The Last of Us é um dos maiores fenômenos do mundo dos games das últimas décadas, se tornando uma das franquias premiadas de todos os tempos e um dos medalhões do PlayStation. O sucesso da franquia é atribuído principalmente a sua história, que além de muito madura e repleta de drama e ação, é recheada de personagens carismáticos e extremamente bem escritos, fazendo com que jogadores no mundo todo se apegassem com a jornada de Ellie e Joel pelos EUA.
Embora o segundo jogo da franquia, The Last of Us Part 2, tenha sido recebido de maneira mista pelos fãs, a espera pelo terceiro titulo da franquia é gigantesca, já que embora a jornada de Ellie parece ter chegado ao fim, o mundo de The Last of Us pode abrigar personagens tão carismáticos quanto, sendo um verdadeiro celeiro para boas histórias.
Neil Druckman, diretor da franquia, comentou sobre o processo por trás da criação de sequências, revelando um pouco sobre a forma que a Naughty Dog aborda a possibilidade de continuar histórias.
Sequências de The Last of Us e Uncharted não são planejadas durante o desenvolvimento, revela diretor
Durante um painel na DICE (via IGN) na semana passada, o diretor da franquia The Last of Us compartilhou um pouco de como é o processo criativo da Naughty Dog para o desenvolvimento de sequências, revelando qual o pensamento e a lógica por trás da decisão de continuar ou não uma história. Segundo Neil, ele não desenvolve um título já pensando em sua sequência, utilizando todas as ideias que aparecem durante o desenvolvimento na produção atual, sem segurar conceitos para uma possível futura sequência, já que ela sequer entra nos planos.
”Acho que você está se azarando se começar a pensar na sequência enquanto está trabalhando no primeiro jogo. Então, quando eu estava fazendo The Last of Us 2, sim, claro. De vez em quando, uma ideia surgia na minha cabeça sobre para onde a história poderia ir se tivéssemos a chance de fazer outro. Mas eu encaro isso como: ‘e se eu nunca conseguir fazer outro?’ … Não estou guardando nenhuma ideia para o futuro. Se tiver uma ideia legal, estou me esforçando ao máximo para colocá-la aqui.”
Ainda durante o painel, Druckman comentou que o estúdio só para para pensar no destino dos personagens para a sequência quando a oportunidade de desenvolve-la realmente aparece. “E se eu sentir que a resposta é que eles não podem ir a lugar nenhum, então eu digo, ‘Acho que vamos matá-los'”, brincou o diretor.
“Estou meio que brincando, mas encontramos o próximo jogo”, continuou Druckmann. “Quando fizemos Uncharted 1, não tínhamos ideia de que faríamos a sequência do trem em Uncharted 2, ou para onde Nathan Drake iria. A gente descobriu isso quando fizemos Uncharted 2. E, eventualmente, [foi] a mesma coisa quando trabalhamos em Uncharted 3, [e a] mesma coisa quando trabalhamos em Uncharted 4, onde olhamos para trás e perguntamos: ‘Como não repetir o que já fizemos? Onde mais esse personagem pode ir? O que mais poderia trazê-lo de volta à aventura?’
“E temos que inventar uma nova resposta. E se não tivermos uma nova resposta, então devemos nos perguntar: esse é o personagem certo? Esse é o jogo certo para nós trabalharmos? Ou é hora de encontrar algo novo?”
A declaração de Druckman corrobora uma declaração dada pelo próprio diretor em uma entrevista em 2023, publicada pela BuzzFeed. Na ocasião, Neil Druckman afirmou que estaria aberto a retornar para The Last of Us Part 3, mas só o faria se a história fosse forte o suficiente para justificar a sequência. No documentário Grounded 2, que mostra bastidores de desenvolvimento do segundo título e foi disponibilizado como um extra em The Last of Us Part 2 Remastered, o diretor confessou que já tinha algumas ideias para o possível terceiro jogo, deixando em aberto a possibilidade.
- Saros, novo jogo dos criadores de Returnal, é anunciado na State of Play
- State of Play 2025: Confira tudo que foi mostrado no evento
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Sucesso de The Last of Us até mesmo fora dos games
The Last of Us se tornou uma marca poderosíssima, rendendo uma série de extremo sucesso, co-criada e escrita pelo próprio Neil Druckman e produzida em parceria com a HBO. A série, que está para entrar em sua segunda temporada em abril, reconta os acontecimentos do primeiro e segundo jogo da franquia, dando mais profundida para alguns personagens que foram deixados um pouco de lado durante os jogos, além de introduzir novos conceitos para o universo criado por Druckman.
Para acompanhar a estreia da segunda temporada, The Last of Us Part 2 Remastered chega para o PC no dia 2 de abril, trazendo todo o conteúdo da remasterização presente no PS5, incluindo o documentário Grounded 2.