Embora o tênis não seja o esporte mais popular no Brasil, em “Rivais” ele transcende a mera prática esportiva e se torna palco de acirradas rivalidades. O filme, que poderia parecer estranho à primeira vista, nos convida a mergulhar na intensidade e emoção de uma partida de tênis, revelando não apenas a técnica e o talento dos jogadores, mas também a complexa teia de relações humanas que se entrelaçam nesse universo.
Um dia amigos, no outro Rivais
O enredo do filme gira em torno dos personagens Art Donaldson (Mike Faist), Patrick Zwieg (Josh O’Connor) e Tashi Duncan (Zendaya), onde Art e Patrick são melhores amigos e parceiros de Tênis. Até que conhecem Tashi, uma das maiores promessas do Tênis mundial, na qual ambos ficam apaixonados.
Com ambos interessados em Tashi, o que no começo parecia uma disputa para ver para quem a moça daria o celular acaba virando o principal ponto de colapso na amizade dos dois, o que acaba tornando eles verdadeiros Rivais.
E essa “Disputa” acaba tomando rumos que ultrapassam todos os limites após Tashi se casar com um dos rapazes, o que faz com que ambos deixem de serem melhores amigos para se tornarem inimigos declarados.
Após essa premissa inicial do filme, temos um salto temporal onde vemos que após uma lesão Tashi abandonou as quadras e se tornou técnica de seu marido, que agora é um dos top 10 jogadores de Tênis mundial, mas que anda em uma má fase. E então, para aumentar a confiança de seu marido com o objetivo de fazer ele disputar mais uma temporada, Tashi o inscreve no torneio para amadores.
Mas o que ela não imaginava é que no mesmo torneio seu antigo melhor amigo e agora Rival também estaria competindo, já que diferente do sucesso de seu rival ele levou a vida tentando atingir o estrelato, porém sem sucesso.
Então, passamos a acompanhar o trio novamente, carregando todas as suas vivências e desavenças enquanto tentam novamente ganhar no Tênis.
Algo interessante que acontece aqui é que a trama se desenrola por completa durante a final do torneio entre os dois, tendo a história contada entre os pontos do Set, o que acaba culminando no ápice do filme ser o desfecho da trama e também da partida entre os dois que decidirá quem será o melhor entre os dois.
Elenco e atuações de Rivais
O elenco do filme é o que torna ele uma obra sensacional, pois para que ele fosse efetivo em sua proposta seria preciso que o telespectador se sentisse cativado pelos personagens principais, e isso sem sombra de dúvidas o filme consegue entregar, pois conseguimos se identificar com cada um dos personagens, onde cada um tempo sua personalidade e seu modo de agir.
E dentro disso um fator que torna o filme ainda melhor é que ele não tenta transformar um lado como vilão, como geralmente vemos em filmes com esse tema, onde o diretor e o roteirista deixam claro qual é pra ser o “bem” e o “mal” dentro da trama. Mas aqui não, o diretor Luca Guadagnino consegue apresentar muito bem todos os personagens e sua nuances, sem vilanizar nenhum dos lados.
E tudo isso só é potencializado com a performance magestral do trio principal, onde através da atuação dos atores conseguimos entender o que eles estão passando, isso porque muitas das situações nas quais eles enfrentam são comuns na vida de qualquer pessoa, e isso imerso no mundo do Tênis e de ambos serem rivais só torna essa experiência de acompanhar a história mais gratificante para nós como expectadores.
O esporte como Backgroud
A escolha do diretor de colocar esse história, ambientada no mundo competitivo do Tênis foi genial, pois no Tênis, assim como em todos os esportes, existe um competição muito forte. Então, a partir do momento que sabemos que todos os personagens ali são jogadores e atletas, sabemos que eles são competitivos tanto dentro, quanto fora de quadra, o que torna o termo que dá título ao filme ainda mais real, pois a partir de alguns fatos, ambos se tornam Rivais.
Além disso, o filme também apresenta o esporte para diversas pessoas, que possivelmente nunca tiveram uma experiência com o Tênis, principalmente aqui no Brasil, onde o esporte não está entre os mais populares.
Vale a pena assistir Rivais?
Rivais é um filme que consegue transformar um enredo simples em um história fabulosa, com personagens muito bons, atuações memoráveis e isso tudo sobe o background do Tênis, o que torna ele muito mais interessante em todos os aspectos.
Então, se você é fã de esporte, tramas românticas ou até mesmo da Zendaya, esse filme é certamente para você e com certeza não irá se arrepender de ver ele nos cinemas. Rivais chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 25 de Abril, não perca!