Críticas

Crítica | Coringa

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Quem é amante de quadrinhos e cresceu lendo revistinhas da DC sabe que o Coringa é um vilão ao mesmo tempo querido e odiado pelos fãs. É… Foi difícil acreditar que um filme solo do vilão daria certo. E o mais incrível é que além de dar certo, conseguiu ser um dos melhores filmes dessa década.

Coringa foi dirigido por Todd Phillips (Se Beber, Não Case!) que com muita propriedade nos transporta para a Gotham do final dos anos 70 ao início dos 80, uma cidade caótica, suja, decadente e sem qualquer regra. Em meio a esse caos é que conhecemos a história do sofrido Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) que sonha em ser comediante de stand up, mas que sofre com um transtorno psicológico que o faz dar risadas descontroladas a qualquer momento, fazendo com que as pessoas se afastem dele.
O filme consegue nos prender e nos faz sofrer junto com o personagem por mais de 2 horas. O longa é tenso e intenso. Somos mergulhados na insanidade do personagem e sentimos sua aflição em tentar “fazer as pessoas sorrirem”, mas contrário ao pretendido acaba fazendo com que elas se sintam medo ou o acham estranho.

As risadas de Joaquin Phoenix são agoniantes. É impressionante ver como o ator se integrou ao personagem. Há certos momentos em que podemos perceber o incômodo do personagem por rir sem parar e então chora isso em meio às risadas. Com todo respeito ao falecido ator Heath Ledger, Phoenix é o Coringa que mais se aproximou dos quadrinhos e com forte inspiração da Piada Mortal do Alan Moore. Arthur passará por várias desilusões que o transformarão no Coringa que conhecemos.
Outro ponto forte do filme é a ambientação, trazendo Gotham mais suja e violenta na tela. As paletas de cores foram muito bem selecionadas e realmente nos fazer sentir como se estivéssemos em um filme dos anos 70. Somado a isso uma trilha sonora da época que cruza com ritmo do Joaquin Phoenix.

Se fosse continuar a descrever esse filme incrível, seria uma crítica muito extensa e ainda assim talvez não desse conta de toda a riqueza que ele contém. Coringa é um dos melhores filmes do ano, sem dúvida. E certamente é um daqueles que iremos assistir várias vezes para achar todos os detalhes dessa obra prima cinematográfica. Está esperando o quê? Vá logo assisti-lo!


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 3 de outubro de 2019 às 09:04h.
2019-10-03 09:04:37