Pesquisar

Crítica | Ferrari

A história do homem por trás das máquinas

A marca Ferrari é certamente uma das mais conhecidas atualmente, seja por seus carros esportivos ou por sua presença como um dos maiores nomes nas corridas. Mas toda jornada tem um início, que nem sempre é construído somente com altos, mas sim em meio a uma verdadeira montanha russa de acontecimentos, e é isso que vemos em Ferrari.

poster do filme ferrari 1

Ferrari é uma cinebiografia que acompanha a história de Enzo Ferrari, o fundador da marca italiana de carros esportivos.

A trama se concentra em um período crucial da vida de Enzo, em 1957, quando a empresa que ele e sua esposa Laura construíram está à beira da falência. Lutando para manter seu sonho vivo, Enzo decide apostar tudo em uma corrida: a icônica Mille Miglia, uma prova de longa distância pela Itália.

Envolto em uma crise pessoal e profissional, Enzo também precisa lidar com a perda de seu filho e com a fragilidade de seu casamento. O filme explora a paixão de Enzo pelo automobilismo, sua ambição implacável e os sacrifícios que ele fez para construir seu império.

Uma história fora das pistas

Mesmo que o filme trate de como a Ferrari se tornou uma das gigantes da corrida, o seu foco é totalmente outro, deixando o glamour das corridas e da vitória como vemos em outros filmes de corrida, para dar vez a temas mais profundos envolvendo Enzo Ferrari, como a sua vida pessoal, seus problemas dentro da empresa, e principalmente o luto.

E como o filme é totalmente focado em Enzo, é claro que um dos pilares principais do filme é ele, e a sua presença e interpretação são feitos muito bem por Adam Drive, que vive o próprio Enzo Ferrari no filme, entregando uma performance que nos mostra apenas com o olha que o personagem já tem um certa idade e que para chegar ali já sofreu muito, isso tudo através de um olhar cansado e atitude mais intimista, e os motivos disso são exemplificados durante o filme, já que o personagem perdeu seu filho para uma doença e amigos em acidentes envolvendo seus carros, o que faz Enzo se tornar um ser humano um pouco mais apático e sempre de semblante neutro.

chrome 2023 08 30 10 08 11

E de fato, a corrida e a velocidade fica em segundo plano aqui, pois a escolha narrativa do filme é mostrar o ponto de vista empresarial e o background do mundo das corridas. Uma abordagem diferente da convencional para filme desse gênero que apostam em trazer a velocidade e emoção das corridas como ponto forte, mas isso de jeito algum é um demérito, pois o filme traz um lado que pode agradar e muito os amantes de corrida, que é justamente o que permeia esse mundo das corridas, como a produção de carros cada vez mais rápidos, mecanismos usados no inicio das corridas em 1957, e também como a marca Ferrari se tornou a gigante que é hoje.

Então, se você vai assistir Ferrari esperando ver um filme parecido com Gran Turismo ou Ford vs Ferrari, você pode se decepcionar, pois aqui o filme se mostrar ser muito mais um drama do que um filme de corrida esportiva, mas que por sua vez pode surpreender com uma história intrigante e que mostra como é o mundo corporativo das grandes marcas de carros esportivos.

Ferrari, a potencia mundial

O filme tem como ponto principal em relação as corridas a famosa Mille Miglia (em português, “mil milhas”), que se tratava de uma corrida automobilística de longa distância realizada em estrada e disputada na Itália durante 24 edições, de 1927 a 1957.

8774c5f9 ferrari official trailer in theaters christmas 1 10 screenshot 1 compressed

Na qual o grande objetivo da marca Ferrari era ganhar a corrida, para voltar ao mercado com força e ampliar suas vendas, pois comercialmente falando, após vencer a corrida, a marca Ferrari se tornaria a mais popular entre os amantes de carros justamente por ter ganhado, o que faria com que as vendas disparassem, e isso é intensificado após a marca Maserati começar a se destacar no cenário das corridas, ameaçando assim a Ferrari.

E embora o filme explore o lado da corrida em si, da preparação dos pilotos, da construção dos carros, o foco fica mesmo para como essa corrida ditará o futuro da Ferrari, já que caso o desempenho seja ruim a empresa como um todo estará em perigo de falência, e isso causa no espectador uma mistura de emoção entre a adrenalina da corrida, com cenas extremamente bem feitas, com a tensão dos pilotos terem que conseguir uma boa colocação na corrida, então, a experiência na hora da corrida é algo gratificante de acompanhar, e com um final um tanto quanto inesperado para aqueles que sabem pouco sobre a história da Ferrari, assim como eu.

Atuações que entregam emoção

O elenco do filme é recheado de excelentes interpretações, com todas conseguindo entregar o necessário para cada cena. Adam Driver e Penélope Cruz fazem aqui o papel do casal Enzo e Laura Ferrari, e em cada cena é um verdadeiro vislumbre de atuação, com ambos os atores entregando excelentes performances.

ferrari diamond films credito lorenzo sisti 1

Outro destaque importante de Ferrari é a participação do ator brasileiro Gabriel Leone que interpreta o piloto Alfonso De Portago, o ator inclusive foi o escolhido para dar vida ao lendário Ayrton Senna na minisérie que contará o a história de um dos maiores ídolos brasileiros. O ator faz uma excelente interpretação aqui em Ferrari, que mesmo que seja como um coadjuvante entrega a profundidade que a história real do piloto precisava, já que um dos acontecimentos mais importante desse período no mundo automotivo tem relação com ele.

Fora esses nomes os demais envolvidos no longa entregam performances muito boas, principalmente por se tratar de um elenco majoritariamente americano fazendo papel de personagens italianos.

Conclusão

Ferrari é um bom filme biográfico, que escolhe deixar um pouco de lado a vida de glamour e luxo das corridas, para dar vez a parte “fora das pistas”, ao mesmo tempo que mostra como foi a vida de Enzo Ferrari e a consolidação da marca para ela se tornar o que é hoje em dia.

O filme pode não agradar tanto as pessoas que vão em busca de um filme que temos corridas a todo momento, mas com certeza é recomendado para todos os amantes de corridas e que tem curiosidade para saber como o esporte funciona.

Ferrari 001

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: