A franquia Need for Speed é uma das mais icônicas da história dos videogames, sendo uma das principais e mais amadas franquias de jogos de corrida pelos fãs do gênero.
Apesar de estar no mercado desde 1994, NFS caiu de vez na boca do povo com Need for Speed Underground (2003), fincando raízes na cultura de carros de rua, se tornando referência no gênero de jogos de corrida arcade ao abraçar os importados japoneses, tuning, drift e demais elementos característicos dos entusiastas do chamado JDM.
No entanto, a franquia pode estar passando por apuros dentro da EA após o lançamento de Need for Speed Unbound, já que da lá pra cá, varias mudanças na Criterion, o principal estúdio responsável pela série, e outras iniciativas da publisher podem indicar que um novo jogo da série pode não estar entre os planos da EA no momento.
Planos para Battlefield e encerramento da Speedhunters preocupam fãs de Need for Speed

Desde o anúncio oficial do novo Battlefield, que na época ainda não possuia um nome oficial, os fãs de Need for Speed já estavam em alerta a respeito do futuro da franquia Need for Speed, já que durante a transmissão, a EA oficializou a criação da Battlefield Studios, uma divisão dentro da EA que cuidaria exclusivamente da franquia. Além da DICE, outros três estúdios se tornariam responsáveis pelo desenvolvimento dos novos jogos da franquia de FPS: A Ripple Effect, EA Motive e a Criterion, que até então era uma desenvolvedora de suporte nos games da franquia BF.
Com isso, muitos fãs da franquia já começaram a especular que a franquia Need for Speed poderia estar com os dias contados dentro da EA, já que a sua principal desenvolvedora se dedicaria exclusivamente a Battlefield. Apesar disso, a EA garantiu em um comunicado para a Eurogamer em fevereiro que a franquia retornaria em algum momento, porém, um novo fato pode indicar que o hiato da franquia pode ser mais longo do que imaginavámos.
Em um vídeo publicado em seu canal do YouTube, Dino Dalle Carbone, anunciou que a EA encerrou a iniciativa Speedhunters, que era um dos braços para manter os estúdios responsáveis pela franquia conectados com a cultura de carros de rua desde 2008.
Segundo Dino, as atividades da Speedhunters já haviam se encerrado em abril, quando a EA emitiu um comunicado para que os funcionários do portal parassem de trabalhar, sem dar maiores explicações a respeito das motivações para o encerramento da iniciativa. Dino aproveitou para anunciou a Turnpike, um novo blog dedicado a cultura automobilística de rua.
Com o encerramento da Speedhunters e a Criterion se tornando um ”Estúdio Battlefield”, fica claro que a Eletronic Arts parece realmente não ter planos para o futuro da franquia Need for Speed no momento, com todos os esforços voltados para Battlefield.

- Forza Horizon 6 se passará no Japão e será anunciado em setembro, segundo rumor
- Review | Shinobi: Art of Vengeance (PS5)
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Need for Speed Unbound, o mais recente lançamento da franquia, está disponível para PS5, Xbox Series X|S e PC.
Fonte: Eurogamer






