Grand Theft Auto 5 tornou-se no produto mais rentável do mercado do entretenimento, ultrapassando qualquer outro jogo, filme ou livro já lançado.
Segundo a Market Watch, GTA 5 gerou receitas na ordem dos $6 mil milhões. As receitas não vêm apenas das mais de 90 milhões de unidades que foram vendidas desde Setembro de 2013, mas das microtransações de GTA Online, que é o que tem mantido o jogo popular durante tanto tempo após o lançamento, além das DLCs, que são gratuitas, que trazem ainda mais jogadores ao game.
Em comparação com a produção de filmes e outros meios de comunicação, os videogames são uma indústria lucrativa, em parte porque o próprio meio se presta a uma abordagem com muitos dados em termos do que está e não está funcionando para aumentar os lucros. Em 2017, os consumidores gastaram US $ 36 bilhões em videogames, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, segundo dados do NPD Group. As vendas de bilheteria melhoraram 3% globalmente para um total recorde de quase US $ 40 bilhões, embora os retornos domésticos tenham caído e gerado dúvidas sobre as cadeias de cinema e as empresas de produção de filmes .