A expectativa para o lançamento de Grand Theft Auto 6 (GTA 6) segue em alta, especialmente porque a Rockstar Games não lança um título inédito da franquia há mais de uma década. No entanto, a decisão da empresa de priorizar os consoles e postergar uma versão para PC pode ter um grande impacto financeiro.
PC representa até 40% das vendas, segundo executivo
Strauss Zelnick, Diretor Executivo da Take-Two Interactive, empresa responsável pela Rockstar Games, comentou em entrevista à Eurogamer sobre a importância do mercado de PCs. Segundo ele, essa plataforma pode representar até 40% das vendas totais de um jogo multiplataforma, o que levanta questionamentos sobre a estratégia da Rockstar de lançar GTA 6 inicialmente apenas para consoles.
Apesar da relevância do PC no mercado de games, Zelnick evitou confirmar uma versão do jogo para essa plataforma, mantendo o mistério sobre os planos da desenvolvedora.
Histórico indica possível atraso de até dois anos para o PC
A Rockstar Games tem um histórico de lançar seus jogos primeiro nos consoles e, posteriormente, disponibilizá-los para PC. Foi assim com GTA V e Red Dead Redemption 2, que só chegaram aos computadores anos após os lançamentos nos videogames.
Caso a empresa mantenha essa abordagem, GTA 6 poderá ser disponibilizado para PC apenas em 2027, um atraso considerável que pode frustrar jogadores dessa plataforma.
Impacto no sucesso de GTA 6
Mesmo com essa possível perda inicial de vendas, a estratégia da Rockstar pode estar focada na maximização do impacto do lançamento nos consoles, impulsionando as vendas iniciais e garantindo um segundo ciclo de alta demanda quando a versão para PC for lançada.
- Publisher de GTA 6 espera poder dar suporte ao Switch 2 de agora em diante
- GTA 6: Rockstar reforça o lançamento para primavera desse ano
Ainda assim, o mercado de PC tem se consolidado como um dos mais lucrativos da indústria, e a ausência de GTA 6 nessa plataforma no lançamento pode representar uma oportunidade desperdiçada para a Rockstar e a Take-Two.