Após o desastroso lançamento de Dragon Age: The Veilguard, a EA parece ter mudado completamente seus planos. Após uma demissão em massa no estúdio BioWare, responsável por Dragon Age e Mass Effect, muitos fãs se questionaram sobre o futuro do próximo título da desenvolvedora, afinal, estima-se que o estúdio conte com aproximadamente 100 funcionários. Em resposta à repercussão negativa, a EA se pronunciou publicamente nas redes sociais sobre o caso.
De acordo com o portal Vandal, um representante da EA afirmou, em entrevista, que a prioridade da BioWare era exclusivamente Dragon Age e que, durante o desenvolvimento do jogo, um pequeno grupo já havia iniciado a fase de planejamento do próximo Mass Effect. Agora que The Veilguard já chegou às lojas, o foco total do estúdio será Mass Effect 5. O representante da EA também comentou que, apesar de não poder divulgar números, o estúdio conta com as pessoas certas nas posições corretas para seu próximo projeto.
Sobre a Bioware
Sediada em Edmonton, Alberta, no Canadá, a BioWare foi fundada em fevereiro de 1995 por um grupo de seis desenvolvedores e, desde 2007, é uma subsidiária da EA. Um dos primeiros títulos do estúdio foi Baldur’s Gate, uma das primeiras adaptações de uma mesa de RPG para o mundo dos jogos digitais. O jogo foi um grande sucesso, vendendo mais de 2 milhões de cópias.
- Após fracasso comercial de Dragon Age: The Veilguard, EA reestrutura a BioWare e foca em Mass Effect
- Ghost of Yotei contará com roteiristas veteranos da BioWare
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Nos anos 2000, a BioWare foi adquirida pela EA Games pouco após o lançamento de Baldur’s Gate II: Shadows of Amn, que também vendeu 2 milhões de unidades. Após a aquisição por US$ 775 milhões, o estúdio lançou Mass Effect, um estrondoso sucesso, com a franquia atingindo mais de 19 milhões de cópias vendidas até hoje. Em 2009, a empresa apresentou outro RPG medieval, Dragon Age: Origins, que também fez enorme sucesso e conquistou uma legião de fãs.
Desde meados de 2017, a BioWare tem enfrentado dificuldades para lançar um título que agrade tanto à crítica quanto ao público. Mass Effect: Andromeda, Anthem e Dragon Age: The Veilguard tiveram desempenhos muito abaixo do esperado pela EA.