Dragon Age: The Veilguard teve as suas análises lançadas na data de ontem, e conseguiu se estabelecer com uma boa nota com média 84 no Metacritic. Porém, o que chamou atenção de alguns usuários foi a review feita pelo site DualShockers, que continha o trecho “É um jogo que claramente recebeu tem um pouco do tratamento da Sweet Baby Inc.” Horas depois, o trecho foi retirado do texto, mas sem deixar uma nota à respeito dessa mudança.
Jason Schreier, famoso jornalista da área, foi até o seu perfil no X para comentar a situação: “Isso, de uma review do Metacritic (!), é totalmente descontrolado – não apenas por causa do apito aos cachorros, mas também pela importância divina que alguns continuam atribuindo aos consultores. Odeio ser o portador das más notícias, pessoal, mas as pessoas que tomam as decisões importantes nas empresas de games não estão lá como contratados.“
Em outra postagem, ele continuou a explicar o trabalho das empresas de consultoria, já que alguns usuários deram algumas respostas que mostraram que eles ainda não haviam entendido: “Os consultores vêm para dar “reviews falsas” e oferecer perspectivas externas sobre, por exemplo, o design de um nível ou a forma como um personagem indígena fala. Eles não têm o poder ou a autoridade para ‘adicionar valores’ ou tomar decisões significativas em um jogo.“
O que Schreier quer dizer, é que quando uma empresa de consultoria é contratada, eles dão sugestões em cima do trabalho dos desenvolvedores, e são os próprios desenvolvedores que decidem colocar essas sugestões ou não. Uma empresa como a Sweet Baby Inc. não tem poder acima das decisões de cargos altos, como diretores.
- Veja as notas que Dragon Age: The Veilguard vem recebendo
- Garanta o Seu! Dragon Age: The Veilguard em mídia física entra em Pré-Venda no Brasil
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Dragon Age: The Veilguard não teve consultoria da Sweet Baby Inc
Shinobi602, insider famoso dentro da área gamer, também entrou no assunto em meio às publicações do X. Ele está jogando o novo Dragon Age, e veio a público falar que “A ironia é que a Sweet Baby Inc nem trabalhou nesse jogo.“. A BioWare tem um longo histórico de inserção LGBT em seus jogos e funcionários, e não seria necessário uma consultoria dentro de um estúdio que tem uma diversidade de pessoas trabalhando nele.
Não é a primeira e nem a última vez que o estúdio passa por algum tipo de polêmica. Quando Mass Effect lançou, muitos questionaram a possibilidade do jogo em deixar o protagonista ter romance com alienígenas, por exemplo.
Dragon Age: The Veilguard será lançado nessa semana, dia 31 de outubro, para PS5, PC e Xbox Series X|S.