Após 15 anos desde A Caveira de Cristal, Indiana Jones retorna às telas para trazer a conclusão da história de um dos personagens mais icônicos do cinema e que trouxe alegria para várias gerações. Harrison Ford, aos 80 anos, mostra que ainda é capaz de entregar momentos emocionantes.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino é dirigido por James Mangold e se passa nos anos 70, durante o início da disputa espacial e das manifestações culturais. Indiana Jones, agora um professor universitário prestes a se aposentar, sente-se entediado e desiludido com sua vida cotidiana, longe das emocionantes viagens e das buscas por relíquias. No entanto, tudo muda quando sua afilhada Helena (interpretada por Phoebe Waller-Bridge) aparece e pede sua ajuda para resolver um mistério que afetou sua família. Sem pensar duas vezes, Indy decide embarcar nessa nova aventura.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino aprendeu com os erros cometidos em A Caveira de Cristal e segue a linha dos clássicos da franquia. O filme traz de volta a essência das primeiras produções, com exploração, confrontos contra nazistas e um toque de humor nos momentos certos. Contudo, é preciso pontuar que a narrativa nostálgica e tradicional do herói enfrentando o vilão em uma disputa constante por pistas pode não agradar ao público mais jovem, que está acostumado a narrativas mais modernas e inovadoras.
Um dos pontos baixos do filme é a quantidade de flashbacks usados para contar a motivação dos personagens. Em boa parte dos trechos, é usado CGI para rejuvenescer os atores, o que na maioria das vezes não é necessário ou poderia ter sido feito de outra maneira.
Vale a pena assistir Indiana Jones?
Indiana Jones e a Relíquia do Destino oferece um desfecho digno para o personagem que conquistou o coração de milhões de fãs ao redor do mundo. Embora não traga grandes inovações nem abra caminho para novas aventuras, o filme nos faz relembrar por que amamos essa franquia. O retorno de Harrison Ford ao papel de Indiana Jones é marcante e ele prova mais uma vez seu talento e carisma como o destemido arqueólogo. Se você acompanha a franquia, certamente vai gostar; se é a primeira experiência, pode ser que não se empolgue tanto na sala de cinema.