Wuthering Waves foi lançado no último dia 22, é um gacha RPG de ação de mundo aberto que foi muito comparado com o principal competidor do gênero: Genshin Impact. Porém, o título da Kuro Games é muito mais focado em seu combate, mesmo que as composições de time tenham um personagem a menos que o rival direto da Mihoyo.
O que é um DPS, um sub-DPS e um healer/suporte
A composição básica de um time de Wuthering Waves é simples, você precisa de um DPS, que será o personagem responsável pela maior parte do dano durante a rotação. A sigla é antiga dentro do universo de RPGs, e vem de “damage per second”, ou dano por segundo.
O sub-DPS em jogos do estilo é conhecido por ser o responsável por colaborar no dano do DPS ao dar dano enquanto está fora de campo, ou por aumentar diretamente o dano do DPS com buffs. O healer ou suporte, como o próprio nome já diz, são os personagens responsáveis ou por curar ou dar suporte de outra forma ao resto do time.
Os principais personagens DPS de Wuthering Waves
Posicionados da esquerda para a direita de quais são considerados os mais fortes do jogo, Jinyan atualmente é o DPS com maior quantidade de dano. Isso é calculado pela comunidade ao consultar potencialmente a fórmula de dano dos personagens, em relação aos seus principais equipamentos, build e times que podem ser montados.
Porém, em Wuthering Waves, um time com sinergia e que tenham bons buffs entre si é mais importante do que o personagem DPS por si só. A função do DPS é simples na rotação: entrar em campo por último, absorvendo os buffs dos personagens anteriores, e simplesmente sair na porrada com os inimigos.
Os principais personagens sub-DPS
Sub-DPS são a categoria mais complicada de Wuthering Waves, é preciso ler a descrição de suas habilidades e prestar muita atenção na hora de escolher o sub-DPS ideal para o seu DPS. Por exemplo, apesar de Yinlin ser uma sub-DPS fortíssima, a sua Outro Skill, habilidade que é ativada quando o personagem sai de campo, fornece um aumento de dano electro e do ataque básico.
Ou seja, personagens como Jiyan, que dá dano aero e que durante a sua Resonance Liberation o seus ataques são considerados todos como carregados, não se beneficia dos buffs de Yinlin. Isso faz com que ela seja ideal para estar num time com o Calcharo.
Sanhua se destaca por ser uma personagem mais curinga, a Outro Skill dela aumenta o dano de ataque básico em 38%, sem ter um elemento associado ao buff. Porém, ainda assim também não funciona com Jiyan, por exemplo.
- Summer Game Fest 2024: confira duração do evento
- Quarto jogo grátis da Epic Games acaba de vazar na Internet
- State of Play: confira todos os jogos mostrados na apresentação
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Os principais healers/suporte
Apesar do maior destaque serem os personagens que realmente provém alguma cura, em Wuthering Waves, tendo habilidade o suficiente para esquivar dos ataques no momento certo, você pode focar em outros tipos de suporte. Por exemplo, Yangyang não fornece cura, mas aumenta a regeneração do Resonance Liberation do próximo personagem que entrar em campo, enquanto Rover do elemento Spectro congela inimigos por 3 segundos ao liberar sua Outro Skill.
Exemplos de times
Baizhi + Sanhua + Rover de Havoc
É um bom exemplo de time “free to play”, Rover é o personagem principal, portanto, desbloqueado desde o início. E é um excelente DPS quando é desbloqueado o elemento Havoc. Baizhi é dada no tutorial de como utilizar os banners, e Sanhua é dada aos jogadores no quarto dia do evento de login diário. A rotação começa com Baizhi em campo, utilizando sua Resonance Liberation e enchendo sua barra de Forte até poder utilizar sua Outro Skill ao ser substituída por Sanhua, que por sua vez buffará Rover com sua Outro Skill que aumenta o dano de ataques básicos em 38%.
Outras opções para o Rover Havoc são: Danjin com sub-DPS, aumentando seu dano Havoc, Verina ou Taoqi como healers.
Baizhi + Yangyang + Calcharo
Essa composição também pode ser considerada um pouco “free to play”, já que Wuthering Waves te permite escolher um personagem do banner ilimitado logo no começo. A rotação novamente se inicia com a Resonation Liberation e Outro Skill de Baizhi, para Yangyang entrar no campo e fazer o mesmo, juntando os inimigos no meio do campo com sua Resonation Liberation, e aumentando a regeneração de habilidades de Calcharo, que entrará em campo e deve ativar sua própria Resonation Liberation em seguida.
Não é a composição ideal para Calcharo, mas é um quebra galho na falta de opções melhores como Jianxin como sub-DPS, que aumenta seu ataque, ou Yinlin, sua sub-DPS ideal. Verina também pode substituir Baizhi como healer. Yinlin estará disponível em Wuthering Waves à partir do dia 6 de junho.
Verina + Mortefi + Jiyan
É um exemplo de time “premium”, e considerado o mais forte atualmente de Wuthering Waves. Verina entra em campo primeiro para acumular Forte, ativar sua Resonation Liberation e Outro Skill quando trocar para Mortefi, que também deve juntar Forte para utilizar sua Outro Skill, aumentando o dano de ataques carregados em 38% para Jiyan. Também é interessante usar sua Resonation Liberation imediatamente antes de sair de campo, deixando seus efeitos para o DPS. Jiyan entrará em campo, utilizará seu echo principal (de preferência, o Feilian Beringal), e ativará a sua Resonation Liberation.
Outra opção de sub-DPS é Aalto, que aumenta dano Aero em sua Outro Skill, enquanto para healer e suporte, uma outra opção pode ser Baizhi ou Jianxin.
Isso cobre o básico sobre composição de times em Wuthering Waves, lembrando que é importante sempre estar atento aos efeitos de habilidades e principal fonte de dano dos personagens ao compor um time, pois as possibilidades são imensas.