O anúncio de Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles, a remasterização de um dos títulos mais amados da lendária franquia de RPG da Square-Enix, foi uma das grandes surpresas da Summer Game Fest, trazendo uma imensa felicidade para a comunidade dos fãs da franquia que pediam o retorno de Tactics a muito tempo.
Apesar disso, através da página do game na Steam, os jogadores brasileiros e latino americanos tiveram um balde de água fria jogado em suas cabeças, já que apesar dos esforços da Square em localizar os games mais recentes da franquia para o nosso idioma, a remasterização de Final Fantasy Tactics não lista o português como um dos idiomas suportados pelo game. Com isso, vários fãs tomaram as redes sociais para pedirem que a Square repensasse a decisão, chegando até mesmo ao diretor do game original.
”A Square-Enix deve estar tomando decisões comerciais difíceis”, diz diretor de Final Fantasy Tactics
Os fãs brasileiros de Final Fantasy Tactics tem deixado seu descontentamento com a ausência de legendas em português na remasterização bem explicita nas redes sociais nos últimos dias, dando início a uma campanha que visa convencer a Square-Enix a repensar a decisão, e, quem sabe, legendar o clássico do PS1. Alguns jogadores levaram a campanha para as postagens do diretor do game, Yasumi Matsuno, que esclareceu que a decisão de legendar o game não cabe a ele.
Respondendo a um fã que questionou o diretor se estava sabendo da campanha, Matsuno deu uma última declaração a respeito do assunto, pedindo para que os jogadores peçam a localização para a Square-Enix.
”Muito obrigado pela sua contribuição. Eu entendo seu ponto de vista e respeito isso.
Essa será a minha última postagem sobre esse assunto
Eu sou um criador. Eu quero que o máximo de pessoas possível experienciem meu trabalho. Nesse sentido, eu gostaria de dar suporte a mais línguas, como Espanhol, Português, Italiano e Coreano. Isso não é uma mentira.
No entanto, deve haver uma razão para não o fazermos. Square-Enix deve estar tomando decisões comerciais difíceis. Infelizmente, eu não sei os detalhes e não posso interferir com essa decisão.
Se vocês realmente querem ver outras línguas serem suportadas, por favor contatem o suporte de usuário da Square-Enix, não eu.
Mesmo se eu pudesse compilar todas as suas opiniões e compartilhá-las, elas seriam apenas minhas opiniões. Seria muito mais claro e sincero se cada um de vocês comunicassem diretamente com eles. Vocês estariam dizendo diretamente a eles o que dezenas, centenas, e milhares de pessoas querem desesperadamente.
É fácil postar suas opiniões para mim. Entretanto, mesmo que isso seja a natureza da comunicação social, não deveríamos nos contentar com a saída fácil.
O poder de resistir está em suas mãos.
Muito obrigado por ler até o fim.”
Essa não foi a primeira declaração do diretor a respeito do assunto, já que ao longo da semana, várias mensagens de fãs a respeito do assunto tem chegado a Matsuno através de redes sociais, que repetidamente tem esclarecido que essa decisão está vindo da Square-Enix, e que ele, na posição de criador, não possui poder para interferir.
Apesar do mal-estar, o lançamento de Final Fantasy Tactics – The Ivallice Chronicles tem sido muito aguardado pelos fãs, já que a remasterização marca o retorno do mundo de Ivalice. A última aparição do mundo de Final Fantasy Tactics e Final Fantasy XII foi em Final Fantasy XIV, que possui raids dedicadas a homenagear o mundo de Ivalice dentro de Eorzea.
- 007 First Light: Brasileiros pedem por tradução do jogo
- Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy XVI são anunciados para os consoles Xbox; FF XVI já disponível HOJE!
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles será lançado no dia 30 de setembro para PS4, PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC.