Black Myth: Wukong é sem dúvidas um dos maiores lançamentos do ano, batendo recordes diários de jogadores na steam. Com impressionante pico de mais de 2 milhões de jogadores simultâneos, o jogo da Game Science se tornou o segundo jogo mais jogado da história da plataforma da Valve, ficando atrás apenas do recorde estabelecido por PUBG, que detém a incrível marca de mais de 3 milhões de jogadores.
Com tamanho sucesso, jogadores do Xbox naturalmente começaram a se perguntar: por que esse jogo ficou de fora do Xbox? O adiamento repentino da versão Xbox deixou muitos jogadores com uma pulga atrás da orelha, com muitos acreditando que um suposto contrato de exclusividade com a Sony fosse o responsável, mas não parece ser o caso.
Situação de Black Myth: Wukong no Xbox é ”semelhante a de Baldurs Gate 3”, diz jornalista
Ao anunciar o adiamento da versão para os consoles Xbox, a Game Science alegou que o port para o console da Microsoft estava abaixo de seu padrão de qualidade, levando o estúdio a decidir pelo adiamento da versão para o Xbox Series. Muitos jogadores desconfiaram das motivações do estúdio, com alguns levantando a hipótese de que um contrato com a Sony poderia ser o real motivo. A Microsoft jogou ainda mais gasolina na história, que ao comentar sobre a ausência do título em seus consoles, alegou ”não comentar sobre contratos de exclusividade feito por seus concorrentes”.
Porém, segundo Paul Tassi em artigo publicado na Forbes (via Insider Gaming), os planos da Game Science eram de lançar as versões para os consoles Xbox em simultâneo com o PlayStation e PC, mas problemas técnicos e as políticas de paridade da Microsoft entre os consoles Series S e Series X levaram ao adiamento.
”A má notícia é que novamente, o Xbox parece ter caído em uma situação parecida com a de Baldurs Gate 3…”, diz Tassi.
- Black Myth: Wukong ultrapassa 10 milhões de unidades vendidas em apenas 3 dias!
- Black Myth: Wukong no PS5 a resolução pode baixar até 720p
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
Segundo Tassi, a Game Science encontrou sérios problemas técnicos, e embora não cite diretamente o Xbox Series S como a causa, a comparação com a situação de Baldurs Gate 3 sugere que, de fato, o console de entrada da Microsoft é o grande problema para Wukong. Para os que não se recordam, a Larian Studios passou por sérios problemas durante o desenvolvimento do port de Baldurs Gate 3 para os consoles Xbox, precisando de ajuda de engenheiros da Microsoft para resolver questões técnicas com o Series S.
As políticas de paridade da Microsoft parecem ser o grande empecilho que alguns estúdios tem encontrado, já que, a Microsoft obriga que jogos lançados para o Xbox Series X também sejam lançados para o Series S, com o exato mesmo conteúdo. Baldurs Gate 3 conseguiu abrir uma exceção, lançando sem o modo cooperativo em tela dividida para o Series S.
O sucesso de Baldurs Gate 3 pode ter sido o grande motivador para que a Microsoft abrisse mão da política de paridade para o título, e com isso, muitos começam a se questionar se a Microsoft pode novamente abrir mão dessas políticas dado o sucesso arrebatador de Wukong.
Black Myth: Wukong está disponível para PS5 e PC. Sua versão para Xbox ainda não possui uma data de lançamento, embora esteja confirmada.
Fonte: Forbes (via Insider Gaming)