Recentemente, as redes sociais e portais estão em polvorosa devido aos rumores e burburinhos de que a Sony estaria tentando adquirir a Kadokawa Corporation, conglomerado de mídia que inclui em seu portfólio empresas como a Spike Chunsoft, estúdios de filmes, animes e mangás, além da queridinha FromSoftware, responsável por hits como Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring, que recentemente lançou uma DLC que está competindo na categoria principal de Jogo do Ano na The Game Awards 2024.
Mike Ybarra, executivo que já foi Vice Presidente da marca Xbox e posteriormente presidente da Blizzard até o início de 2024, é um gamer assíduo, acompanhando e comentando as notícias e acontecimentos desse mundo mesmo se afastando dos maiores players desta indústria.
Em meio às discussões online, Mike comenta sobre a aquisição e deixa claro que é a segunda compra mais interessante dentro do meio gamer(perdendo apenas para a compra de Minecraft pela própria Microsoft), muito pelo valor de 2 bilhões da Kadokawa, valor que Mike considera baixo pelo que ela pode agregar à dona do PlayStation. Apesar de comentar também que essa compra poderia ser superada apenas pela aquisição da Valve ou da Nintendo, ele diz acreditar que esse cenário jamais acontecerá para estas duas empresas. Veja na íntegra:

O interesse da Sony na aquisição pode ir além dos famosos Soulslike da venerada FromSoftware
Apesar da FromSoftware ser a empresa que mais gerou burburinho nessa empreitada, é importante lembrar que a Kadokawa possui diferentes empresas de diversos segmentos e essa possível aquisição pode representar um avanço da Sony em relação a outras formas de mídia, ou até mesmo uma reaproximação com o mercado japonês, que ficou um pouco mais distante da Sony após o lançamento do Nintendo Switch e o foco do PS4 em jogos e estúdios ocidentais.
A Spike Chunsoft, da Kadokawa, é uma desenvolvedora histórica no país, tendo trabalhado nos primeiros Dragon Quest lançados, bem como a série de visual novels Danganronpa, e mais recentemente, Dragon Ball: Sparking! Zero, em parceria com a Bandai Namco.
Recentemente, a Sony havia adquirido a Crunchyroll e a Funimation, empresas responsáveis pela distribuição de animes no ocidente, e essa aquisição parece indicar ainda mais avanços nessa área, visto que a Kadokawa também é detentora dos animes e mangás de Re:Zero, Konosuba, Sword Art Online e Fate, grandes sucessos dentro da comunidade.
- Elden Ring: jogador alega processar a FromSoftware pela dificuldade do jogo
- Sony está em negociações para adquirir a Kadokawa, empresa responsável pela Fromsoftware
- FromSoftware considera se inspirar em mod popular de co-op para os próximos jogos
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
É importante lembrar que essa negociação iniciou a pedidos da própria Kadokawa, que contatou a Sony para discussão da proposta após tentativas de serem adquiridos pelo conglomerado Kakao, e essa seria uma forma de evitar a aquisição pela empresa sul-coreana. Apesar de declarar que a negociação de fato está acontecendo, a Kadokawa não confirmou que a compra pela Sony foi concluída, então ainda temos mais um tempo de espera até o desfecho dessa novela tomar forma.