Na X019, a 343 Industries revelou que o desenvolvimento do Halo: Reach para PC estava chegando ao fim. O jogo será lançado oficialmente em 3 de dezembro, embora a data de lançamento esteja definida e a 343 Industries parece confiante, ela também está admitindo que alguns recursos podem não estar prontos a tempo do lançamento.
Em uma notícia pós-X019 no Halo Waypoint, o gerente da comunidade ofereceu uma atualização de onde o jogo estava atualmente. A publicação detalha questões em andamento, planos para o futuro e tópicos de interesse da comunidade. Um tópico específico se destacou, considerando que o Halo: Reach que chega ao PC deve oferecer recursos básicos para o PC. No entanto, a 343 admite que atualmente o jogo tem um limite de frames de 60fps e que não está claro se isso vai mudar. “Quando tivermos uma solução que atenda à nossa barra de qualidade, primeiro a levaremos com a comunidade antes de divulgá-la de maneira mais ampla”.
A taxa de quadros bloqueados a 60 qps não é o único outro problema específico do PC. Outros problemas levantados incluem problemas de áudio, devido à codificação aleatória do PC, levando o jogo a soar diferente. Também parece haver alguns problemas com o atraso da entrada do mouse e do teclado, embora a 343 Industries esteja testando certas correções para melhorar isso antes do lançamento.
Da mesma forma a decisão da 343 de implementar a assistência à mira do controle no PC afeta significativamente a jogabilidade. Embora a 343 esteja “investigando a melhor maneira de lidar com tipos de dispositivo”, a decisão de continuar dando suporte à mira automática ao usar um controle no PC não mudará. Isso ocorre porque “fecharia a porta para a implementação de cross-play entre Xbox e PC no futuro”. A prioridade é a construção de uma população saudável.
Halo: Reach será lançado em 3 de dezembro no PC.