Especiais Games PlayStation

Especial Playstation 1 | 15 jogos que merecem remake

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Na geração atual de consoles, uma prática que tem se tornado frequente é a produção de remakes ou remasterizações de jogos amados pelo público. Jogos como Shadow of the Colossus, Resident Evil 2 e Final Fantasy VII serão completamente refeitos, agradando os fãs e invocando o sentimento de nostalgia.

Aproveitando essa nova “moda”, decidimos elaborar uma lista com 15 títulos do Playstation 1 que merecem um remake. Limitar essa lista em apenas 20 títulos foi uma tarefa difícil, grandes jogos como Ape Escape foram deixados de fora. Sintam-se livres para comentar os jogos que vocês incluiriam na lista. Sem mais delongas, embarque conosco no túnel do tempo.


1) Legacy of Kain: Soul Reaver

Resultado de imagem para legacy of kain soul reaver
Produzido pela Crystal Dynamics (Rise of the Tomb Raider) e lançado em 1999, Legacy of Kain proporcionou horas de diversão para os jogadores do Playstation. Com o estilo de Ação/Aventura e modelagem 3D, o jogo contava com uma história obscura e mecânicas variadas.  Na trama acompanhamos Raziel, um dos tenentes vampiros de Lorde Kain que, executado à mando de seu mestre, retorna do outro mundo como um espectro. Tal forma fantasmagórica lhe é conferida por uma “divindade” misteriosa conhecida apenas como “The Elder God” (O Deus Ancião), o qual o faz para que Raziel torne-se um “Soul Reaver” (algo como um “Ceifador de Almas”) e assim possa obter sua vingança.


2) Chrono Cross

Resultado de imagem para chrono cross

Um dos melhores jogos de RPG já desenvolvidos. Em Chrono Cross acompanhamos Serge, um jovem de 17 anos que precisa lidar com uma realidade alternativa onde ele morreu quando ainda era uma criança. Serge então decide partir em busca da verdade. Com um sistema de batalhas em turnos similar a Final Fantasy, Chrono Cross fez um sucesso estrondoso, se transformando em um clássico.


3) Spyro the Dragon

Resultado de imagem para Spyro the Dragon

Um dos jogos de plataforma mais famosos do mundo, Spyro merece demais um retorno na geração atual de consoles.  A trilogia original do game foi desenvolvida pela Insomniac (Ratchet & Clank, Spider Man) e os jogos foram lançados em 1998, 1999 e 2000. Um jogo novo seria bem vindo!


4) Tenchu

Resultado de imagem para Tenchu
Tenchu foi um grande marco para o Playstation e na época do seu lançamento o jogo deu o que falar. Com combates brutais, sangue jorrando e mecânicas precisas, o jogo acertou em cheio no realismo do universo ninja. Com um foco no modo stealth, Tenchu pode ser considerado o primeiro simulador de ninja já feito.


5) Tony Hawk’s Pro Skater 2

Resultado de imagem para Tony Hawk Pro Skater 2
Um jogo icônico e que atraiu uma multidão de pessoas para o universo do skate. Com uma trilha sonora incrível, níveis bem desenhados, uma quantidade considerável de skatistas e até mesmo elementos de RPG, Tony Hawk’s Pro Skater 2 foi um dos melhores jogos do Playstation 1. O segundo game da franquia foi tão marcante que os seus sucessores não repetiram o sucesso, pelo contrário, só puxaram a saga para o fundo do poço. O segundo game da franquia com certeza merece um remake para essa geração.


6) Crash Team Racing

Resultado de imagem para Crash Team racing
Considerado por muitos como o Mario Kart do Playstation, Crash Team Racing foi uma grata surpresa para os fãs do marsupial. Com uma trilha sonora incrível, personagens marcantes e níveis bem elaborados, muitos fãs aguardam ansiosamente pelo retorno de CTR. Com a remasterização da trilogia original de Crash, um remaster ou remake de CTR é algo bem possível. Vamos torcer para que ele aconteça!


7) Final Fantasy IX

Resultado de imagem para final fantasy 9
O Final Fantasy favorito de muitos jogadores. Com personagens bem humorados, uma trilha sonora fantástica, uma história bem escrita e gráficos incríveis, Final Fantasy IX rendeu momentos inesquecíveis para todos que tiveram a sorte de joga-lo. Com o remake de Final Fantasy VII, muitos fãs carregam em si a esperança de que o nono jogo da franquia também seja refeito.


8) Castlevania: Symphony of the Night

Resultado de imagem para castlevania symphony of the night
Mais um grande clássico do Playstation 1. Antes de ser lançado, as pessoas estavam incrédulas com o jogo. O futuro dos jogos parecia ser a modelagem 3D e de repente aparece Castlevania com a proposta de 2D. Com uma jogabilidade fantástica e uma história sombria, Castlevania: Symphony of the Night foi um sucesso instantâneo. A franquia sofreu um reboot em 2010 e o último jogo lançado foi Castlevania: Lords of Shadow 2 em 2014. Com uma série a caminho na Netflix, os fãs da saga torcem para que a Konami resgate a franquia e lancem um jogo para a geração atual de consoles.


9) Vagrant Story

Resultado de imagem para vagrant story
Com uma das melhores aberturas de jogos, um sistema de combate robusto e uma história madura, Vagrant Story foi uma aposta certeira da antiga Squaresoft (atual Square Enix). Apesar de ter sido bem avaliado pela crítica, Vagrant Story foi ofuscado por títulos com nomes mais famosos.


10) Digimon World III

Resultado de imagem para digimon world 3
Lançado numa época que Digimon era febre, o jogo que contava com um ótimo sistema de exploração, elementos de RPG e até mesmo um card game, foi simplesmente inesquecível. Com um leque vasto de Digimons e as famosas digievoluções, o jogo fez bastante sucesso diante dos críticos. Infelizmente, após Digimon World 3, nenhum jogo da franquia chegou a mesma altura desse. O mais recente, Digimon World: Next Order, deixou muito a desejar.


11) Legend of Dragoon

Resultado de imagem para Legend of Dragoon
Com um sistema de batalha inovador, esse jogo da Sony lançado em 1999 fez um grande sucesso. Composto por 4 discos, acompanhamos Dart, um jovem que treinou para ser um guerreiro após presenciar a morte de seus pais e a destruição de seu vilarejo. No jogo, os personagens podiam virar Dragoons (tipo Power Rangers, cada um com uma cor), guerreiros que recebem os espíritos e poderes de dragões. Como o jogo foi produzido pela Sony, podemos torcer por um remake.


12) Alundra

Resultado de imagem para alundra
Um dos primeiros RPGs lançados para o Playstation, Alundra fez grande sucesso entre os jogadores e os críticos. Na trama acompanhamos Alundra, um jovem capaz de entrar no sonho das pessoas. Durante a história, descobrimos que Alundra é um “Releaser” e que ele deve proteger o mundo de Melzas, um vilão terrível que transforma sonhos em pesadelos. Muitos consideram Alundra como o Zelda do Playstation. Infelizmente, a franquia ficou no passado.


13) Parasite Eve

Resultado de imagem para parasite eve
O primeiro jogo da Square Enix classificado para audiências maturas “M Rated”. O jogo era considerado um RPG de Ação, mas contava com elementos de Survival Horror. Na história acompanhamos a oficial da polícia Aya Brea, enquanto ela tenta impedir que um monstro crie uma aberração que irá destruir a raça humana. O jogo foi bastante elogiado por suas mecânicas e seu enredo complexo.


14) Breath of Fire III

Imagem relacionada
Tido como um clássico do Playstation 1, Breath of Fire III trouxe diversas inovações para a franquia. Além de ter sido o primeiro jogo da saga com elementos 3D, o jogo apresentava um sistema de combate completo, permitindo que os jogadores aprendessem habilidades inimigas e interagissem com o meio ambiente. Na trama do game, acompanhamos Ryu, um jovem com o incrível poder de se transformar em um dragão. O enredo consiste em Ryu buscando por informações sobre suas origens e é dividido em duas partes, uma com Ryu criança e outra com Ryu adolescente.


15) Grandia

Resultado de imagem para Grandia
Considerado por muitos como um dos melhores RPG já criados, Grandia fez um sucesso enorme no Playstation. Na trama acompanhamos Justin, um jovem apaixonado por aventuras que sai de sua cidade natal para desvendar um mistério de uma civilização antiga.


Nossa lista acaba aqui. Foi uma tarefa árdua limitar a mesma em apenas 15 títulos, afinal, o Playstation 1 teve uma biblioteca vasta com jogos que se tornaram grandes clássicos e até hoje são lembrados pelos fãs. Lembrando que deixamos alguns títulos de fora de maneira proposital. Jogos como Final Fantasy 7 e Crash receberão um remake em breve. Caso você lembre de algum título que foi deixado de fora, por favor, nos avise! Também estamos aceitando sugestões para outras listas.


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 28 de junho de 2017 às 22:59h.
2017-06-28 22:59:49