Campanha #dublagemviva busca conscientizar público sobre riscos da inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) tem avançado cada vez mais e possibilitado a realização de diversas tarefas, entre elas a dublagem. A IA é capaz de traduzir e dublar conteúdos de vídeo em diferentes idiomas, e até mesmo imitar a voz original dos atores. Essa tecnologia já é utilizada em alguns canais de narração, mas também pode representar uma ameaça para os profissionais da dublagem.
Diante desse cenário, os dubladores brasileiros se mobilizaram em uma campanha chamada #dublagemviva, que visa conscientizar o público sobre a importância da dublagem humana e os riscos da substituição pela inteligência artificial. A campanha conta com a participação de vários dubladores renomados, como Ricardo Juarez, a voz de Kratos, Raphael Rossatto, a voz de Ethan, e Rebeca Zadra, a voz de Mary Jane. Eles compartilharam vídeos em suas redes sociais convidando as pessoas a seguirem a página da campanha #dublagemviva, que já tem mais de 23 mil seguidores.
Os dubladores defendem que a dublagem humana é uma forma de arte, que envolve emoção, interpretação e criatividade, e que não pode ser substituída por uma máquina. Eles também esperam conseguir criar uma regulamentação sobre o uso da inteligência artificial na dublagem, para garantir os direitos e a valorização dos profissionais da área.
Confira mais conteúdos abaixo:
- Ator do Joel em The Last of Us dará voz a Indiana Jones em jogo exclusivo do Xbox
- Palworld entra no topo da Steam com sua proposta de capturar Pals
- Game Pass: Capturar Pals é a nova sensação do serviço da Microsoft
- Until Dawn vai virar filme pelas mãos do roteirista de It – A Coisa
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!