Em comemoração especial dos 30 anos de PlayStation, o portal Eurogamer contou com a colaboração de Shawn Layden, executivo que já foi presidente da Sony Interactive Entertainment, para conversar sobre o passado e o futuro da empresa, e os rumos que a indústria de videogames como um todo pode ou não tomar.
Conversando com o site, Shawn observa que jogos atuais não buscam a mesma inovação que projetavam nas gerações de vanguarda, e ao invés disso se valendo de remakes e sequências, afinal a “receita do sucesso” já está pronta e basta apenas segui-la, sem precisar correr os riscos que um projeto original poderia correr.
O crescimento exponencial do custo dos jogos:
Shawn também concorda que as novas gerações de console não estão necessariamente crescendo em audiência, e isso se transforma em um problema pois a cada novo console que sai no mercado, os custos vêm dobrando exponencialmente, com um jogo que custava 1 milhão de dólares no PS1 e custando 150 milhões no PS4. Usando Red Dead Redemption 2, ele aponta como jogos enormes com orçamentos multimilionários são projetos que não irão se conectar com a audiência, que mesmo tendo dinheiro, não vai conseguir arranjar tempo o suficiente para desfrutar de dezenas de experiências que duram centenas de horas cada uma.
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O executivo finaliza dizendo que espera ver mais jogos curtos e experiências mais íntimas com o jogador, valendo-se do Resident Evil, primeiro título da franquia no PS1, que era um jogo curto mas entregava uma sensação de terror inigualável, coisa que, de acordo com Shawn, só pode acontecer com jogos que diminuam sua escala e seu escopo.(Fonte: Eurogamer)