Discussão existe desde o lançamento do Final Fantasy 7 original
O ano era 1997, e os jogadores de PlayStation eram apresentados ao mercenário loiro de cabelo espetado mais icônico do console: Cloud Strife. Apesar da história de Final Fantasy 7 ter várias camadas de complexidade, incluindo preservação ambiental, traumas, luto e perda, uma das maiores discussões em torno do personagem se dá por outro aspecto completamente diferente da trama: o triângulo amoroso entre ele, Tifa e Aerith.
Tifa é a vizinha da cidade natal de Cloud, por quem ele nutre uma paixonite desde a infância, mas nunca teve coragem de se declarar. Aerith é a garota extrovertida que ele encontra por acaso, logo no início do jogo, e eventualmente acabam ficando bem próximos. Não demora muito para o jogador perceber que ambas as personagens começam a nutrir sentimentos pelo mercenário. A discussão sobre a escolha entre as duas é tão clássica que é citada até por Robert Pattinson em uma entrevista na época do lançamento de The Batman.
Esse é um debate que rapidamente torna-se acalorado entre os fãs, com um lado defendendo que o verdadeiro amor do personagem é Tifa, enquanto outro defende que ele já havia superado o crush na pugilista e o seu verdadeiro amor é Aerith. Em dezembro de 2023, um trailer de Final Fantasy 7 Rebirth que focava principalmente na florista despertou a fúria de algumas pessoas, que mandaram mensagens furiosas para o roteirista do título, Kazushige Nojima, no X (antigo Twitter).
Quando o Final Fantasy 7 Remake começou a ser desenvolvido, a equipe já imaginava que esse tipo de situação era inevitável. Em uma entrevista de 2020, Naoki Hamaguchi (na época, co-diretor) e Yoshinori Kitase (produtor), comentaram sobre a problemática e explicaram como tiveram o cuidado de dividir igualmente o tempo de tela das duas personagens, criando situações de destaque para Aerith toda vez que Tifa também ganhava uma.
Outra diferença visível na releitura da história em comparação ao original, é a relação das próprias garotas entre si. Não existe nenhum tipo de hostilidade ou rivalidade entre elas, muito pelo contrário, no Remake elas começam a ter uma amizade que fica ainda mais forte na sequência. Infelizmente, isso acabou provando não ser o suficiente para apaziguar os ânimos de ambas as torcidas.
O fato é que existem evidências que comprovam tanto um possível romance de Cloud com Aerith, quanto de Cloud com Tifa. Existem muitos paralelos entre o relacionamento do mercenário com a florista com o relacionamento anterior dela com Zack. Eles compartilham de diversas conversas mais íntimas, até o fatídico momento em que a garota morre pelas mãos de Sephiroth, deixando o ex-SOLDIER completamente devastado e fazendo um discurso bem forte sobre morte enquanto segura o corpo sem vida de Aerith nos braços. Sem contar que é ele o responsável pelo “funeral” dela, colocando-a na água do lago de Forgotten Capital.
Quanto à Tifa, temos a questão de que Cloud tem uma paixonite nela desde a infância, e no terceiro ato do jogo original, acontece uma troca de confissões de amor. Há também a cena deles embaixo da Highwind, que termina de maneira sugestiva e não se sabe até hoje o que exatamente aconteceu, com a teoria principal entre fãs do casal sendo de que aconteceu uma relação sexual naquele momento.
Na trilogia Remake, vemos a mesma situação de pistas sendo deixadas tanto para a possibilidade de um casal, como de outro. E é inegável que ambas as garotas nutrem sentimentos pelo protagonista. Apesar de Aerith inicialmente ficar confusa pela similaridade dele com o seu primeiro amor, Zack Fair, eventualmente é mostrado que ela criou sim uma afeição por Cloud. Em entrevista ao PlayStation Blog, Nobuo Uematsu comenta sobre a música criada especialmente para a florista: “No Promises to Keep”:
“‘No Promises to Keep‘ é uma canção de amor. Queria que tivesse uma sensação doce, mas ao mesmo tempo, evocar o sentimento complexo de Aerith confessando seus sentimentos.”
Mas afinal, quem é o verdadeiro amor de Cloud Strife, e qual dos dois relacionamentos é “canon“?
Obviamente, os envolvidos no jogo original já foram perguntados sobre isso diversas vezes, sem nenhuma resposta definitiva. Porém, nas palavras de Kitase em uma entrevista de 2008: “qualquer coisa relacionada especificamente aos personagens, e um pouco da história de fundo em volta dos personagens, isso seria do domínio do Sr. Nomura, o designer dos personagens“.
E o que diz Tetsuya Nomura quando é questionado a respeito dos personagens que ele criou, e que agora assume a responsabilidade de diretor criativo da trilogia? Bom… Essa é a parte que talvez decepcione algumas pessoas. O criador da série “Kingdom Hearts” nunca deu uma resposta definitiva sobre o assunto, e até mesmo chegou a retirar do roteiro de Advent Children, escrito por Nojima, uma cena em que deixava o relacionamento entre Cloud e Tifa mais explícito.
“Eu diria que, de quem o Cloud gosta depende de como você enxerga o jogo. Cloud, como você sabe, é um personagem bem popular, então eu não quero confirmar uma resposta ou outra. Como os jogadores sentem afeto por ele, eu deixo a decisão de quem Cloud gosta nas mãos deles.” – Entrevista com Tetsuya Nomura em 2002.
Considerando que tanto o Final Fantasy 7 original, quanto a sua releitura, possuem sistemas de relacionamento que determinam com quem Cloud terá certos momentos marcantes do jogo, como o encontro no Gold Saucer, a afirmação de Nomura tem fundamento. O jogador pode tanto escolher entre Aerith e Tifa, quanto não ficar com nenhuma das duas e ter seu momento bromance com Barret ou Red XIII, por exemplo.
Ou seja, no final das contas não existe uma resposta “canônica”, e essa ideologia se repete na releitura ao deixar várias pistas das duas opções de romance ao longo dos jogos. Desde momentos em que Cloud e Tifa quase se beijam, como horas em que Cloud e Aerith demonstram extrema afeição. Fica tudo a critério da preferência do jogador. Se você gosta mais da Tifa, apenas aumente o relacionamento com ela no jogo e veja o encontro dos dois no Gold Saucer, e o mesmo vale para os que gostam mais da vendedora de flores.
Apenas divirtam-se e tracem o próprio caminho romântico (ou não) de Cloud! Só não vale fazer com que ele termine na ponta da lâmina da terrível Masamune de Sephiroth…
Confira outras notícias abaixo:
- R$4 mil no Pix ou PS5 Slim? Participe agora da nossa ação por apenas R$0,35!
- Siga o Manual dos Games no Google Notícias e receba todas as notícias em primeira mão!
- Jovens Titãs ganhará filme no novo Universo DC
- Final Fantasy 7 Rebirth: Como chegar no nível máximo
- Helldivers 2 chega a 8 milhões de cópias vendidas, segundo analista
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão