Final Fantasy XVI chegou ao PC no dia 17 de setembro, após um pouco mais de 1 ano de exclusividade no PS5. A chegada da jornada de Clive aos computadores era bem aguardado pelos jogadores do PC, já que um de seus produtores, Naoki Yoshida, é bem conhecido da comunidade da plataforma pelo seu trabalho em Final Fantasy XIV.
Porém, segundo o novo report financeiro da Square-Enix, as vendas do título no PC ficaram bem abaixo das expectativas, contribuindo para mais um período fiscal de prejuízos para a gigantes dos RPGs japoneses.
Exclusividade temporária no PS5 pode ter prejudicado as vendas de Final Fantasy XVI no PC
Segundo informado pela Square-Enix em seu último relatório financeiro, a empresa sofreu uma queda massiva durante o último trimestre, apesar dos grandes lançamentos recentes como a nova expansão de Final Fantasy XIV: Dawntrail e Final Fantasy XVI para PC. Os prejuízos da empresa chegaram a casa de 350 milhões de dólares, fazendo com que suas ações na bolsa de valores de Tóquio caísse em cerca de 10% na última segunda.
Dando um pouco mais de contexto para o relatório, o insider extas1s trouxe algumas novas informações em suas redes sociais. Segundo extas1s, Final Fantasy XVI vendeu apenas 289 mil cópias na Steam e Epic Games Store, o que é um número extremamente baixo quando consideramos a grandeza da franquia Final Fantasy.
Em resposta ao tweet de extas1s. vários usuários apontaram que a exclusividade com o PS5 pode ter sido o principal fator para as baixas vendas, já que as pessoas já conheciam a história do título, e dificilmente gastariam dinheiro para jogar um jogo do qual já sabiam tudo o que ia acontecer a mais de 1 ano.
Apesar de tais afirmações fazerem certo sentido, existem vários casos de jogos que foram lançados para diferentes plataformas anos após seu lançamento original e foram sucesso de vendas, o que nos leva a questionar se realmente a exclusividade temporário foi o principal fator para as baixas vendas de Final Fantasy XVI no PC.
- Review | Dragon Quest III HD-2D Remake (PS5)
- Square Enix vai reforçar o apoio ao Xbox e espera retorno positivo da comunidade
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
A Square-Enix parece estar inclinada a abandonar sua estratégia de parceria e exclusividades, focando seus esforços em lançar títulos multiplataforma na tentativa de conter os prejuízos recentes da empresa. Essa nova abordagem da empresa parece já estar em prática, com títulos como Dragon Quest III HD-2D Remake sendo lançado em simultâneo em todas as plataformas modernas.
Final Fantasy XVI e a edição completa com todos os DLCs está disponível para PS5 e PC.
Fonte: extas1s (via X), tech4gamers