Especiais Jogos Microsoft Sony

Especial E3 | Como surgiu o evento

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Antes de surgir a E3 (Exposição de Entretenimento Eletrônico), os fabricantes de consoles e desenvolvedores de jogos iam para a CES (Show dos Eletrônicos para Consumidores). Mas a CES não era uma experiência positiva para a indústria de jogos. Os organizadores do evento não viam potencial na indústria nos anos 90. Graças a essa falta de visão, as futuras gigantes não recebiam atenção necessária e seus stands ficavam em locais obscuros e de difícil acesso no evento, fazendo com que poucas pessoas os visitassem. Tom Kalinksi, CEO da SEGAAmerica na época disse:

“Os organizadores da CES costumavam colocar a indústria de videogames bem, bem atrás. Em 1991 eles nos colocaram em uma tenda afastada, e você tinha que andar por todo o evento para chegar até nós. Aquele ano foi nebuloso e sofremos com isso com o nosso Genesis. Eu estava furioso com o jeito que a CES tratava a indústria de jogos, e eu sentia que nós éramos mais importantes do que aquilo.”

Após um péssimo tratamento pelos organizadores da CES em 1993, muitas empresas de video game decidiram abandonar o evento. Era hora de mudança. A indústria de jogos estava prestes a explodir e as grandes peças da indústria sabiam que precisavam de um evento dedicado.

A primeira E3 foi organizada pelas empresas Infortainment World e a Associação de Softwares Digitais (conhecida hoje como ESA) em 1995 e foi estrondosa. A SEGA revelou o SEGA Saturn que foi lançado naquele ano. A Sony revelou o Playstation, que foi bastante aplaudido, e a Nintendo começou a falar sobre o “Ultra 64” que mais tarde foi renomeado para Nintendo 64. Além disso, a Atari mostrou o seu console Jaguar. O evento foi um grande sucesso. Na verdade, foi uma das maiores estreias de um evento comercial da história.

A primeira E3 teve um espaço de quase 65 mil metros quadrados dedicados a video games e acessórios. Quase 50 mil pessoas atenderam o evento.

Acompanhe um documentário sobre a primeira E3 realizada em 1995. A qualidade da imagem não é das melhores por ser uma produção antiga, e o idioma está em inglês. Mas, as imagens já dizem bastante!

Publicado em 7 de maio de 2017 às 10:53h.
2017-05-07 10:53:22