A Ubisoft pretende inovar sua mecânica de jogo no Far Cry 5, isso porque terão muitas mudanças e novidades em relação aos jogos antigos da franquia. Uma das mudanças é a retirada das torres, que consistia em tomar o poder delas e com isso ter acesso a determinada região do mapa.
Além da remoção das torres do jogo, a Ubisoft vai retirar também o mini-mapa que facilitava o jogador a encontrar determinadas áreas mais distantes e com isso não se perder no mundo aberto do jogo.
Acredito que assim aumentaremos a sensação de exploração, penso que tanto em Far Cry 3 como em Far Cry 4, acabava por ter uma rotina que te convidava a explorar e encontrar novos locais ao subir em uma torre, pressionando um botão e vendo como o mapa se enchia de ícones.
Explicou Drew Holmes, o escritor do novo Far Cry, ao site GamingBolt
Quisemos oferecer neste jogo uma verdadeira sensação de exploração, tentando transmitir aquela sensação de não saber o que fazer ou nem para onde ir.
Livrando-nos das torres, acabamos por forçar o jogador a interagir com as pessoas, convidamos-te a tomares atenção a tudo o que te rodeia. Isso fará florescer o teu sentido de intuição levando-te a pensar ‘Está ali uma gasolineira ao fundo’, e todos esses tipos de pensamentos que te surgem de forma natural no mundo real.
Concluiu Holmes.
Far Cry 5 vai ser lançado no dia 27 de Fevereiro de 2018.