Austrália quer verificar idade dos jogadores para regulamentar loot boxes

Entre as muitas mudanças que a era dos jogos ao vivo trouxe, loot boxes e microtransações estão entre as mais controversas até hoje. Mais recentemente, os desenvolvedores de Dead or Alive 6 enfrentaram uma reação maciça dos fãs às microtransações que mudariam a cor dos cabelos dos personagens. No entanto, essas estratégias de monetização chamaram a atenção de governos nacionais como o Parlamento Australiano, que recentemente lançou uma extensa investigação em resposta.

O Comitê Permanente de Política Social e Assuntos Jurídicos da Câmara dos Deputados concluiu recentemente uma investigação sobre jogos de azar e pornografia na esfera digital. Embora as loot boxes não sejam legalmente classificadas como jogos de azar em alguns países, seu conteúdo aleatório levou autoridades como o governo belga a procurar uma ação legal depois de concluir que os loot boxes contam como jogos on-line.

Em seu relatório final, o Comitê Permanente concluiu que considerava as loot boxes como “jogos simulados” e validou as preocupações de que essas microtransações pudessem servir como “portas de entrada” para hábitos e consequências mais prejudiciais. Para impedir que crianças participem, o relatório recomenda que o Parlamento Australiano institua checagens de idade obrigatórias para loot boxes e aplique etiquetas gerais de aviso em jogos que oferecem qualquer forma de microtransação, incluindo skins e cosméticos. O Comitê justificou sua decisão com as conclusões do governo anterior, como a investigação do governo do Reino Unido e a conclusão de que as caixas de loot podem levar ao vício em jogos de jovens.

Embora o Parlamento Australiano ainda não tenha tomado nenhuma ação legal para reforçar a recomendação do relatório, o reconhecimento das caixas de loot como forma de jogo é um enorme passo à frente para os defensores da anti-microtransação. Além disso, os vereditos do governo representam uma mudança de perspectiva semelhante, já que até desenvolvedores como a Epic Games reconheceram a natureza predatória por trás das loot bxoes.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: