Games Notícias PC PlayStation Xbox

Executivos da CD Projekt aumentaram bônus após o lançamento de Cyberpunk 2077, diz Jason Schreier

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins
Cyberpunk 2077 | CD Projekt Red bane mods de romance com Keanu Reeves

Cyberpunk 2077 teve complicações no lançamento em 2020. Suas falhas alimentou ainda mais os memes da internet.

Consequentemente, a Sony Corp. ainda se recusa a vender o jogo por meio de sua loja online.

Mesmo assim, os executivos que comandam o estúdio polonês que produziu o game, receberão milhões de dólares em bônus este ano, Segundo Jason Schreier.

Energia Paulistânica: * Entrevista com Tio Patinha$$$$... Quaaaaack...!O resto da equipe também receberá bônus, mas alguns deles esperavam bônus maiores, e poderiam ter recebido mais, caso o lançamento do jogo tivesse sido adiado até que estivesse realmente pronto, como os desenvolvedores haviam pedido.

Nessa linha, se os desenvolvedores tivessem mais tempo para resolver os problemas e bugs, a CD Projekt SA provavelmente teria vendido mais jogos, levando a um lucro maior.

Contudo, as disparidades salariais entre executivos e seus funcionários são uma questão perene em todo o mundo dos negócios, tornada mais urgente pela pandemia do corona vírus, durante a qual milhões de pessoas perderam seus empregos. O CEO típico entre as 1.000 maiores empresas de capital aberto dos EUA recebe 144 vezes mais do que seu funcionário médio, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

A indústria de jogos tem sido um campo de batalha comum neste tópico.

Graças a muito marketing, Cyberpunk 2077 uma distopia de ficção científica estrelada por Keanu Reeves, vendeu 13 milhões de cópias nos primeiros 10 dias após seu lançamento em dezembro.

Mas isso foi menos do que os analistas esperavam. A pontuação do Cyberpunk no Metacritic, um site de agregação de resenhas, foi insignificante alcançando a nota 57 de 100 para a versão do PlayStation 4. O CEO da CD Projekt, Marcin Iwiński, fez uma meia culpa pública sobre o estado do jogo.

Ainda assim, Iwiński e o co-CEO Adam Kiciński estão programados para receber um bônus de 24 milhões de zlotys, ou US $ 6,3 milhões, de acordo com o relatório anual da empresa. Adam Badowski, membro do conselho e diretor do Cyberpunk 2077, levará para casa US $ 4,2 milhões.

Esses bônus, parte de um plano anual de participação nos lucros, são baseados no lucro líquido da empresa em 2020, que aumentou mais de 500%.

Dessa forma, o faturamento anual da CD Projekt, 20% é destinado ao bônus de participação nos lucros, sendo 10% para os funcionários e 10% para o conselho, de acordo com a empresa.

Alguns funcionários disseram à Bloomberg que receberão bônus de participação nos lucros de cerca de US $ 5.000 a cerca de US $ 9.000, enquanto outros funcionários mais antigos disseram que chegarão perto de US $ 15.000 ou US $ 20.000.

Gerentes e diretores provavelmente receberão bônus muito maiores. Em nota, um porta-voz da CD Projekt disse que a empresa havia alocado um total de US $ 29,8 milhões para 865 funcionários, com uma média de cerca de US $ 34.000 cada. (A equipe também recebeu bônus separados por desempenho menores no início deste ano.)

Em contraste, apenas cinco membros do conselho da CD Projekt receberam bônus no total de US $ 28 milhões.

Os executivos da CD Projekt sofreram um golpe financeiro este ano. Quatro membros do conselho possuem cerca de 33% das ações da empresa, que despencaram 57% desde o lançamento do Cyberpunk. Mas eles também receberão mais bônus em um ano do que muitos trabalhadores receberão na vida.

Quando questionado na teleconferência do investidor na semana passada se era “apropriado” para o conselho receber bônus tão pesados, Kiciński disse que sua remuneração “sempre” esteve atrelada aos lucros da empresa.

“Ganhamos esse dinheiro e a empresa ganhou esse dinheiro, é claro, mas mais lucro líquido, mais bônus”, disse ele. “Muito bem, temos resultados, recebemos bônus e esse é o contrato que temos”.

A boa (talvez não tão boa) notícia é que a CD Projekt parece estar reexaminando suas práticas na tentativa de impedir a saída do pessoal – uma preocupação que Kiciński reconheceu na ligação.

Um funcionário disse que, neste ano, a empresa reavaliou os salários e aumentou os salários de alguns dos cargos de menor remuneração, como testes, para alinhá-los aos padrões da indústria de videogames.


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 30 de abril de 2021 às 17:57h.
2021-04-30 17:57:20