Borderlands 4 é um dos games que sem dúvidas faz parte da lista dos mais aguardados do ano, dando início a uma nova era da franquia de loot shooter da Gearbox.
Com algumas publishers como Nintendo e Microsoft subindo o preço de seus jogos para 80 dólares, alguns fãs de Borderlands começaram a se preocupar de que o próximo da saga seguisse essa tendência de aumento de preços. Randy Pitchford, CEO da Gearbox e um dos principais responsáveis pela franquia, respondeu um fã preocupado com o preço de uma maneira um tanto quanto polêmica, dando a entender que Borderlands 4 seria um dos jogos a serem vendidos por 80 dólares, dando início a uma onda de backlash, sendo até mesmo motivo de piadas por parte da Devolver.
Após a polêmica tomar a internet, o CEO resolveu abrir o jogo e compartilhar qual a atual situação da precificação do game.
Orçamento de Borderlands 4 é 2x maior que o de Borderlands 3, revela Randy Pitchford
Em postagem na rede social X, o CEO da Gearbox esclareceu a polêmica sobre o preço de Borderlands 4, dando início a mais um capítulo da polêmica que tem sido um dos principais tópicos das redes nos últimos dias. Em um vídeo de uma das sessões de Q&A sobre Borderlands 4, Randy revelou não saber qual será o preço do game, já que essa decisão não cabe a Gearbox, mas sim a Take-2 Interactive, publisher detentora da franquia e do estúdio.
”Eu vou te dizer a verdade, eu não sei (qual será o preço). Eu não sei, e essa é a verdade. Eu vou ser direto, são tempos interessantes. De um lado, temos um mercado competitivo no qual as pessoas que tomam essas decisões querem vendem para o máximo possível de pessoas e querem ter cuidado com quem é mais sensível aos preços, então algumas pessoas não querem que os preços subam, incluindo as pessoas que decidem os preços.” Disse Randy.
”Tem outras pessoas que aceitam a realidade, os orçamentos para jogos estão aumentando, existem tarifas para o varejo, as coisas estão ficando feias. O orçamento de Borderlands 4 é mais do que o dobro que o orçamento de Borderlands 3. A verdade é que eu não sei qual será o preço, o que eu sei é que abriremos as pré-vendas em breve e será lá que o preço será definido.”
As declarações de Randy traz luz um problema que tem sido debatido por toda a indústria a um certo tempo: o crescimento dos orçamentos para desenvolver jogos. Muitas publishers tem se queixado que o custo para se desenvolver um jogo AAA tem aumento exponencialmente nos últimos anos, com jogos passando das centenas dos milhões de dólares e levando 5 anos ou mais para serem desenvolvidos, o que tem se tornado um dos principais problemas da indústria de videogames.
A Take-2, publisher detentora de Borderlands 4, parece ter aderido a praticar preços variados de acordo com o orçamento e escopo de seus jogos, já que o próximo game da franquia Mafia, chamado Mafia: The Old Country, foi revelado como um jogo de menor escopo, e será vendido por 50 dólares ao invés dos tradicionais &70. Isso abre espaço para que Borderlands 4 possa realmente seguir a nova precificação de 80 dólares dado o seu orçamento, ou siga os tradicionais 70 dólares padrão da indústria durante essa geração.
- Devolver Digital cutuca preço de Borderlands 4, e chefe da Gearbox responde
- Borderlands 4 a 80 dólares: “Fãs de verdade vão dar um jeito”, diz chefe da Gearbox
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Borderlands 4 chega no dia 12 de setembro de 2025 para PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch 2 e PC.