Pesquisar

Battlefield 5 | DICE explica a penetração de balas

O disparo de um projétil em Battlefield V pode alcançar muitas coisas – mais do que se imagina. Naturalmente, é uma forma de eliminar inimigos. Mas um jogador também pode disparar para suprimir, distrair, acionar explosivos ou danificar estruturas, tudo que irá modificar o campo de batalha.

Também tem o disparo em inimigos atrás da cobertura. Destruição – grande e pequena – é uma especialidade do Battlefield , e isso também serve de cobertura, sejam portas de madeira, paredes de concreto, cercas, vegetação ou as novas fortificações. Mas quanto uma cobertura deve ser danificada quando atingida por uma certa munição? Projetar tudo isso está relacionado ao que chamamos de penetração de projéteis – que não é apenas um efeito audiovisual imersivo, mas também algo que afeta diretamente a jogabilidade.

Rickard Antroia, Senior Game Designer no Battlefield V, conhece todos os detalhes do assunto mais do que ninguém. Recentemente, nos reunimos para perguntas e respostas com Rickard, que estava feliz em explicar tudo.

O que é a penetração de projéteis?
A penetração de projéteis permite que os projéteis atravessem materiais finos e causem danos reduzidos aos oponentes do outro lado. Ela se baseia em categorias de armas e proporciona uma dimensão adicional para atingir inimigos – ou retirá-los da cobertura.

Como você abordou o conceito da penetração de projéteis no Battlefield V?
A penetração de projéteis se baseia no nosso design de destruição no Battlefield 1, onde vimos que muitas paredes, casas e outras coberturas – “recursos” para nós desenvolvedores – se deterioraram rapidamente durante o combate e o campo de batalha foi destruído. Isso nos fez reavaliar nossas classes de destruição e como construímos os acessórios e a arquitetura. O objetivo era aumentar a interação entre o jogador e o ambiente, reduzindo o grande número de peças em nossos recursos.

Coberturas de linha de fogo se deterioraram em fases ou sobreviveram a explosões e projéteis de baixo nível. Para evitar que veículos de transporte e granadas de mão nivelassem o campo de jogo, as coberturas foram atualizadas para resistir a esses tipos de danos. O mesmo ocorreu com as fortificações. Esses recursos precisavam ser robustos o suficiente para proporcionar uma cobertura decente, especialmente porque leva tempo e exposição aos projéteis dos inimigos construi-las.

Enquanto isso, temos essa oportunidade na franquia do Battlefield de experimentar uma ampla gama de calibres e armas. Em jogos anteriores, a penetração de projéteis era uma experiência binária. Um projétil atravessou ou não, e o mesmo comportamento existiu para quase todos os calibres. Observando melhor as diferenças entre as armas, vimos uma oportunidade de atrair os jogadores para dentro e para fora das coberturas sem remover aquilo que estava na frente do soldado.

Como os jogadores irão experimentar a penetração de projéteis no jogo?
Se você estiver em cobertura e um inimigo com uma metralhadora o cercar, você irá sentir o calor. Metralhadoras leves, médias, etc. têm poder para atravessar coberturas (com danos altamente reduzidos) e, portanto, se tornam ferramentas contra atirador de elite, expulsando-o de seu esconderijo confortável.

Visualmente, os projéteis que penetram criarão um efeito robusto e com fragmentos para o jogador atingido, e um buraco de projétil menor com um efeito visual mais discreto para o atirador. Projéteis não penetrantes irão danificar materiais duros ou rachar e rasgar partes da superfície voltada para o atirador. Naturalmente, a penetração de projéteis é uma missão em andamento. Estamos fornecendo com uma certa configuração, mas estamos dispostos a ajustá-lo e atualizá-lo no futuro.

Como diferentes tipos de armas e projéteis penetram nos materiais de formas diferentes?
Armas secundárias em geral, como pistolas e carabinas, atravessarão portas e recursos finos, como tecidos, vegetação leve e vidro. A próxima categoria contém a submetralhadora e as espingardas, que têm valores de penetração ligeiramente melhores. Rifles semiautomáticos, de balote e de assalto existem em suas próprias categorias, também com alguns pequenos desvios. O fuzil de precisão é uma versão atualizada de rifles e se torna o trampolim para as metralhadoras leves automáticas, que podem atravessar as paredes em prédios de madeira e forçar as coberturas de barricadas.

Além das armas de infantaria, você tem os projéteis de veículo, as metralhadoras pesadas e o canhão de avião de 20 mm. Todas elas são armas de alta penetração que atravessam paredes de gesso e de tijolo, também com danos reduzidos.

Como a penetração de projéteis mudou após o Beta Aberto?
Inicialmente, a penetração dos fuzis de precisão era semelhante com a das metralhadoras leves, mas como cada projétil conta, seu alcance de penetração foi reduzido após o beta. Por enquanto, eles só podem fazer tiros táticos estritos, através de portas, vegetação e madeira fina.

Alguma dica de como usar a penetração de projéteis a seu favor?
Lembre-se de que ninguém está seguro para sempre, e o fato de você não poder ver um inimigo não significa que não possa pressioná-lo. Use as vantagens de armas de alto calibre para suprimir e atrair os inimigos para fora de suas defesas confortáveis ou usá-las para forçar reações como contra-ataques e flancos. Utilize elementos como uma porta fechada ou uma cerca fina para surpreender os oponentes.

Se você estiver sofrendo disparos, a melhor maneira de permanecer seguro é colocar mais de uma camada de cobertura entre você e seus inimigos. Fiquem alertas! Esteja ciente do seu entorno, ouça os passos e descubra o que seu inimigo está fazendo.

Battlefield V chega para Xbox One, PlayStation 4 e PC no dia 9 de novembro.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: