Assassin’s Creed Shadows lançou ontem, no dia 20 de março, mas acabou recebendo uma rápida atualização para corrigir um aspecto que estava causando uma certa polêmica. Com alguns templos localizados em seu vasto mapa de Japão durante o período Azuchi-Momoyama, o jogo permitia a destruição de objetos e o assassinato de NPCs nessas áreas, assim como no resto do jogo, mas isso acabou não sendo visto com bons olhos.
Japão vem passando por problemas com turistas
Com o valor baixo da moeda japonesa, muito turistas tem ido para o país, que se viu obrigado a lidar com todos os tipos de turistas, incluindo os que causam problemas. Com Assassin’s Creed Shadows sendo um jogo que inclui muita violência, políticos japoneses começaram a se preocupar com as possibilidades dos turistas replicarem ações do jogo na vida real.
De acordo com a IGN, sem citar Assassin’s Creed Shadows especificamente, um dos políticos japoneses de maior destaque, Hiroyuki Kada, questionou o primeiro-ministro Shigeru Ishiba: “Temo que permitir que os jogadores ataquem e destruam locais do mundo real no jogo sem permissão possa incentivar comportamentos semelhantes na vida real. Os responsáveis pelos santuários e os moradores locais também estão preocupados com isso. É claro que a liberdade de expressão deve ser respeitada, mas atos que desvalorizam as culturas locais devem ser evitados.“
O primeiro-ministro respondeu: “Como lidar com essa questão do ponto de vista legal é algo que precisamos discutir com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia e o Ministério das Relações Exteriores. Vandalizar um santuário está completamente fora de questão – é um insulto à própria nação.“
“Quando as Forças de Autodefesa foram enviadas para Samawah, no Iraque, garantimos que estudassem os costumes islâmicos com antecedência. Respeitar a cultura e a religião de um país é fundamental, e devemos deixar claro que não aceitaremos simplesmente atos que desconsiderem isso.” Finalizou.
Discussões similares ocorrem com outros jogos violentos, como o popular GTA, mas a questão é que o Japão vem vivendo tempos caóticos que acabaram se assimilando à opções que estavam acidentalmente liberadas em Assassin’s Creed Shadows.
- Dicas Importantes para Começar Bem em Assassin’s Creed Shadows
- Review | Assassin’s Creed Shadows (PS5)
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
O que mudou com a atualização de Assassin’s Creed Shadows
Dentro de áreas de templo, os objetos agora são indestrutíveis, por mais que os jogadores tentem usar ataques dentro do espaço. Além disso, NPCs que não estão armados não sangrarão ao serem atacados, reduzindo a preocupação em torno de sujar espaços sagrados com derramamento de sangue. A atualização foi um patch day one, que também trouxe várias correções de bugs e melhorou o controle dos cavalos em Assassin’s Creed Shadows.