Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros o filme Besouro Azul, estrelado por Xolo Maridueña como o personagem central da história, trazendo o primeiro herói latino da DC nas telonas.
A história de Besouro Azul segue o mesmo sistema conhecido de filmes de heróis que já vimos milhares de vezes nos cinemas, mostrando o personagem ganhando seus poderes e aprendendo a usá-los para proteger os cidadãos indefesos. Bastante parecido com os filmes do Homem-Aranha.
A história gira em torno de Jaime Reyes (Xolo Maridueña), que acaba de se formar e retorna para sua cidade, Palmera City, onde sua família vive. A família Reyes é muito calorosa e, mesmo com as dificuldades, não deixa de tentar ser feliz. Jaime, em sua tentativa de ajudar a família, acaba conhecendo Penny (Bruna Marquezine), que pede que ele leve um objeto misterioso para sua casa.
Besouro Azul possui alguns problemas, contudo acerta bastante, principalmente pela qualidade dos efeitos especiais, que estão melhores do que os de The Flash, que recebeu críticas pesadas e acabou afastando o público das salas de cinema. A qualidade visual do personagem e os combates são um prato cheio.
Na tentativa de ser um filme mais leve e com uma pegada mais bem humorada, mostrando principalmente as confusões da família, o tempo todo com uma piada aqui e ali, na maioria das vezes não funciona e acaba atrapalhando a construção da história. Outro ponto negativo é o vilão principal, que não impacta na obra. O personagem aparece em poucos momentos e a história de sua motivação é muito mal desenvolvida.
Bruna Marquezine brilha em Besouro Azul como a personagem mais sólida e interessante da obra. A personagem dela é quem ajuda na condução da narrativa e consegue entregar momentos de alívio cômico com tensão na medida certa.
Vale a pena assistir Besouro Azul?
Besouro Azul é um filme divertido na temática de origem do herói. Mesmo com uma fórmula cansativa, entrega momentos divertidos no cinema que valem a pena assistir. O personagem é interessante e mostra que a DC pode ter um caminho promissor para explorar a nova fase. Espero ver o Besouro Azul novamente em novos filmes solo e até participação em outros filmes da DC.