Pesquisar

Big Festival: Entrevista com Anadege Freitas, Diretora de Conteúdo da Twitch

Papo exclusivo com Anadege durante o Big Festival!

Durante os dias 28 de junho e 2 de julho de 2023, foi realizada mais uma edição do Big Festival (Best International Games Festival). O já tradicional evento voltado amplamente para games ocorre desde 2012 e é o mais importante festival de jogos da América Latina. Além de expor ao público os jogos mais inovadores do mundo inteiro, o evento também é o principal ponto de encontro para aqueles que desejam compreender profundamente o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina.

Na edição deste ano, divulgada pela organização do evento como “o maior Big de todos”, diversos criadores de conteúdo e nomes importantes das indústrias de games e tecnologia estiveram presentes no São Paulo Expo para participar de dinâmicas e entrevistas.

Entre eles, Anadege Freitas, Diretora de Conteúdo e Parcerias da Twitch Brasil marcou presença no evento. Em uma conversa exclusiva com o Manual dos Games no Big Festival, Anadege compartilhou o segredo por trás do enorme sucesso da plataforma de transmissões ao vivo no Brasil, além de abordar a atenção da plataforma às minorias e compartilhar mais sobre sua trajetória profissional.

Carreira e diversidade na Twitch

Mateus Pereira: Anadege, conta pra gente um pouco mais da sua história. Como foi sua carreira até chegar aqui hoje, representando a Twitch no Big Festival?

Anadege Freitas: Olha, é uma longa história! Eu já estou trabalhando nesse mercado de games há mais de doze anos. Então, pra mim é um prazer estar em um evento como esse, porque eu vi esse mercado se transformar por bastante tempo. Trabalhei em empresas como Nintendo, Hasbro e Activision Blizzard até ter o prazer de estar hoje na Twitch.
Foi uma jornada de crescimento e para mim é um prazer estar aqui como mulher, estando inserida neste mercado de games, participando e fazendo parte dessa comunidade. Tem sido imperdível e muito legal.

Mateus Pereira: Nós acabamos de passar pelo mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e você também mencionou a importância de estar inserida neste universo como mulher e estar presente aqui hoje, no Big Festival. Qual a estratégia da Twitch em seus próximos passos pela inclusão de minorias?

Anadege Freitas: A gente leva muito a sério a questão da diversidade e como a gente pode continuar fomentando ela aqui. Buscamos estar sempre dando mais oportunidades, criando assim um ambiente cada vez mais diverso entre todas as minorias e comunidades diferentes no mundo dos games e até mesmo fora dele, como outros tipos de conteúdo. A forma como olhamos e damos atenção para todas as comunidades vai desde ajuda-los com a comunicação dentro de nosso serviço a colaborarmos no dia a dia deles na plataforma[…]
Temos então um olhar diferente para cada uma dessas comunidades, para que todos se sintam bem e seguros aqui na Twitch. A gente sabe que o streamer tem um papel fundamental em definir quais são os valores daquela comunidade, o que é ou não permitido ali dentro e por isso buscamos dar a todos ferramentas para se protegerem de qualquer tipo de ódio e discriminação.

O segredo por trás do sucesso no Brasil

Mateus Pereira: A Twitch chega ao Big Festival como uma das principais atrações deste ano. Então, a pergunta que não quer calar: qual é o segredo por trás do estrondoso sucesso do serviço no Brasil?

Anadege Freitas: Acho que o nosso segredo é a comunidade, essa é a verdade. Pra gente o nosso coração é a nossa comunidade de streamers. Uma coisa curiosa que nós vemos é que os nossos streamers possuem uma paixão muito grande pelo serviço da Twitch. Acho que isso se deve ao quanto o nosso time trabalha todos os dias pra fazer com que a gente ofereça o máximo de ferramentas possíveis para que os nossos streamers possam se sentir cada vez mais empoderados em criar os conteúdos que eles desejam, das formas mais criativas possíveis.
Assim, o nosso dia a dia na Twitch é pensar em todas as ferramentas que podemos dar aos nossos streamers para que eles possam usar dentro de suas lives, criando assim a sua própria comunidade […] sempre pensando em como melhorar a interação do público com os criadores de conteúdo e como eles podem oferecer uma qualidade melhor em sua lives […]
Por fim, acho que o grande segredo da Twitch é pensar no streamer e sua comunidade, é o que mais gostamos de fazer.

Conteúdos preferidos e Marvel Snap

Mateus Pereira: Falando novamente sobre você: qual conteúdo mais gosta de assistir na Twitch?

Anadege Freitas: Eu gosto de conteúdos bem variados. Gosto muito de GTA (roleplay), pois acho muito engraçado a questão de criarem histórias, as pessoas são muito criativas em criar seus próprios personagens. Também tenho acompanhado bastante alguns streamers de IRL, eu gosto de acompanhar esses conteúdos diferentes […] de ver os criadores se desafiando com novas ferramentas, como cozinhar e pintar.
Valorant também curto bastante, pois há muitas mulheres jogando e sendo ótimas streamers. Gosto muito de assistir criadoras mulheres, pois me identifico com elas e me sinto parte de suas comunidades.

Mateus Pereira: Para encerrar: você nos contou que está há bastante tempo inserida no universo gamer. Tem conseguido administrar seu tempo livre para jogar algo?

Anadege Freitas: Eu estou jogando muito Marvel Snap no mobile. Eu gosto de card game e estou gostando muito do jogo pois são partidas rápidas. O engraçado é que ainda assim, quando me dou conta, já estou jogando há mais de uma hora, sabe?

Big Festival 2024

O Big Festival (Best International Games Festival) já tem seu retorno confirmado para 2024 e os fãs de games aguardam ansiosamente pelo anúncio e chegada de cada uma das atrações e novidades presentes no evento durante o próximo ano.

Segundo informações divulgadas pelas próprias redes sociais do evento, a próxima edição do maior festival de games da América Latina ocorrerá entre os dias 26 e 30 de junho de 2024.

Confira outras notícias recentes abaixo:

Portanto, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: