Segundo recentes entrevistas com Phil Spencer, líder da divisão de jogos da Microsoft, os esforços do Xbox não serão mais direcionados a conquistar jogadores de outras plataformas, como PlayStation e Nintendo, para migrarem para sua própria plataforma. Ao contrário, ele está mais focado em vender os títulos da empresa nessas plataformas e garantir 70% dos lucros.
Essa declaração de Spencer está agitando os internautas. Alguns consideram a atitude um desrespeito com o console e seus jogadores, enquanto outros acham a iniciativa excelente e esperam que Sony ou Nintendo façam algo semelhante no futuro. No entanto, para alguns, essa declaração não foi uma surpresa.
O destino do Xbox era óbvio, segundo Mike Ybarra
Segundo Mike Ybarra, ex-presidente da Blizzard e ex-vice-presidente da Microsoft Gaming, as decisões de Phil Spencer não são nenhuma novidade e nem deveriam ser surpreendentes para os internautas. Ybarra afirma que essas são as decisões corretas para a Microsoft e para todo o investimento em jogos que a empresa tem feito até então.
Segundo Ybarra, os fãs e jogadores dos jogos do Xbox deveriam ”aceitar e seguir em frente”, dando a entender que em sua opinião, no futuro, o mercado de consoles contará apenas com os consoles da PlayStation e da Nintendo.
”Como isso ainda é notícia? Eles têm sido consistentes, agora são uma editora e apoiam todas as plataformas. É a estratégia certa para eles e para o negócio deles. Claro, levou um tempo para que ficassem claros sobre isso (equilibrando a venda de hardware/gerenciamento de clientes com a realidade da estratégia).
Eu adoro que os jogos deles estão no PC e no PS5. Entendo que os jogadores fiéis do Xbox estejam irritados – mas isso não vai mudar nada. Aceitem e sigam em frente – joguem no que vocês gostem de jogar (se você é uma pessoa que só joga em console, isso provavelmente significa PS ou Nintendo no futuro). Mas vocês ainda terão jogos “do Xbox” lá.
PS/Nintendo deveriam trabalhar com o Xbox em algum tipo de sistema de transferência de amigos, etc. Eventualmente isso deveria ser feito para ajudar as pessoas a se manterem conectadas com seus amigos. Nunca veremos uma plataforma social universal de jogos, mas eu realmente queria que pudéssemos!”
A declaração do ex-executivo da Microsoft foi o estopim para um longa discussão a respeito da nova abordagem da Microsoft e do futuro do Xbox, que embora Phil Spencer e Sarah Bond afirmem que seu plano de negócios para longo prazo ainda inclui o desenvolvimento de novas gerações de consoles Xbox, alguns fãs da Marca permanecem desconfiados de tal afirmação.
- Xbox usa 70% dos ganhos em outros consoles para construir portfólio forte
- Avowed: vídeo faz comparação gráfica e de desempenho entre PC e Xbox Series X|S
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Xbox e a sua expansão para o mercado multiplataforma
O Xbox e a Microsoft continuam sua estratégia de expansão para outras plataformas, já que além de levar o Game Pass para os celulares e TVs através da XCloud, a Microsoft tem investido cada vez mais em lançar alguns de seus grandes jogos nas plataformas concorrentes de seu console. O caso mais recente é o da franquia Age of Mythology e Forza Horizon, que estão a caminho do PS5.
A Xbox parece estar com uma estratégia a longo prazo para a indústria, fortalecendo as suas marcas e, principalmente, mantendo a base de fiel de jogadores fortes no PlayStation e Nintendo de seus estúdios e publishers recém adquiridos como a Bethesda e a Activision, se tornando um verdadeiro colosso do mercado de jogos eletrônicos.
Fonte: Eurogamer
p.s: O texto dessa matéria foi atualizado para melhor contextualizar as declarações de Mike Ybarra, além de passar as informações de maneira mais coesa para nossos leitores. Pedimos desculpas por qualquer transtorno que seu texto original possa ter causado.