Pesquisar

Crítica | Duna Parte 2

Duna-2

“DUNA Parte 2 é o cinema em sua essência mais bela”

Duna é certamente uma das obras ficcionais que merece o título de obra prima da literatura, pois além de tratar de tramas intergalácticas e trazer temas amados das ficções cientificas e fantasiosas, consegue acima de tudo estabelecer um universo rico e interessante.

Com isso, era mais do que óbvio que uma adaptação para os cinemas sempre esteve no radar de executivos de hollywood, entretanto, por se tratar de um universo muito característico e com elementos diferentes dos que conhecemos, como planetas, criaturas e naves, essa produção exigiria muito efeito prático e verba de produção, tendo em vista que a computação gráfica (CGI) dessa época ainda estava engatinhando, o que por sua vez não possibilitava com que fosse feito um filme realmente fiel a obra original que ao mesmo tempo fosse bem feito e cativasse o público.

Duna-2

Mas mesmo com limitações técnicas, Duna foi adaptado 2 vezes antes da versão de 2021, uma nos anos 80 e outra nos anos 2000, ambos não tiveram muito apresso dos fãs nem do público. E então em 2021 essa história muda completamente, pois agora com a evolução monstruosa do CGI e da ampla utilização dele no cinema, DUNA poderia em fim receber uma adaptação digna de sua grandiosidade, e isso só foi ampliado com a Warner Bros. comandando o projeto e Denis Villeneuve na direção do filme.

E com o sucesso da “Parte 1” de Duna, muitos fãs estavam ansiosos para saber como seria a continuação da trajetória de Paul Atreides após encontrar os Fremens. E a espera está preste a acabar, já que Duna Parte 2 está prestes a chegar aos cinemas brasileiros no dia 29 de Fevereiro, e é sobre ele que falaremos hoje.

Isso nao esta bem Duna 2 Stars reage ao balde

A batalha por Arrakis

Duna Parte 2 se inicia logo após Paul se encontrar com os Fremens e derrotar Jamis, evento final do primeiro final, a partir de então conhecemos um pouco mais de como é a vida do povo da areia (Fremen), e de como Paul deverá aprender seus costumes se quiser fazer parte desse povo, e se juntar a eles para destronar os Harkonenn, o povo que traiu e dizimou os Atraides para tomar posse de Arrakis e da sua especiarias, que é dito no próprio filme que “A especiaria é o poder”.

Com esse ponta pé inicial, nos é revelado que existe uma cresça instaurada entre os fremens que Paul seria o grande escolhido para os levar para até o “Paraíso- verde”, na qual metade do povo acredita nessa crença e a outra é cética quanto a isso. E inicialmente Paul tenta entender qual de fato é seu papel nisso tudo, visando proteger os Fremens, que agora eram seus companheiros, ao mesmo tempo que adquire a confiança de todos e se torna um verdadeiro guerreiro Fremen.

Duna Parte Dois

E em contra partida Jessica Atreides, mãe de Paul, que era uma Bene Gesserit, acaba assumindo o posto de Reverenda Madre do povo Fremen, e com o poder de ser uma das principais figuras religiosas do povo, ela se utiliza disso para estabelecer na cabeça das pessoas que Paul era o escolhido e que ele devolveria Arrakis ao Fremens, portanto deveriam estar prontos para batalhar ao lado dele quando chamados, o que em parâmetros gerais ajudou a iniciar uma verdadeira guerra santa, com Paul sendo o grande Messias desse povo.

A história da Parte 2 se sustenta nos pilares de Paul tentando fazer parte dos Framens, conhecendo mais de seus costumes, se apaixonando por Chani, enquanto tentam enfraquecer o império Harkonenn em Arrakis, e com Paul tendo que aprender qual é seu verdadeiro papel como o grande escolhido nessa batalha por Arrakis.

austin butler contra timothee chalamet em duna parte 2 27022024083131184

E assim o enredo vai se desenrolando durante 2h e 45 de filme, que passam voando, já que o filme tem um dinamismo muito bom e com situações acontecendo o tempo todo e tornando a narrativa do filme fluída e boa de se acompanhar, e tudo isso sem perder a beleza que só as Dunas de Arrakis podem proporcionar.

Arrakis é parte fundamental da História

Arrakis, o planeta central da trama, rodeado por areia e com uma especiaria almejado pela galáxia inteira, no primeiro filme tem sua personalidade e grandiosidade apresentada de forma magestral, com planos abertos e exploração pelos personagens tentando entender esse novo planeta. Mas aqui na Parte 2 é que Arrakis se transforma em um personagem principal da trama, sendo ela a responsável pelas cenas mais bonitas do filme.

Aqui vemos um pouco mais da guerra e da importância de se ter domínio de Arrakis, ao mesmo tempo que conhecemos um pouco mais do planeta, como suas criaturas, em especial os Vermes de areia, que aqui aparecem muito mais que o primeiro filme e tem relevância na trama.

i834765 compressed

Arrakis também funciona como um plano de fundo que torna a trajetória ainda mais impactante, pois através desse planeta, tão bem construído e com uma personalidade forte, a narrativa se torna ainda melhor, já que uma vez que você conhece o universo estabelecido torce para que tudo se resolva da melhor forma.

Direção e fotografia

Direção e fotografia são o ponto alto do filme, sendo um dos mais bonitos e grandiosos que já vi, Denis Villeneuve definitivamente prova o porque é um dos melhores diretores da atualidade, trazendo uma direção que valoriza os atores em suas atuações, ao mesmo tempo que ambienta o espectador, e isso só é ampliado pelo aspecto magistralmente usado aqui, de a todo momento o elemento visual conversar diretamente com a cena em questão, então em momentos onde vemos os Fremens, é sempre com belíssimas Dunas de areias e um tom mais alaranjado, já quando vamos para os Harkonenns vemos um tom mais escuro e os personagens em branco e destacados em meio a cena, e isso torna a visão do diretor em representar cada personagens e situação em uma aula de cinema.

Poster inedito e trailer do filme Duna Parte Dois sao divulgados

Outro elemento importante em Duna é a fotografia, que se estabelece como um dos pontos principais quando o quesito é ser uma obra cinematográfica, pois em tela fica nítido o esmero que o diretor e a produção tiveram com a parte de filmagem e fotografia, o que se expande também para a parte sonora, onde tudo é feito com perfeição, seja nas partes mais contemplativas onde vemos uma sol ao fundo dos personagens e somente a silhueta deles marcadas em tela, nas grandiosas cenas envolvendo os vermes da areia, ou até mesmo na chegada das grandes máquinas onde o som estrondoso demonstra qual grandiosa são tais maquinários.

Elenco

O elenco de Duna Parte 2 é certamente um dos mais estrelares que já pude ver em tela, contando com grandes nomes do cinema como Timothée Chalamet interpretando Paul Atreides, Zendaya como Chani, Austin Butler como Feyd-Rautha Harkonenn, Florence Pugh como a Princesa Irulan Corrino e até um cena importante com uma grande atriz surpresa no filme.

austin butler no filme duna parte 2 21022024093130197

E aqui, todos os atores mostram que são dignos de estar em um produção dessa magnitude, entregando performances excelentes, que conseguem mostrar a personalidade de seus personagens apenas através de expressões e ações e não necessariamente por diálogos expositivos, o que demonstra o nível de entrega de cada um para o papel.

Os destaques vão para o trio Austin Butler como Feyd Harkonenn, na qual o ator consegue passar a imponência de seu personagem apenas com seu semblante sério e maligno, dando medo até ao espectador, e mostrando que ele é realmente um perigo; Zendaya como Chani, que consegue ao mesmo tempo que é uma grande guerreira Fremen se mostrar uma companheira para Paul em suas batalhas, tanto internas quanto externas; e Timothée Chalamet como Paul Atreides, que entrega uma atuação excelente e que consegue carregar muito bem o protagonismo da trama, em especial em momentos em que exigem mais do ator.

download compressed

O Futuro de Duna

Agora que a Parte 2 está chegando aos cinemas, é compreensivo acreditar que a história estará concluída não é mesmo. Mas tendo em vista que a obra original foi continuada em livro posteriores e que o diretor Denis Villeneuve já falou em entrevista que quer continuar explorando esse universo de Duna, creio que podemos ver mais filmes de Duna no futuro.

1 wQG m5EsXNlvCz5yHg7Rsg

E para você ficar por dentro do que ainda existe para se explorar dentro do universo de Duna, preparei um breve resumo de cada livro que sucedeu a obra original, confira:

1. “O Messias de Duna” (1969):

Continua a história após os eventos de “Duna”, mostrando o impacto das ações de Paul Atreides como Muad’Dib. Ele se torna um líder messiânico, mas enfrenta desafios políticos e religiosos.

2. “Os Filhos de Duna” (1976):

A trama se concentra nos filhos gêmeos de Paul Atreides, Leto II e Ghanima, que enfrentam uma intriga mortal enquanto tentam manter o legado de seu pai.

3. “O Imperador-Dunas” (1981):

A história se concentra no Império Galáctico após a ascensão de Paul Atreides, mostrando os desafios enfrentados por seu filho, Leto II, que assume o controle do Império.

4. “Os Hereges de Duna” (1984):

Situa-se milênios após os eventos dos livros anteriores e segue uma nova história envolvendo uma sociedade chamada Bene Tleilax e os desafios que enfrentam.

5. “As Herdeiras de Duna” (1985):

Conclui a história principal iniciada em “Duna” e explora o destino da humanidade e do universo criado por Frank Herbert.

Além desses livros escritos por Frank Herbert, seu filho, Brian Herbert, em colaboração com o autor Kevin J. Anderson, escreveu uma série de romances prequelas e sequelas baseados no universo de Duna, expandindo ainda mais o rico mundo criado por seu pai. Essas obras adicionais incluem “As Crônicas de Duna” e “As Lendas de Duna”, entre outros.

dune

Conclusão

Duna Parte 2 é um excelente filme, que vem sendo melhor e maior que o seu antecessor e continuando a jornada de Paul Atraides em Arrakis.

O filme mostra como o cinema como arte deve ser em sua essência, dando valor a todas as suas nuances e se estabelecendo com um grande épico aos moldes das franquias Star Wars e Senhor dos Anéis.

E por fim, se eu pudesse recomendar algo é que assista esse filme na maior tela possível, em especial se for IMAX, pois essa experiência é realmente fantástica e vale a pena ser vivenciada nos cinemas.

Duna 2 1

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: