Pesquisar

Fallout: Tudo sobre as Vaults e a Vault-Tec

A série de Fallout da Amazon Prime Video estreia no dia 10 de abril. Para comemorar, a Manual preparou este esquenta para deixar você, andarilho de primeira viagem, inteirado sobre o universo de Fallout.

Um dos elementos mais importantes da franquia de RPG pós-apocalíptica da Bethesda são as Vaults: abrigos anti-nucleares criados pela Vault-Tec antes da Grande Guerra que devastou o planeta. Mas será que as Vaults são apenas abrigos? E quem é essa Vault-Tec?

As Vaults de Fallout escondem segredos bizarros

vault boy 2
Fallout: Tudo sobre as Vaults e a Vault-Tec 6

Antes de mais nada, precisamos introduzir a responsável por toda essa bagunça nuclear: A Vault-Tec.

A Vault-Tec era uma gigante da tecnologia antes da guerra, responsável por diversas tecnologias usadas pelo exército americano, muitas delas experimentais e secretas. Tamanha era a dependência do governo americano da empresa que ela acabou sendo considerada como uma agência do governo, embora se mantivesse como uma companhia privada.

Com o perigo de um caos nuclear a qualquer momento, o governo americano contratou a Vault-Tec para construir vários abrigos nucleares espalhados pelos EUA, com o objetivo de abrigar poderosos e parte da população americana quando o inevitável dia chegasse. Para proteger toda a população americana, seria necessária a construção de cerca de 400 mil Vaults, mas a Vault-Tec construiu apenas 122.

vault tec
Fallout: Tudo sobre as Vaults e a Vault-Tec 7

O projeto apelidado de Project Safehouse, no papel, tinha o objetivo de proteger a população americana do holocausto nuclear, mas na prática as Vaults tinham um objetivo sinistro: experimentos sociais e até mesmo exposições a vírus e clonagem, usando os habitantes dos Vaults como cobaias.

Cansada de esperar que o governo americano apertasse os botões vermelhos, a Vault-Tec resolveu dar um “empurrãozinho”, forjando um ataque aos EUA e dando início à troca de mísseis nucleares entre EUA e China, causando um holocausto nuclear e o início dos experimentos da Vault-Tec. Alguns documentos encontrados durante os jogos vão mais além, e sugerem que a Vault-Tec foi a responsável pelo início do conflito.

vault 111
Fallout: Tudo sobre as Vaults e a Vault-Tec 8

As 122 Vaults teriam diferentes funções, desde experimentos com clones e drogas psicodélicas até experimentos sociais em que um único homem era colocado com outras 50 mulheres. Muitos dos elementos dos jogos da franquia são resultados de experiências de alguns desses Vaults.

A Vault 87, por exemplo, foi usada para conduzir pesquisas com o Vírus de Evolução Forçada, a pedido do governo americano. Como resultado, os habitantes do Vault sofreram diversas mutações, se tornando os Super Mutantes, inimigos conhecidos da franquia e que com certeza serão figurinha carimbada na série da Amazon.

vault 87
Fallout: Tudo sobre as Vaults e a Vault-Tec 9

Outro Vault extremamente bizarro era o Vault 108, que tinha como objetivo estudar o conflito por liderança e poder. A Vault, programada para ser aberta após 38 anos, possuía suprimentos para durar apenas 20, além de receber um estoque de armas três vezes maior que as demais Vaults.

Seu primeiro líder designado foi um homem chamado Brody Jones, que tinha predisposição genética para desenvolver um câncer e morrer após 40 meses dentro do Vault, o que obrigaria os habitantes a escolherem um novo líder. A Vault também era equipada com um laboratório de clonagem.

gary
Fallout: Tudo sobre as Vaults e a Vault-Tec 10

Após anos de conflito, um único nome sobreviveu no Vault: Gary. O problema era que Gary também era o nome de seus inúmeros clones, extremamente hostis aos não-clones, fazendo com que os clones se tornassem objeto de estudo da Vault-Tec.

Os Vaults principais de Fallout, dos quais vem o protagonista da história, geralmente são Vaults designados apenas para a proteção de seus habitantes ou que possuem alguma falha que os obriga a sair da Vault atrás de recursos, como o Vault 13, origem do protagonista do primeiro jogo da franquia.

Ainda não está claro qual era a função da Vault 33, que será a Vault principal da série da Amazon, nem o que motivou a saída de seus habitantes para a Wasteland. Experimentos bizarros? Ou apenas uma Vault tranquila? Todas essas perguntas serão respondidas na estreia de Fallout da Amazon no dia 12 de abril.

Confira outros conteúdos Manual dos Games:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: