bretanha em 873

Este título leva a saga de AC para a época dos vikings, onde a protagonista Eivor Varinsdóttir testemunha seu clã ser massacrado e seus pais serem mortos por Kjotve, o Cruel. Isso a leva a ansiar por vingança.

Assassin’s Creed: Altaïr’s Chronicles
Lançamento: 5 de fevereiro de 2008
Plataformas: Nintendo DS, Android e iOS
Período narrativo: Síria em 1190

Primeiro spin-off da linha cronológica, Altaïr’s Chronicles foi lançado para portáteis em 2008 e trouxe em sua trama eventos em torno de Altaïr, que precedem a história do primeiro jogo lançado para a franquia.

Assassin’s Creed
Lançamento: 13 de novembro de 2007
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e PC
Período narrativo: Terceira Cruzada em 1191

Primeiro jogo da franquia lançado pela Ubisoft, Assassin’s Creed traz a trama do icônico Altaïr, um sírio membro de uma Ordem de Assassinos denominada Hashshashin, que tem como principal objetivo eliminar os membros da Ordem dos Templários, responsáveis pela Terceira Cruzada.

Assassin’s Creed: Bloodlines
Lançamento: 17 de novembro de 2009
Plataformas: PSP
Período narrativo: Chipre em 1191

Mais um spin-off para portáteis, Bloodlines também traz Altaïr como protagonista, em eventos que ocorrem entre o primeiro jogo e Assassin’s Creed II.

Assassin’s Creed II
Lançamento: 17 de novembro de 2009
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
Período narrativo: República Florentina entre 1476 e 1499

No segundo jogo principal da franquia, Assassin’s Creed II, somos inseridos na fantástica história do assassino Ezio Auditore da Firenze, que busca vingar as mortes de seu pai e seu irmão, enquanto visita locais marcantes de Florença, Veneza, Toscana e Forli.

Assassin’s Creed II: Discovery
Lançamento: 17 de novembro de 2009
Plataformas: iOS e Nintendo DS
Período narrativo: Espanha no século XV

Com gráficos e mecânicas exclusivos para os portáteis da época, Assassin’s Creed: Discovery é mais um spin-off da franquia, onde controlamos novamente Ezio, agora 15 anos após os acontecimentos de Assassin’s Creed II.

Assassin’s Creed: Brotherhood
Lançamento: 16 de novembro de 2010
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
Período narrativo: Roma entre 1499 e 1507

Dando continuidade à história de Ezio Auditore, agora um lendário Mestre Assassino, Assassin’s Creed: Brotherhood mostra o protagonista se esforçando para reconstruir a Ordem dos Assassinos em Roma, enquanto busca eliminar a tirânica família dos Templários, os Bórgia.

Assassin’s Creed: Revelations
Lançamento: 15 de novembro de 2011
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Mobile, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
Período narrativo: Síria em 1511

Encerrando a jornada de Ezio Auditore, ao mesmo tempo que nos permite jogar novamente com Altaïr, Assassin’s Creed: Revelations coloca o jogador em busca dos segredos dos Assassinos da época do antigo protagonista, enquanto Ezio tenta encontrar misteriosas chaves escondidas pelo explorador Nicolau Polo.

Assassin’s Creed Chronicles: China
Lançamento: 21 de abril de 2015
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC
Período narrativo: Dinastia Ming, entre 1526 e 1532

Adaptando as mecânicas originais da franquia para o gênero de plataforma 2D, Assassin’s Creed Chronicles: China relata em sua trama a aventura de Shao Jun, uma assassina treinada por Ezio Auditore, que busca se vingar do grupo templário Oito Tigres, responsável por eliminar a Irmandade Chinesa.

Assassin’s Creed IV: Black Flag
Lançamento: 29 de outubro de 2013
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Google Stadia
Período narrativo: Caribe entre 1715 e 1722

Um dos jogos mais marcantes de toda a franquia, Assassin’s Creed IV: Black Flag se passa na Época Dourada da Pirataria e inovou ao colocar o jogador na pele do pirata e corsário Edward James Kenway, o próprio pai de Haytham Kenway e avô de Connor Kenway, os personagens jogáveis de Assassin’s Creed III.

Assassin’s Creed: Rogue
Lançamento: 11 de novembro de 2014
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Google Stadia
Período narrativo: Guerra dos Sete Anos entre 1752 e 1776

Um lançamento despretensioso da Ubisoft que veio a se tornar um dos maiores sucessos da franquia, Assassin’s Creed Rogue manteve muito da base de Assassin’s Creed IV: Black Flag, mas inovou em sua narrativa, dessa vez nos colocando na pele de Shay Patrick Cormac, um assassino que se converte em templário e tenta acabar com a Irmandade dos Assassinos.

Assassin’s Creed III
Lançamento: 30 de outubro de 2012
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Google Stadia
Período narrativo: Revolução Americana entre 1754 e 1783

Seguindo a ordem cronológica da franquia, Assassin’s Creed III continua a história da família Kenway, colocando o jogador no controle do templário Haytham E. Kenway e seu filho indígena Ratonhnhaké:ton, também conhecido como Connor Kenway, o verdadeiro protagonista do game.

Assassin’s Creed: Unity
Lançamento: 11 de novembro de 2014
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC, Google Stadia e Amazon Luna
Período narrativo: Revolução Francesa entre 1776 e 1800

Polêmico por conta dos diversos bugs em seu lançamento, Assassin’s Creed Unity teve sua interessante trama ofuscada. Nela, o protagonista Arno Dorian, muito próximo da nobreza francesa, se descobre um dos descendentes aptos a ingressar na Ordem dos Assassinos.

Assassin’s Creed Chronicles: India
Lançamento: 12 de janeiro de 2016
Plataformas: Xbox one, PlayStation 4 e PC
Período narrativo: Índia em 1841

Segundo capítulo da trilogia Chronicles, Assassin’s Creed Chronicles: India é um jogo de plataforma 2D que traz a história do assassino Arbaaz Mir, que busca recuperar um artefato que pertence à Ordem dos Assassinos e matar o templário que o roubou.

Assassin’s Creed: Syndicate
Lançamento: 23 de outubro de 2015
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC, Google Stadia e Amazon Luna
Período narrativo: Era Vitoriana em 1868

Syndicate leva a franquia da Ubisoft à Revolução Industrial, com seu enredo ambientado em Londres, e conta a história dos gêmeos Jacob e Evie Frye, que percorrem o mundo do crime organizado na Era Vitoriana, enquanto buscam restabelecer a ordem controlada pelos Templários.

Assassin’s Creed Chronicles: Russia
Lançamento: 9 de fevereiro de 2016
Plataformas: Xbox one, PlayStation 4 e PC
Período narrativo: Rússia em 1918

Por fim, temos a trama cronologicamente mais recente da franquia. Terceiro capítulo da trilogia Chronicles, Assassin’s Creed Chronicles: Russia é mais um jogo de plataforma 2D. Neste título, o protagonista é o assassino russo Nikolai Orelov, que precisa fazer uma última tarefa antes de fugir do país com sua família.

Estes foram todos os jogos da franquia Assassin’s Creed já lançados, formando então uma lista perfeita para quem busca a melhor forma de embarcar neste universo e não perder nenhum detalhe de sua história contada até o momento.

Confira outras notícias recentes abaixo:

Portanto, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em pr

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: