A Epic Games está sendo alvo de constantes processos por parte de pessoas que “criaram” danças que estão presentes em Fortnite. E mais uma vez ela está sendo processada pelo mesmo motivo.
Dois ex-jogadores da equipe masculina de basquete da Universidade de Maryland, entraram com um processo, no qual acusam a Epic de violação de direitos autorais e violação de seus direitos de publicidade (via The Verge). Eles também afirmam que a editora “consistentemente procurou explorar talentos afro-americanos, particularmente em Fortnite, copiando suas danças e movimentos”.
Jaylen Brantley e Jared Nickens alegam que criaram a dança “Running Man” através do “Running Man Challenge”, que os colocou no The Ellen Degeneres Show em 2016. Brantley e Nickens afirmam que eles se tornaram “sinônimo” da dança, e afirmam que a empresa de Fortnite não deveria estar copiando, ou criando um emote quase idêntico sem receber a permissão ou oferecendo compensação.
Brantley jogou duas temporadas em Maryland antes de se mudar para a UMass como transferência de pós-graduação em 2017. Sua carreira terminou cedo devido a uma condição cardíaca previamente não diagnosticada que o impedia de jogar. Nickens jogou quatro temporadas para os Terrapins.