Após muita expectativa, as análises de Assassin’s Creed Shadows, um dos jogos mais esperados do ano, finalmente foram publicadas por vários veículos da mídia especializada. Trazendo dois protagonistas distintos, Naoe e Yasuke, a franquia histórica da Ubisoft finalmente pousa em terras nipônicas, trazendo o Japão feudal do período Azuchi-Momoyama (1753-1603), conhecido como uns dos mais sangrentos da história do país.
Com o lançamento no próximo dia 20, a mídia especializada publicou suas análises na tarde de hoje (18/03). Compilamos algumas das principais análises de vários veículos, confira:
Assassin’s Creed Shadows agrada a crítica e restaura confiança na Ubisoft
No agregador Opencritic, Assassin’s Creed Shadows possui até o momento 118 reviews computadas, conquistando o selo ‘Strong’ com 84% dos críticos recomendando o game. A nota média agregada entre os ‘Top Critics’ é de 81 até o momento. Confira as principais review agregadas até o momento:
- Manual dos Games 9.2/10
- PC Gamer 80/100
- IGN 8/10
- Eurogamer 4/5
- Game Rant 9/10
- TheGamer 4/5
- GamesRadar+ 4/5
Como destacado por Luan Fernandes em seu review de Assassin’s Creed Shadows aqui pela Manual, o novo jogo da Ubisoft traz um nível de imersão sem igual, fazendo o jogador realmente se sentir como se estivesse no Japão feudal. O stealth voltou a ter destaque no gameplay, graças as mecânicas de combate extremamente refinadas de Naoe, que embora ainda sejam impactadas pelos status de armas e equipamentos, entrega uma experiência extremamente satisfatória para os fãs da velha guarda.
Já no Metacritic, o título possui 72 reviews computadas no PS5 (média 82), 41 no PC (média 78) e 87 no Xbox Series (média 87).
- Review | Assassin’s Creed Shadows (PS5)
- Assassin’s Creed Shadows ganha trailer aos moldes de Jiraya e Kamen Rider
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Assassin’s Creed Shadows supera polêmicas e caminha para o sucesso
Assassin’s Creed Shadows foi alvo de diversas polêmicas desde o seu anúncio, já que um dos protagonistas do título, Yasuke, é tema de discussão entre vários historiadores. Enquanto alguns historiadores afirmam que Yasuke foi, de fato, um samurai e um dos braços direitos de Oda Nobunaga, outros defendem que dizer que ele foi um samurai é um grande exagero histórico.
Apesar de Assassin’s Creed se apoiar em eventos históricos reais, a franquia nunca se preocupou com precisão histórica em seus jogos, tomando diversas liberdades criativas ao utilizar personagens históricos reais. Apesar de haver discussões a respeito de Yasuke, a existência de um samurai negro sempre mexeu com o imaginário dos amantes da cultura nipônica, inspirando várias grandes obras que são referências na cultura pop, e em Assassin’s Creed não poderia ser diferente.
No fim, a escolha de Yasuke como um dos personagens principais da trama se provou acertada, já que o samurai não apenas é um personagem extremamente carismático, mas também possui mecânicas de gameplay divertidíssimas para quem procura um bom game de samurais. Além da presença do samurai Yasuke, a shinobi Naoe traz mecânicas de combates únicas focadas em stealth, abraçando os fãs mais antigos que preferem as abordagens furtivas que são marcas registradas da franquia.
Assassin’s Creed Shadows chega no dia 20 de março para PS5, Xbox Series X|S e PC.