Assassin’s Creed Shadows é, possivelmente, a maior aposta da Ubisoft para 2024. A franquia sempre se destacou por apresentar dois lados de uma história que se completam. O primeiro e mais importante desses lados, onde o jogador passará a maior parte do tempo, ocorre dentro do Animus — uma máquina capaz de virtualizar as memórias de antepassados, permitindo que estas sejam vividas de forma extremamente realista. Essa experiência é tão imersiva que, por meio do “Bleeding Effect”, o usuário do Animus pode assimilar as habilidades e experiências de seus antepassados no mundo real.
O outro lado da história se desenrola no presente, onde controlamos o usuário do Animus — um personagem geralmente essencial para o desenvolvimento da trama. Ao longo da série Assassin’s Creed, três usuários principais operaram a máquina: Desmond Miles, presente do primeiro ao terceiro jogo; um personagem sem nome, que assume o papel de protagonista entre Assassin’s Creed IV e Assassin’s Creed Syndicate; e, mais recentemente, Layla Hassan, que aparece de Assassin’s Creed Origins até Valhalla. Infelizmente, esses protagonistas do tempo atual costumam encontrar destinos trágicos, e um dos maiores pontos fracos da série tem sido a falta de desenvolvimento profundo desses personagens, o que impede uma conclusão satisfatória de suas histórias.
O diretor da série, Marc-Alexis Coté, reconheceu que, após o encerramento do arco de Desmond Miles, a série perdeu parte do interesse dos jogadores pela narrativa moderna, algo que a próxima entrada, Assassin’s Creed Shadows, busca recuperar. Coté explicou que o foco no encontro de artefatos Isu — itens poderosos de uma civilização antiga — tornou os desfechos dos jogos um tanto previsíveis e desviou a atenção do conflito central entre templários e assassinos. Essa percepção motivou a Ubisoft a investir novamente em narrativas no tempo presente, com a promessa de uma execução que retome a dinâmica em que “o passado traz respostas para o futuro,” elemento marcante dos primeiros jogos da franquia.
Sobre Assassin’s Creed Shadows
Assassin’s Creed Shadows, programado para lançamento em 14 de fevereiro de 2025, leva os jogadores ao Japão feudal, no final do período Sengoku, em uma jornada épica com dois protagonistas distintos. Você poderá jogar como Naoe, uma shinobi de Iga especializada em furtividade e assassinatos, ou como Yasuke, o lendário samurai africano, cada um com habilidades e estilos de combate complementares.
- Ubisoft confirma: Assassin’s Creed Shadows não será adiado novamente
- Assassin’s Creed Rogue: Um dos melhores e mais esquecidos jogos da franquia
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Além de combates intensos, os jogadores terão a chance de criar uma rede de espionagem para reunir informações, aliando-se a personagens com habilidades exclusivas que auxiliam nas missões. Assassin’s Creed Shadows combina o tradicional parkour e táticas de infiltração da série com a rica cultura japonesa, e busca inovar ao oferecer duas narrativas entrelaçadas e uma representação cuidadosa da era dos samurais. Fonte: Eurogamer