Na semana passada, o Streamer da Twitch, FriendlyBaron, estava no meio de um speedrun do modo história de GTA V. De repente, seu carro no jogo diminuiu a velocidade e seu personagem saiu do veículo e morreu aleatoriamente. Ele descobriu alguma falha bizarra? Não, FriendlyBaron foi morto por um modder de GTA enquanto jogava sozinho.
FriendlyBaron postou no Reddit que ele havia jogado GTA Online no início da semana e que um modder o perseguiu e a alguns amigos. Ele acredita que o mesmo modder usou exploits e modding tools para matar remotamente seu personagem no single-player no meio de um speedrun. Ele também não foi o único jogador que experimentou essas mortes modificadas. FriendlyBaron alegou que dois de seus amigos também foram mortos durante o modo de história. Outro streamer do Twitch foi morto no modo história.
TezFunz, um popular e minerador de dados de GTA, explicou a Kotaku como modders estavam usando ferramentas no jogo construídas pela Rockstar para matar remotamente jogadores no GTA online e GTA V. Essas “ferramentas de administrador”, de acordo com TezFunz, são usadas pela Rockstar para remover instantaneamente jogadores indesejados de lobbies e geralmente são usados durante em transmissões ao vivo ou outros eventos. Mas essas ferramentas permitem mais do que apenas kickar jogadores. Essas ferramentas podem fazer aparecer em veículos e até matar jogadores.
Essas ferramentas estão no jogo desde o lançamento do GTA V, há cinco anos, mas os modders não conseguiram utilizá-las para matar jogadores no modo história. Isso só se tornou possível quando outra ferramenta de modding foi lançada recentemente, permitindo que os modders encontrassem o número do Social Club ID dos jogadores. Com este número de identificação, os jogadores poderiam usar as ferramentas de administrador para dizer ao jogo para kickar ou matar qualquer jogador que quisessem.
Essas ferramentas de administrador só podem enviar comandos para os jogadores conectados ao Rockstar Social Club. Se você não estiver online enquanto joga single-player, não há como os modders enviarem o comando. De qualquer forma, uma atualização da Rockstar já bloqueou o exploit.
Fonte: Kotaku